CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GUARDA MUNICIPAL DIVULGA NÚMEROS DO TRABALHO REALIZADO


A Guarda Municipal de Garanhuns divulgou números do trabalho realizado pelo órgão, no ano de 2023.

É interessante a leitura dos dados.

Foram 291 atendimentos de ocorrências de acidente de trânsito. 834 ordens de serviço solicitadas pela AMSTT e atendidas.

A GM realizou 70 boletins de ocorrências, esteve presente em 17 situações de desacato, 10 de algum tipo de ameaça, 7 de resistência, 3 de tentativas de furto e 2 de invasão de domicílio.

Os guardas municipais de Garanhuns estiveram presentes, colaborando com a segurança, em grandes eventos ou acontecimentos da cidade, em 2023:  Festival de Jazz, Festival de Inverno, Desfile das Virgens, Carnaval nos Bairros, Festival Viva Jesus, Encantos do Natal e inauguração do Parque Luiz Carlos de Oliveira.

Atenderam solicitações na Câmara dos Vereadores, nas diversas secretarias municipais, Conselho Tutelar, centros esportivos, campeonatos de futebol e deram apoio na realização das festas de padroeiros ou padroeiras.

Os guardas trabalham muito, às vezes são hostilizados pela população, embora em algumas situações enfrentem marginais e prendam criminosos.

No ano que passou o órgão recebeu 100 ligações, deslocou uma viatura e quando chegou ao local não havia nada acontecendo. Ou seja: ainda são vítimas de trotes, brincadeiras de mau gosto.

Perto do final do ano que passou, o presidente Lula assinou um decreto que dá mais poder às guardas municipais. 

Que os governadores e prefeitos sigam na mesma linha.

Num estado como Pernambuco, em que em menos de 15 dias do novo ano já aconteceram mais de 50 homicídios, as guardas podem ser parceiros importantes das polícias civil e militar.

Os guardas municipais podem sim atuar na segurança pública. Tê-los apenas como guardiões do patrimônio público é pouco. Eles podem fazer mais.

Seria importante que o Governo Federal, além do decreto que deu mais poder às guardas municipais, repassasse recursos dando as prefeituras condições de remunerar melhor esse pessoal.

Se faz isso com a saúde, a educação, a assistência social e a infraestrutura, pode fazer também com a área de segurança pública.

E a Guarda Municipal pode ajudar muito a equacionar os problemas do setor de segurança.

Um comentário:

  1. PAULO CAMELO: Parabéns a Guarda Municipal em defesa do patrimônio e do bem-estar da população. Mas, sem arma. Lembrando que eles são felizes e não sabem ao andarem desarmados e o resultado demonstra que não precisar portar arma de fogo. Afinal, é muita gente que anda armada neste país e o ex-presidente Bozo queria armar a população, via CACs, para estimular a guerra civil. Já temos a PM e a PC, além de PF, PRF, Força Nacional, ...... Ok, Moçada!

    ResponderExcluir