As medidas tomadas recentemente pelo prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), no combate à Covid, tiveram repercussão estadual.
Por conta dos decretos restringindo algumas atividades econômicas e proibindo a venda de bebida alcóolica, o socialista, somente nesta terça-feira, dia 8, foi destaque na Rádio Jornal Recife, numa live do Blog de Finfa e numa nota do Blog Cenário.
Os três veículos da mídia têm abrangência regional.
Nas entrevistas na rádio da capital e ao Blog do Finfa, Sivaldo foi abordado principalmente sobre suas decisões para enfrentamento ao coronavírus.
Prefeito reconheceu que algumas medidas foram duras, indo além inclusive de decreto do governador do Estado, mas justificou que foram necessárias por conta do agravamento da crise sanitária na cidade.
Ele registrou que foi levado à decisão porque os leitos de UTI e de retaguarda estavam com ocupação de 100%, com número de óbitos e de pessoas infectadas causando muita preocupação.
Depois da proibição de algumas atividades, a situação melhorou e os internamentos no município caíram na ordem de 15%.
Blogueiro Finfa elogiou as medidas e defendeu que outros prefeitos do interior tomassem medidas idênticas.
Na Rádio Jornal, Sivaldo foi questionado pelo fato de pessoas de Garanhuns estarem comprando bebida em cidades vizinhas e como seria possível fiscalizar a venda de cerveja, por exemplo, nos supermercados.
Socialista disse que o número de garanhuenses que estão se dirigindo para comprar bebida alcóolica em municípios da região é muito pequeno. E informou que a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e a Polícia Militar estão cuidando da fiscalização.
Além disso, observou que os estabelecimentos comerciais foram notificados a respeito dos decretos e estão respeitando as normas do poder público.
Nas entrevistas na capital, Sivaldo Albino falou também da proibição da circulação das vans que fazem transporte alternativo entre as cidades da região e Garanhuns.
Os motoristas realizaram um protesto contra o ato, com apoio de setores bolsonaristas.
Prefeito informou que são de 550 a 600 veículos vindo de municípios vizinhos. Com o comércio fechado, segundo ele, não há razão para esse transporte continuar funcionando, ampliando as possibilidades de transmissão do vírus.
Gestor observou que a proibição tanto do transporte alternativo como do funcionamento de algumas casas comerciais, é temporária.
Nesta terça-feira mesmo já estão permitidas as vendas online, a abertura dos açougues e das casas de material de construção.
Assim como Finfa, o editor do Blog Cenário deu notícias de Garanhuns nitidamente apoiando as medidas que vêm sendo tomadas pelo prefeito Sivaldo Albino.
Enquanto na cidade alguns setores tentam explorar politicamente as restrições, na capital e em outros centros se nota respeito e admiração pelos posições adotadas pelo socialista.
Sivaldo chegou a dizer numa dessas entrevistas da terça-feira, que está sendo travada uma verdadeira guerra contra o coronavírus e que neste momento não cabe fazer política.
Quando perguntado sobre os seus candidatos na eleição do próximo ano, ele destacou a amizade com o deputado Fernando Rodolfo (PL), que faz oposição a Paulo Câmara, frisou o volume de recursos que o deputado federal Felipe Carreras tem destinado a Garanhuns e revelou que tem cinco nomes para disputar um mandato de deputado estadual em 2022, dando a entender que o escolhido será o que unir mais o grupo e tiver a preferência da população.
Deixou claro, porém, que só tratará disso no próximo ano, porque o principal foco, agora, é o enfrentamento à Covid.
Além dessas entrevistas fora de Garanhuns, que movimentaram seu dia, Sivaldo ainda gravou vídeo anunciando a ampliação no programa de vacinação, que a partir de hoje atende as pessoas a partir de 50 anos de idade.
Hoje o prefeito do município foi entrevistado no programa Bom Dia Pernambuco, da Globo Nordeste.
*Foto: Thomas Ravelly, reproduzida do Blog Cenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário