PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

OBRIGADA, JOÃO INOCÊNCIO



Era junho de 2002, fazia frio e Garanhuns se cobria de uma nuvem cinzenta. Olhava encantada os belos jardins dos casarios, os girassóis, deleites de Van Gogh, as gordas hortênsias. As ruas vazias, não eram mais solitárias que o meu coração, vivia o luto, desfrutava do cheiro de rosas com espinhos.

Meu cunhado percebeu meu desasossego, e usou uma estratégia inteligente a fim de me fixar à terra; me apresentou à Academia de Letras de Garanhuns, a palavra – meu fetiche, me dava as mãos.

O passeio pelas ruas, o encontro com a placa em uma das artérias do bairro Heliópolis, com o nome Simoa Gomes de Azevedo, me motivou a estudar a protofundadora da cidade e o seu tempo. O interesse pela historiografia se aliava à literatura. O sentimento de pertencimento, de identificação, com a urbe, supõe o mergulho na sua história, no seu passado, feitos e fatos.

Em 30 de novembro de 2004, recebi o Título de Cidadã Honorária de Garanhuns, assustada, me perguntei “o que fiz para merecer tamanha distinção?” O sentimento de dívida para com a população me perseguia como um cão danado e se fixou em mim como uma segunda pele.

Minha gratidão a João Inocêncio, graças a ele, Garanhuns, se tornou minha outra pátria.

 

Terra de Garanhuns, 12 de maio de 2021

                                                        Ivonete Batista Xavier

                                        Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA