CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

REFORMA E AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DE GARANHUNS COMEÇAM A VIRAR REALIDADE



O Governo de Pernambuco publicou edital para recuperação e ampliação do Aeroporto de Garanhuns. Iniciativa contempla primeira etapa das obras, que incluem a restauração do sistema de pistas e a sinalização horizontal da área de movimentação das aeronaves. Investimento previsto é de R$ 2,6 milhões.

“O desenvolvimento da infraestrutura aérea é uma das metas estabelecidas pelo governador Paulo Câmara, que já se consolida pela implantação da aviação regional no Estado. A requalificação do Aeródromo de Garanhuns vai impulsionar a economia da região, gerando mais oportunidades de emprego e renda, além de permitir que prossigamos com as tratativas para a viabilização da operação dos voos comerciais também nesse terminal”, observou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

A gestora explicou, que a segunda fase de intervenções envolve os trabalhos de recuperação do terminal de passageiros, da cerca e do balizamento noturno, cujo projeto está em fase de conclusão. Esse segundo edital deve ser lançado até o mês de fevereiro. A expectativa é de que as obras comecem ainda no primeiro semestre deste ano.

A respeito do anúncio do governo estadual, o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Garanhuns, Ronaldo César, comentou o seguinte:

Uma luta antiga de Sivaldo, que muitos achavam que era só promessa eleitoral. Está aí agora, investimento do governo do estado que vai impulsionar a economia através do turismo e de negócios, já que facilita que empresários e investidores tenham acesso mais fácil e rápido a Garanhuns. Além disso, nossa região vai se integrar com o restante do país.

Além disso, acho que é uma sinalização de que as coisas vão melhorar e mais investimentos vão chegar.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, a cidade merece. Mas devo alertar que em julho 2020, a EMBRAER divulgou sua proposta de nova família de aeronaves, confirmado em 29/10/2020. Agora, um Turboélice com versões de 80 a 100 passageiros. Setembro 2020 foi a vez da AIRBUS anunciar seu turboélice de 100 passageiros.
    O fato é altamente relevante para planejamento e reforma de aeroportos no Estado de Pernambuco. Sinaliza claramente que os turboélices regionais que até então, transportando 46 passageiros (ATR42-500) e 70 passageiros (ATR72-600), poderão transportar até 100 passageiros para as cidades pequenas e médias.

    Como consequência direta, qualquer reforma, construção ou projeto do aeroporto para as cidades já devem prever uma pista de pouso maior e com alta resistência do piso asfáltico, MÍNIMO e BÁSICO de 1.600 x 30m e resistência para 35 toneladas ou superior. Garanhuns tem hoje uma pista de pouso dedicada a aviação sub-regional de 1.254 x 28m para aeronaves com peso abaixo de 12 toneladas.
    Saudações e bons voos,

    ResponderExcluir