Numa entrevista a Rádio Jornal, o ano passado, o prefeito Izaías Régis
afirmou com todas as letras ao radialista Eduardo Peixoto que o seu candidato
à sucessão municipal era o seu vice e fiel companheiro Haroldo Vicente.
A partir daí Haroldo começou a caminhar pelas ruas de Garanhuns,
participar de reuniões com secretários, representar o gestor em atos oficiais,
visitar as feiras e fiscalizar obras públicas.
Ganhou a preferência de muitas pessoas do grupo e chegou a figurar nas
pesquisas de opinião pública em segundo lugar, empatado tecnicamente com o
deputado Sivaldo Albino.
Acontece que Izaías Régis mudou sua palavra.
Nas últimas semanas o blogueiro Kleber Cisneiros vem antecipando que o
candidato de Izaías não será mais Haroldo e sim o ex-prefeito Silvino Duarte.
Haroldo chegou a descrer da mudança pela amizade que o unia ao prefeito e por ser extremamente fiel a quem chamou numa nota divulgada semana passada de "nosso líder político maior".
Esta semana, contudo, a mudança de candidato - nunca negada por Izaías - foi praticamente confirmada por pessoas do seu entorno político.
Até mesmo o vice-prefeito já está sabendo que será "rifado".
A mudança agrada uns e desagrada outros. Nas ruas e redes sociais o zum zum é grande. Algumas pessoas do grupo de Izaías, inclusive pequenos empresários, não aceitam a troca de Haroldo por Silvino. Muitos internautas, simpatizantes da gestão estão detonando a nova opção. Até vídeos já foram feitos e chegam a acusar o petebista de ter traído Haroldo Vicente.
Quem mais se beneficia dessa situação é o deputado Sivaldo Albino (PSB), líder das pesquisas até o final do ano passado (este ano ainda não foi divulgado nenhum trabalho de campo com o eleitor), que até o final deste mês deve confirmar sua pré-candidatura.
Sivaldo, que tem tido muita cautela em tudo que faz, não comenta o possível racha no grupo governista.
Terá, caso Silvino seja confirmado como o adversário, que rever algumas estratégias, porque a mudança traz desvantagens, mas também vantagens.
Silvino Duarte é um político experiente, fez uma boa gestão em Garanhuns e junto com Izaías não pode ser subestimado.
Algumas coisas, porém, pesam contra ele: está com 71 anos, em 2012 renunciou sua candidatura a prefeito deixando os aliados na mão e ainda ficou inelegível durantes uns tempos, como "ficha suja".
Será a disputa do velho contra o novo (Sivaldo tem apenas 46 anos), da mudança contra a continuidade, de um novo tempo tendo como antagonista o passado.
Como estará o espírito de Haroldo Vicente a essa hora? Aceitará ele pacificamente a humilhação de ter sido abandonado? Se contentará em ser um vice enfraquecido? Ou irá surpreender tomando uma posição firme que poderá decidir a eleição em Garanhuns?
Vamos aguardar os novos fatos. A política sempre é dinâmica.
Abaixo, algumas reações do eleitorado pelas redes sociais à mudança de candidato:
Veja o vídeo que está circulando nos grupos de WhatsApp com a entrevista
de Izaías dizendo que o candidato é Haroldo:
Com sua peculiar sapiência e resgatando essa oportuna e brilhante ideia, o prefeito Izaías Régis vai cometer dois preciosos atos de bondade, afeição e amabilidade para com o povo de Garanhuns, PRIMEIRO: tira Sivaldo Albino(PSB), candidato do governador, do páreo, tornando-o um candidato completamente inviável, pois a bola da vez opositora será Zaqueu Lins(aliás, um bom candidato por ter um ótimo grupo); SEGUNDO: traz à tona ou revigora o ex-prefeito Silvino muito conhecido como o gestor das grandes obras. Sem sombra de dúvidas foi um bom prefeito que se identificou com o povo de Garanhuns, pois teve sucesso e deve repetir a dose como um ótimo gestor, pois competência tem de sobra. Repito: a cartada ou jogada de Izaías é correta e vem para atingir o alvo certo. Será uma aposta acertada, uma pule de dez!!!
ResponderExcluirO eleitor bem intencionado enxerga a candidatura Silvino, de longe, sob o olhar da lupa da competência. Em tradução simultânea, trata-se de uma pessoa que já foi testada e deu certo. Se já não bastasse, juntado a tudo isso, vai ter o apoio maciço da trupe e porque não dizer, da máquina azeitada comandada pelo prefeito Izaías que possui uma aceitação acima do normal em tudo que é buraco nos bairros da cidade. Em condições normais de temperatura e pressão, Silvino Duarte está bem situado e parte para uma campanha calcinado pelo prestígio de seu apoiador, então, os dois juntos, com o eleitorado que não abre mão de viver na fogueira das vaidades com os mirabolantes projetos que deram certos como o Viva Dominguinhos e a Magia do Natal vai retribuir em voto o que de bom Izaías Régis fez por Garanhuns nesses apreciáveis 8 anos, por isso Silvino é o franco favorito as eleições vindouras.
P.S.: - A verdade é que Haroldo Vicente teve todas as chances e oportunidades de sair candidato, mas, intelectualmente, não se preparou para ser prefeito de Garanhuns. O cargo exigia mais dele, principalmente, ter procurado em caráter de urgência se especializar muito mais no seu linguajar e no uso de etiqueta que o cargo exige. Afinal de contas, seria candidato a prefeito numa cidade do porte intelectual de Garanhuns e não de uma cidadezinha qualquer do Riacho das Antas lá pras bandas do Xingu. Quer dizer, por não se cuidar ou se preparar a contento, ele conseguiu transformar lua-de-mel em pesadelo...