CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O CHORO DO PALHAÇO TIRIRICA

Tiririca foi eleito deputado federal duas vezes com mais de um milhão de votos.

Já aí merece um imenso respeito. Na Câmara, tem se portado bem, está entre os deputados mais assíduos, embora tenha apresentado poucos projetos e nunca use a tribuna.

Pelo seu vai e vem como político, mais de uma vez revelando desejo de sair da vida pública, dá para perceber que ele não se sente muito à vontade de paletó e gravata, tendo de cumprimentar as suas excelências e obedecer ao protocolo da Casa Legislativa.

Francisco  Everardo Oliveira Silva tem vocação para palhaço. Nisso ele é bom. 

Sabe contar uma boa piada ou uma história que nos diverte. Como outros bons humoristas do país, arranca risada do público com uma simples palavra, uma careta, um gesto qualquer.

Não se pode cobrar de Tiririca posições ideológicas, compromisso com a direita ou a esquerda, alinhamento com os grupos que se digladiam com o poder.

Quando ele fez campanha a primeira vez, confessando não saber o que um deputado faz, estava sendo sincero.

Agora, que fez um discurso anunciando sua saída da vida pública, parece estar sendo verdadeiro novamente.

Aí vem um e quer avaliá-lo por algum manual de esquerda ou quem sabe pela literatura marxista. “Ele votou com os golpistas! ”, grita um,  como se bastasse esse erro para crucificá-lo, sem outra discussão, sem uma avaliação mais aprofundada da personalidade e da atuação parlamentar de Everardo Oliveira.

É mais ou menos como o coxinha que chama o Lula de ladrão por convicção, sem provas, apenas influenciado pela telinha da Globo, pela revista veja e pelos intelectuais de Facebook.

Tiririca, com todos os seus defeitos, com suas limitações, a falta de vocação para a política, fez um grande discurso esta semana em Brasília e deixou a Câmara Federal e o próprio Congresso Nacional na maior saia justa.

Certo ou errado, ele sempre votou de acordo com suas ideias e crenças. Foi na onda dos ideólogos do golpe e disse sim ao impeachment de Dilma.

Na hora de votar a favor da investigação de Michel Temer pelo Supremo Tribunal Federal, porém, ele também disse sim.

Errou as duas vezes? Acertou nos dois momentos? Errou numa e acertou na outra? Cabe ao povo, principalmente o mais de um milhão de paulistanos que lhe elegeu, fazer o julgamento.

Querer avaliar Tiririca sozinho, com base na velha opinião formada e em superados preconceitos é muita pretensão.

Os leitores e leitoras podem achar que aqui está se gastando muito verbo para escrever sobre o deputado do PR.

Engano. Ele foi o principal personagem da semana e seu discurso repercutiu no mundo real e no virtual. Até respeitáveis personagens da esquerda, como o humorista Bemvindo Siqueira e o filósofo Mário Sérgio Cortella, usaram os espaços da rede para comentar a fala do parlamentar em Brasília.

Tiririca é só um bom palhaço e um deputado frustrado.

E disse grandes verdades num pronunciamento curto na Câmara Federal. 

Revelou sua decepção com a atividade política, demonstrou não ter vocação para o “faz de conta” e demonstrou caráter ao dizer, cara a cara com seus companheiros de Casa:

- Eu fiz o que foi possível, tenho a consciência tranquila. Posso andar por qualquer lugar, frequentar aeroportos sem ser hostilizado. Muitos de vocês, ao contrário, tem de andar escondidos, com medo do povo.

Foi mais ou menos isso. Palmas para o palhaço.

*Foto: Carta Capital.

7 comentários:

  1. Um idiota ter um milhão de idiotas votando nele não lhe garante respeito nenhum, pelo contrário, a falta de respeito por ele contamina todos aqueles que votaram nele. Ele e todos os seus eleitores não merecem respeito nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem NÃO merece nenhum respeito é um IDIOTA que fala mal do BOM palhaço! - Apesar de eu não gostar do humor que Tiririca faz, MUITA agente gosta! - Como deputado, ele já havia confessado "não saber o que faz um deputado". - Mas agora ele sabe que deputados só sabem fazer furtos e roubos! - Com raríssimas exceções!

      Excluir
    2. Você está advogando em causa própria! Causa de palhaço!

      Excluir
  2. Tiririca E um bom palhaço , vai ao seu show quem quer . Ja o Lula e um político que transformou o BRASIL em um grande circo com piadas de muito mal gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra seu recado ter validade, ao menos, escreva: "maU gosto"! - NÃO existe "mal gosto", assim como não existe "bem gosto"! /.

      Excluir
  3. Não sei hoje o que diria o homem que foi mais criticado em toda sua vida de político se estivesse lúcido de suas ideias o pernambucano Dr. Marcos Antônio de Oliveira Maciel,ex-deputado,governador,senador,vice presidente e presidente do Brasil por várias vezes durante 8 anos de FHC do PSDB e PFL.

    0 VOTO VINCULADO foi uma ideia correta do Dr. Marcos Maciel em 1982 quando Dr. Roberto Magalhães ganhou a eleição para governador contra Marco Freire.0s eleitores eram obrigados a votar de cabo a rabo no partido e nos candidatos do partido ou coligados.Pense que avanço foi aquele e nós da direita e da esquerda criticamos o VOTO VINCULADO DO MARCO MACIEL.

    A VERTICALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES propostas pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL em 2002 também foi atribuído a ideia do Dr. Marco Antônio de Oliveira Maciel e que foi um grande Advogado de Pernambuco.

    A verticalizações das eleições obrigaria as coligações serem iguais em todo o Brasil e se houvesse coligação em Brasília deveriam ser a mesma lógica em todos os 27 Estados do Brasil e nos 5.570 municípios do Brasil.

    Com o voto VINCULADO E A VERTICALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES todos os políticos deveriam ser FIEL ao seu partido e as coligações feitas pelos partidos a nível federal.

    0utra propostas defendida que teve repercussões em todo o Brasil foi a PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL apresentada pelo ex-governador Dr. Jarbas de Andrade Vasconcelos que proibia todas as coligações.Este tese foi defendida por assim que estourou o MENSALÃO EM 2005 com as denúncias do Roberto Jefferson.

    0 PMDB do Renan Calheiros,Michel Temer,Eduardo Cunha,Eliseu Padilha,Romero Jucá,Moreira Franco,José Sarney, Roseana Sarney,Jáder Barbalho e cia foram totalmente contra.

    Naquela época era o desejo de Jarbas Vasconcelos acabar com a prática fisiológica e corrupta do PMDB fazer política no Brasil inteiro.

    Tanto é verdade que Jarbas Vasconcelos foi o único Senador da República do Brasil que BATEU forte em Renan Calheiros fazendo ele renunciar e em seguida BATEU que só no EDUARDO CUNHA taxando o cara de CORRUPTO E PSICOPATA.

    Neste quesito eu tenho admirado muito a personalidade do Jarbas Vasconcelos quando foi obrigado a VOTAR contra MICHEL TEMER nas duas acusações pesadas sobre os seus ombros por corrupção eleitoral o que é verdade.

    Todos os presidentes dos partidos se queiram por presidir os seus partidos até hoje que eu conheci: Sérgio Guerra do PSDB,Eduardo Campos do PSB,Michel Temer do PMDB, José Genuíno do PT ,Aécio Neves do PSDB que eu votei em 2014 sem receber dele nenhum picolé e muito menos um litro de gasolina e todos os tesoureiros de todos os partidos até hoje.

    Este para mim foi o maior erro do Dr. Sérgio Moura e sua equipe de procuradores em condenar apenas 2 tesoureiros do PT Vascari Neto e Delúbio Soares quando todos os outros administraram BILHÕES DE REAIS nestes 100 anos de política no Brasil e por que somente 2 são condenados?

    Digo aos senhores leitores deste blog e aos críticos em geral, o Lula diante desses políticos chamados de Deputados Federais e Senadores ainda é o mais honesto de todos.0 tempo dirá se eu estou ou não com a verdade!

    Este par

    ResponderExcluir
  4. Existe algum arquivo aonde Tiririca justificou ter optado pelo afastamento (O GOLPE) da Legítima Presidenta Dilma?
    Se tiver, informem.

    ResponderExcluir