Buscando desenvolver o
pensamento computacional e aprimorar as habilidades socioemocionais,
instituição terá sala de aula adaptada para programação, robótica e inventos
para a internet das coisas
Criatividade, capacidade de resolver problemas
trabalhando em equipe, autoconfiança, tomada de decisões. Se você já refletiu
sobre essas e outras das chamadas habilidades socioemocionais, reconhece que
são competências úteis para a vida e essenciais para as profissões do nosso
tempo. Por isso estão cada vez mais valorizadas em instituições de ensino de
ponta no Brasil.
Em países líderes do ranking educacional, como
Reino Unido, Finlândia, Canadá, Cingapura, China, o desenvolvimento das
habilidades socioemocionais já é parte do currículo escolar, inclusive,
integrado a conteúdos de base tecnológica. Ferramentas da ciência da computação
como programação e robótica, quando assimiladas desde cedo pelos alunos,
permitem que "situações-problema" lhes sejam apresentadas durante
todo o ensino fundamental, exigindo que apliquem um “mix” de
conhecimentos técnicos, habilidades cognitivas e socioemocionais, que se
assemelha às demandas da vida profissional.
Esses
desafios multidisciplinares de projeto ajudam, inclusive, na melhoria da
consolidação de conteúdos da matemática, ciências, história e geografia, entre
outras, na medida em que os alunos efetivamente colocam em prática conceitos
teóricos de sua vida escolar.
Fazendo frente a este grande desafio de formação de nosso
século, o Diocesano Garanhuns está adotando, a partir de 2018, a
disciplina "Pensamento Computacional" da Mind Makers em sua grade
curricular. Além de amparado por um rico material pedagógico, kits eletrônicos
e recursos didáticos de ponta, os objetivos de formação dos cursos da Mind
Makers são rigorosamente alinhados com padrões internacionais, em toda essa
amplitude. O programa será oferecido em uma sala de aula especialmente
projetada para essa finalidade.
Para João Lacerda, diretor da Mind Makers, o investimento do
Colégio Diocesano de Garanhuns num programa como esse mostra seu compromisso
com o que há de mais inovador atualmente na educação. “Os cursos da Mind Makers são
atrativos e divertidos, ao mesmo tempo que desenvolvem liderança,
empreendedorismo, colaboração, persistência e trabalho em equipe. Desta forma,
contribuem de maneira efetiva para a formação e futuro da criança, gerando um
valor imediatamente perceptível para pais e educadores”, afirma. “É motivo de honra e muito orgulho para nós a
oportunidade de estarmos em uma escola como o Diocesano, e temos certeza de que
serão colhidos resultados positivos a curto e longo prazos”, completa.
Já o diretor do Colégio, Padre José Émerson, destaca que “o futuro
chega com uma expectativa grandiosa para os nossos filhos”, ressalta. “Aderir
ao Mind Makers é continuar no processo de inclusão do futuro nas nossas salas
de aula. Temos um trabalho com os nossos alunos que, além do pedagógico, cuida
do emocional e do espiritual e ainda faz com que estes estudantes estejam
preparados para o futuro”, finaliza.
“Mão na massa” - Amparado por um
currículo estruturado e um robusto material pedagógico, a Mind Makers oferece
recursos didáticos que reúnem o melhor dos movimentos CODE, que desenvolve
habilidades cognitivas através do aprendizado de programação; e MAKER, que
solidifica o conhecimento abstrato a partir da manipulação e construção de
objetos concretos, a famosa “aprendizagem mão na massa”.
As escolas que oferecem os cursos da Mind
Makers têm salas de aulas equipadas com Raspberry Pi, um computador completo
com foco educacional, do tamanho de um cartão de crédito que pode ser montado
em robôs; kits para montagem de circuitos eletrônicos, alguns capazes de fazer
objetos como massinhas, copos de água e até frutas funcionarem como touchpads; além de tapetes pedagógicos
usados para a simulação de desafios em atividades "maker".
Para saber mais sobre a Mind Makers, acesse: www.mindmakers.com.br.cc
Sobre a Mind Makers (www.mindmakers.cc) – Inaugurada em 2016 no bairro de Moema, em
São Paulo, a Mind Makers iniciou suas atividades com a proposta de aprimorar as
habilidades socioemocionais e o pensamento computacional de crianças e jovens.
Baseada nos movimentos CODE (que
comprova a capacidade das crianças de desenvolver habilidades durante o
aprendizado de programação) e Maker
(que atesta o aprendizado durante o processo de manipulação de objetos
concretos), a instituição rapidamente alçou novos negócios como franquia e
dentro de escolas, tanto no contraturno das aulas regulares como também
integrada ao próprio currículo das instituições de ensino. Liderada pelos
sócios João Lacerda, Ivan Sartori e Paulo Alvim, que juntos acumulam
experiência de liderança em grandes companhias educacionais e de tecnologia, a
Mind Makers contribui, a partir de um material com amplos recursos pedagógicos,
para o desenvolvimento de mentes criativas por meio da programação, da robótica
e dos inventos para a internet das coisas.
*Lumina Comunicação
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