Representante do Ministério
Público e titular da 1ª Promotoria da Justiça de Defesa da Cidadania de
Garanhuns, o promotor Alexandre Bezerra ingressou com uma Ação Civil Pública na Vara
Cível da Comarca local, para que as principais instituições bancárias da cidade
cumpram as leis no atendimento aos clientes.
Na Ação do Dr. Alexandre Bezerra são citadas as agências locais do Bradesco, Banco do
Nordeste, Itaú, Santander e Banco do Brasil.
A reclamação ao Ministério
Público foi feita inicialmente por um cidadão garanhuense que ficou horas na fila de uma
dessas instituições bancárias e ao chegar no caixa ainda foi mal atendido pelo
funcionária (a).
A partir desta primeira
denúncia a Promotoria checou o atendimento nas agências bancárias de Garanhuns,
concluindo que todas andam descumprindo a Lei Municipal que determina o tempo
máximo de 30 minutos por pessoa nos dias normais ou 45 minutos em véspera ou pós feriado.
Comprovaram-se outras
reclamações dos clientes dos bancos, como a falta de dinheiro nos terminais eletrônicos
de atendimento, notadamente nos finais de semana.
Por conta dessas situações,
o representante do Ministério Público intimou os gerentes das agências
bancárias a prestar esclarecimentos em Audiência Ministerial.
Neste encontro foi abordada
ainda a questão da ausência de atendimento adequado em caráter prioritário para
idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.
Diante dos fatos
comprovados, o promotor deu um prazo de 90 dias para que os agentes apresentassem um plano de ação
objetivo para melhorar os serviços prestados à população.
Apenas o Bradesco levou o
projeto no prazo estipulado e as outras instituições após prorrogação do prazo
em mais cinco dias, à exceção do Santander, que até o momento não apresentou
plano nenhum.
Diante da situação, Dr.
Alexandre Bezerra solicitou que as agências bancárias coloquem à disposição dos
usuários pessoal suficiente e necessário no setor de caixas para que o
atendimento seja feito no prazo máximo de 30 minutos em dias normais.
As instituições devem ainda
afixar cartazes na entrada das agências, com a escala de trabalho do setor de
caixas. Além disso, devem fornecer aos usuários uma senha numérica de
atendimento, com registro eletrônico da entrada e saída do estabelecimento,
certificando o tempo de espera de cada cliente, com nome da agência e das
instituições.
A promotoria ainda propõe
que as agências bancárias afixem em local de fácil visualização cartazes esclarecendo o
público que “o atendimento se dará no máximo em 30 minutos em dias normais e 45
minutos em véspera ou após feriados”.
O Procon Municipal será
comunicado oficialmente dessas determinações, para que informe ao Juiz de
qualquer violação das orientações do MP.
Caso as normas sejam
descumpridas os infratores receberão pesadas multas determinadas pelo
Ministério Público e pela Justiça.
NOTA DO BLOG – Nós aplaudimos
a Ação proposta por Dr. Alexandre Bezerra. Todos sabem que esses bancos
costumam causar sofrimentos e humilhar os usuários. A agência do Banco do
Brasil da Avenida Rui Barbosa, por exemplo, normalmente deixa os terminais
eletrônicos sem dinheiro nos finais de semana. Já virou rotina o correntista
procurar a instituição e dá a viagem perdida, pois os caixas eletrônicos (que
vivem dando defeito em qualquer dia) estão lá sem serventia nenhuma.
Outro fato lamentável comprovado pelo
editor deste blog esta semana foi na agência do Bradesco da Avenida Santo
Antônio. Na entrada, na parte dos terminais de autoatendimento, não havia
caixas com prioridade para idosos, mulheres grávidas ou pessoas com
deficiência. Para piorar, o espaço não tem um único assento, banco ou cadeira.
E mais de uma dezena de pessoas, cansadas devido a demora, pois havia filas,
estavam sentadas numa elevação do piso com aspecto de calçada. Na verdade
estavam no chão, numa situação verdadeiramente deprimente e humilhante.
Os Bancos são muito bons em
duas coisas: sabem “fabricar” dinheiro e tratar com desprezo as pessoas como
nenhuma outra instituição.
Por isso que aplaudimos a
atitude de Alexandre Bezerra.
Parabéns ao Dr.Alexandre Bezerra. O Banco do Brasil da Av. Rui Barbosa, faz e acontece com os clientes e nunca tem dinheiro nos caixas eletrônicos como disse Roberto Almeida. Uma punição severa vai muito bem.
ResponderExcluirIsso que é providência! Parabéns dr Alexandre quisera que a minha Paraíba também fosse beneficiada com um Promotor determinado . Vou começar a fazer denúncias aqui!
ResponderExcluirO Brad esco nunca tem folhas de cheque e is caixas quebrados
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