Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa

sexta-feira, 17 de abril de 2015

XILOGRAVURA TEM ESPAÇO NO VIVA DOMINGUINHOS

De 30 de abril a 02 de maio, música e arte fazem parte da programação do II Viva Dominguinhos. Além dos shows musicais esperados e bastante comentados, o público vai poder conhecer um projeto inusitado do cantador de histórias Valdir Marino. O “Xilogravura Viva” dá vida a arte extremamente popular no Nordeste. A iniciativa será apresentada ao público nos intervalos dos shows do Espaço Canta Dominguinhos, no Largo do Colunata, no dia 01 de maio.

O projeto usa bonecos feitos em madeira, que recebe a pintura característica da técnica e ganha movimento através de automatização. De acordo com o criador, essa é uma técnica inédita em todo o país e a ideia partiu da vontade de dar continuidade à arte com uma nova linguagem.

De acordo com Valdir Marino a “Xilogravura Viva” pode ser encarada como uma possibilidade de lidar com a arte, que muitas vezes fica inerte em livros, na estante ou em quadros na parede. “A minha ousadia foi entender que o desenho poderia ganhar outras possibilidades, como a de se moldar e interagir no meio. Sendo assim, tirei as xilogravuras dos livros e da parede, e, em tamanhos maiores, as automatizei, dando movimento às peças e possibilitando essa interação. As peças fazem parte literalmente do show. Ao mesmo tempo em que faço uma declamação poética, tenho comigo xilogravuras que tocam seus instrumentos. Em alguns momentos elas ganham vida própria e entre si promovem o espetáculo sem a participação do artista”, registra o criador do projeto.

Texto: Samara Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário