A Secretaria de Assistência Social e
Desenvolvimento Humano investiu na aquisição dos aparelhos que permitem
cadastrar em tempo real os dados do cidadão com integração das informações no
banco de dados do governo federal. Sendo assim, considerada pelo Ministério do
Trabalho a primeira cidade a fazer a Carteira de Trabalho Digital 100%
gratuita.
A novidade traz benefícios para o cidadão que não
precisa esperar para receber o documento, e custear com foto. O novo sistema da
CTPS Digital valida os dados nacionalmente, e evita fraude na documentação,
como também em possíveis benefícios do trabalhador.
Quem já tem a carteira, pode retirar a segunda via
na Secretaria de Assistência Social com o documento de identidade (RG,
Habilitação ou título de eleitor), certidão de nascimento ou casamento, CPF,
comprovante de residência, carteira de trabalho anterior. Em caso de perda ou
roubo da carteira de trabalho, serve o número do CTPS e o boletim de
ocorrência.
Na mesma secretaria, o lajedense pode retirar a 1ª
e 2ª via de identidade, além da 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho. "Foi
um alto investimento, devido aos instrumentos necessários para realizar o
cadastro no sistema, mas que dá retorno, uma vez que os cidadãos se queixavam
do deslocamento até a sede do Ministério ou ao Expresso Cidadão em cidades
vizinhas", declarou Luciana Melo, pertencente à equipe responsável pelo
serviço. (Da Assessoria de Imprensa).
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