sexta-feira, 22 de agosto de 2014

GUIA ELEITORAL TEM BOA AUDIÊNCIA


Boa matéria publicada hoje no Portal Terra:

A maioria dos telespectadores reclama da mudança no horário da programação da TV aberta em razão da propaganda eleitoral gratuita.

Mas, ironicamente, o blá-blá-blá dos candidatos tem registrado ótimos índices de audiência nestes primeiros dias no ar.

Tanto a propaganda partidária vespertina (das 13h às 13h50) quanto a noturna (das 20h30 às 21h20) conseguem dar mais audiência do que vários programas tradicionais, inclusive alguns exibidos ao vivo.

Isso acontece especialmente entre as três maiores emissoras, que estão em constante guerra de audiência. A comparação a seguir baseia-se nos números de Ibope aferidos em São Paulo na quarta-feira, 20 de agosto.

Na Globo, a propaganda política exibida no horário nobre marcou 16 pontos e empatou com o futebol (Internacional x São Paulo) transmitido logo após ‘Império’. Ficou apenas 1 ponto atrás da novela das 18h, ‘Boogie Oogie’, e teve somente 3 pontos a menos do que o ‘Jornal Nacional’. Venceu atrações como ‘Malhação’ e ‘Jornal da Globo’.

A cúpula global temia que seu principal e mais lucrativo produto, a novela das 21h, sofresse com a mudança de horário — agora começa às 21h20 — ocasionada pelo programa político. Mas, por enquanto, ‘Império’ não foi tão afetada. Marcou 30 pontos na terça e também na quarta.

Já na Record o horário eleitoral noturno atingiu anteontem a média de 6 pontos e ficou entre as seis maiores audiências do dia, com mais Ibope do que atrações ao vivo como ‘Hoje em Dia’, ‘Balanço Geral’ e ‘Programa da Tarde’.

O caso do SBT é ainda mais curioso: os candidatos vistos na faixa da noite conseguiram média de 7 pontos, o mesmo índice de ‘Chaves’, ‘SBT Brasil’, ‘Roda a Roda Jequiti’ e ‘Programa do Ratinho’ — perderam apenas para ‘Chiquititas’. No canal de Silvio Santos, a propaganda eleitoral atraiu mais telespectadores do que ‘Rebelde’, ‘Conexão Repórter’ e ‘The Noite’.

Com o crescimento significativo do mercado de TV paga e do acesso das classes C e D à internet banda larga, existia a expectativa de que a propaganda eleitoral gratuita teria Ibope menor este ano. Esse bom desempenho inicial suscita algumas questões:

1-Quem não tem TV paga prefere assistir às promessas dos candidatos a desligar a TV.

2-É fato: há quem acompanhe o horário eleitoral para rir das bizarrices de certos candidatos que recorrem ao humor popularesco para pedir votos. É o ‘Zorra Total’ da política.

3-A maioria dos brasileiros opta por apoiar seu partido sentado no sofá, diante da TV, ao invés de fazer militância nas ruas, nos comícios, no calor da campanha.

4-Mesmo com todos os canais abertos exibindo a mesma propaganda eleitoral, a maior parte dos telespectadores ainda prefere deixar a TV sintonizada na Globo. Um hábito transformado em aspecto cultural.

5.E, por fim, existe sim uma relevante parcela do público que, mesmo falando mal dos políticos, faz questão de conferir o que eles têm a dizer. Por isso coligações quase vendem a alma para ter mais tempo na propaganda eleitoral. A visibilidade na telinha é decisiva para a vitória nas urnas.

10 comentários:

  1. As mídias em geral temem e pregam contra o guia eleitoral. Incutem na cabeça do povo que é uma coisa ruim. De fato é ruim, mas pra elas, empresas que só olham para o seu próprio umbigo, só querem lucrar custe o que custar. O guia é o momento de dar ao povo uma chance de saber que a coisa não é bem assim como as mídias familiares falam. Foi o que fez Lula, ao dizer que a mídia é o maior partido de oposição do país. Tirando os micos que alguns políticos pagam, o guia é sim uma coisa positiva.

    ResponderExcluir
  2. Guia eleitoral tem de dar audiencia, veja essa malandrage: Deu na Folha de S. Paulo: "Uma moradora do sertão da Bahia recebeu dentes novos um dia antes de gravar imagens com a presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (21), para a propaganda de sua campanha à reeleição. A trabalhadora rural Marinalva Gomes Filha, 46, da zona rural de Paulo Afonso e beneficiária do programa Água para Todos, disse à Folha que a prótese, com dois dentes da frente, fora dada por Dilma. "Tudo que tenho aqui foi Dilma que me deu", disse Marinalva, conhecida como dona Nalvinha... Segundo ela, o dentista afirmou que ela iria pôr os dentes "para receber a presidente Dilma". ... A visita à comunidade, que constava da agenda oficial da presidente, também teve a participação de Lula. Emocionada, dona Nalvinha afirmou que, para ela, Dilma é uma "mãe" e Lula, um "pai".

    ResponderExcluir
  3. Esse comentario é um retrato vivo do que se transformou o PT. Nem todo vereadorzinho dos grotão do sertão da Bahia dar dentadura a eleitor. Onde tava que na minha adolecencia votava no PT.

    ResponderExcluir
  4. Ah, que país colossal, já pensou se todos os brasileiros vivessem num horário eleitoral eterno. Só assim não existia tantas banguelas como era dona NALVINHA..................

    ResponderExcluir
  5. Hoje, lendo nos blogs do sul do país percebi que Dilma usa o povo como farsa. Como fala o comentarista acima, a trabalhadora rural Marinalva Gomes Filha, da zona rural de Paulo Afonso, ganhou uma prótese dentária um dia antes de gravar imagens para o horário eleitoral gratuito da candidata do PT. No programa, Dona Nalvinha que mora numa casa que se quer tá rebocada diz: “Tudo o que tenho aqui foi Dilma que deu”. E isso incluía a prótese. Que coisa degradente. Não foi só isso. Uma semana antes da chegada da presidente, o fogão a lenha de Dona Nalvinha foi ampliado pela ONG Agendha, QUE TEM CONVÊNIO COM O GOVERNO DA BAHIA, TAMBÉM DO PT. Por enquanto, ela é a única que recebeu o benefício. O ex-presidente Lula acompanhava a atual presidente à visita. Emocionada, a mulher se abraçou com o “pai” dos pobres, e Dilma, a “mãe. Acreditem, esse é o guia eleitoral do PT. Dando dentadura pra a analfabeta aparecer na televisão. Onde é que nos vamos parar minha gente?

    ResponderExcluir
  6. Ainda existe compra de voto com dentadura. Quem deveria dar exemplo apela para o ilícito, Meu Deus!

    ResponderExcluir
  7. “Dilma é minha mãe, Lula o meu pai". É o "nós contra eles, as zelite". Prevejo mais 4 anos de trevas...

    ResponderExcluir
  8. NESTE FINAL DE SEMANA, O CINE ELDORADO DE GARANHUNS VAI BATER RECORD DE BILHETERIA COM UM GRANDE FILME DE AÇÃO E EXIBICIONISMO QUE IRÁ SER PROJETADO EM SUA TELA, ESTRELADO PELA ATRIZ PROTAGONISTA WANDA TERRORISTA E TENDO COMO ATOR COADJUVANTE O GARANHÃO DA ROSE. TÍTULO DO FILME: DOIS DENTES, UM VOTO E O GUIA ELEITORAL DE ARAQUE!!!

    ResponderExcluir
  9. LULA DISSE QUE IRIA ACABAR COM A FOME DO BRASIL E ACABOU POR CAUSA DO BOLSA FAMILIA E AGORA EU VEJO É UM MONTE DE DESOCUPADOS QUE RECLAMAM, RECLAMAM E VOTAM EM AÉCIO QUE FEZ AEROPORTO NA FAZENDA DO PROPRIO TIO ENTÃO VOTAM AO PASSADO NO FHC NÃO TINHA MINHA CASA MINHA VIDA NÃO TINHA PROUINI NÃO TINHA CIENCIAS SEM FRONTEIRAS TINHA ERA PRIVATIZACÃO E INFRAÇÃO E AGORA ESSA TURMA QUER VOLTAR A FALA SERIO E QUAL E´O PROJETO, DE GOVERNO DE MARINA ? A DEPOIS DA MORTE DE EDUARDO CAMPOS EU TO COM DILMA E MELHOR CONTINUAR DO QUE PIORAR

    ResponderExcluir
  10. QUEM CRIOU O PROUINI? O MAIOR PROGRAMA DE ACESSO A UNIVERSIDADE FOI LULA E CONTINUA COM DILMA É 13

    ResponderExcluir