GARANHUNS VIVE UM DIA COMUM NO 4 DE FEVEREIRO

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação, lembra que hoje, dia 4 de fevereiro, não é mais feriado municipal, por conta de decisão da Câmara de Vereadores sancionada pelo prefeito. Em dezembro do ano passado ficou estabelecido que o Dia de Garanhuns, data magna do município, será comemorado no dia 10 março de cada ano, de acordo com a Carta Régia de 10 de março de 1811, que elevou o povoado de Garanhuns à condição de Vila (Município).

“É importante ressaltar que a data de 4 de fevereiro continua sendo relevante para a história de Garanhuns, porém não trata-se mais de um feriado municipal”, frisa a nota da Secretaria de Comunicação.

Já o vereador Sivaldo Albino (PPS), preferiu comemorar os 135 anos de elevação à categoria de cidade. “Sempre estarei comemorando esta data, que pra mim é de suma importância”, registrou o parlamentar.

Ele lembrou que em legislatura passada apresentou um projeto de Lei que tornou o 4 de fevereiro feriado para que a data pudesse ser comemorada. “Infelizmente no ano passado acordos políticos foram feitos para que em uma votação na Câmara essa data não fosse mais feriado, tirando o direito de todos os garanhuenses de prestar as homenagens ao nosso Município”, lamentou o vereador da oposição.

Pela Carta Régia que elevou Garanhuns à condição de Vila, o mesmo que município, na época, em março a cidade poderá comemorar 203 anos de existência. Caso prevalecesse a data de fevereiro a cidade ficaria mais jovem, com apenas 135 anos. Municípios próximos como Angelim e São Bento do Una seriam mais antigos do que Garanhuns.

Um comentário:

  1. LAGOA DO OURO FOI FUNDADA EM 31 DE DEZEMBRO DE 1958 QUANDO PASSOU A SER VILA , A QUAL, SE CHAMAVA VILA IZAURA. AINDA HOJE TEMOS A FAIXADA DO PRÉDIO AONDE D. IZAURA MORAVA.

    DEPOIS A VILA PASSOU A SER UM POVOADO E DERAM O NOME DA IGATAUÁ.EM 25 DE MARÇO DE 1962 PASSOU A CIDADE QUANDO É FERIADO E FESTEJADO SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

    SE A MODA PEGA LAGOA DO OURO PODERÁ SER COMEMORADO EM 31 DE DEZEMBRO DE CADA ANO.

    CONTRA FATOS HISTÓRICOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS QUE DERRUBEM A HISTÓRIA COMO FOI CONTADA PELOS NOSSOS ANTEPASSADOS.

    IMAGINE SE O BRASIL QUE NÃO FESTEJA A DATA DE NASCIMENTO QUE É 22 DE ABRIL DE 1500, E SIM, SUA INDEPENDÊNCIA DE 07 SETEMBRO DE 1822 SE LIBERTANDO DE PORTUGAL SENDO COMEMORADO EM TODO O BRASIL COMO SENDO FERIADO E FESTEJADO.

    ENTÃO, QUAL É DATA MAIS IMPORTANTE PARA SER COMEMORADA NO BRASIL SE É O 22 DE ABRIL DE 1500 OU 7 DE SETEMBRO DE 1822 DATA DA NOSSA INDEPENDÊNCIA?

    E SE O BRASIL SE TORNOU INDEPENDENTE DE PORTUGAL É TÃO COMEMORADO POR QUE O MUNICÍPIO NÃO O SEJA QUANDO TORNOU INDEPENDENTE DAS CORRENTES, TORNANDO -SE UMA CIDADE? EIS A QUESTÃO, CAROS POLÍTICOS VEREADORES!

    ResponderExcluir