COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO NA UPAE GARANHUNS

A UPAE Garanhuns atende os 21 municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde, através de um sistema de regulação onde a consulta é marcada automaticamente pelos Postos de Saúde nos bairros ou Secretarias Municipais de Saúde. Atualmente, a UPAE Garanhuns oferece 13 especialidades: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia. 

Como Funciona? 

O paciente vai até o PSF de seu município, ou do seu bairro, para atendimento médico. Se for o caso, o médico solicita atendimento em alguma especialidade disponibilizada pela UPAE Garanhuns. A consulta é agendada no próprio município (PSF ou Secretaria Municipal de Saúde), através da regulação, e o paciente fica sabendo antecipadamente qual a data e horário da consulta, não precisando comparecer antes da data marcada. 

 Ao chegar na UPAE, o paciente deve apresentar, além da guia de agendamento que lhe foi entregue no seu município, RG, CPF, Comprovante de Endereço e cartão do SUS. Se for o caso, o médico especialista da UPAE poderá solicitar exames e interconsultas com outros médicos especialistas, dentro da UPAE, ou seja, o paciente passa a ser atendido por todas as especialidades que se fizerem necessárias e estejam disponíveis na Unidade. 

Obs: Por seu perfil de atendimento, a UPAE não dispõe de serviços de urgência, emergência e pronto-atendimento. (Da Assessora de Imprensa da V Região de Saúde).

9 comentários:

  1. Agradecemos a orientação, Roberto Almeida. É muito importante para a população quando tiver uma reportagem que esteja mostrando instituições públicas, se possível informar como é disponibilizado o atendimento e os horários.

    ResponderExcluir
  2. Franklin Stem Santos da Silva17 de março de 2014 às 13:04

    SALÁRIO DIGNO PARA TODOS
    A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:
    Graduado… Dr. Médico – 100%
    Graduado… Dr. Enfermeiro – 70% do Dr. Médico
    Graduado… Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro

    Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde – 50% dos outros Doutores da saúde
    Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde – 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

    30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE


    … xxx … xxx … xxx … XXX … xxx … xxx … xxx …


    Os 10 MANDAMENTOS DOS DOUTORES: MÉDICOS E ENFERMEIROS

    1 – Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

    2 – Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

    3 – Apertou a barriga e fez ‘ahhnnn’, dá BUSCOPAN;

    4 – Caiu e passou mal, dá GARDENAL;

    5 – Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;

    6 – Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

    7 – Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

    8 – Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;

    9 – Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

    10 – Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

    …e mais…

    Arritmia doidona dá AMIODARONA…

    Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

    …e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE…
    …DIGA QUE:

    É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!

    Parece brincadeira, mas… É verdade!

    (Recebido por e-mail – Autor Desconhecido)

    ResponderExcluir
  3. Franklin Stem Santos da Silva14 de maio de 2014 às 11:34

    Não julgar o próximo

    Um médico entrou num hospital apressado, depois de ter sido chamado para uma cirurgia urgente. Ele respondeu à chamada imediatamente e mal chegou trocou-se e foi direto para o bloco operatório. Pelo caminho encontrou o pai do rapaz que ia ser operado a andar para trás e para a frente à espera do médico. Quando o viu, o pai gritou:
    -”Porque demorou este tempo todo a vir? Não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem o mínimo de sentido de responsabilidade?”
    O médico Dr. José, sorriu e respondeu serenamente:
    -”Peço-lhe desculpa, não estava no hospital e vim mal recebi a chamada… Agora, gostaria que você se acalmasse para que eu também possa fazer o meu trabalho.”
    -”Acalmar-me?!?! E se o seu filho estivesse dentro do bloco operatório, você também ficaria calmo? E se o seu filho morresse o que faria?”, disse o pai visivelmente agitado.
    -”Ficar nesse estado alterado e de nervos não vai ajudar nada, nem a si, nem a mim e muito menos ao seu filho. Prometo-lhe que farei o melhor que sei e consigo dentro das minhas capacidades”, disse o médico Dr. José.
    -”Falar assim é fácil, quando não nos diz respeito.”, murmurou o pai entre dentes.
    Passadas algumas horas, a cirurgia terminou e o médico Dr. José e a enfermeira Drª Maria, saíram sorridentes de encontro ao pai.
    -”A cirurgia foi um sucesso. Conseguimos salvar o seu filho! Se tiver alguma questão pergunte à enfermeira Drª. Maria.”
    Sem esperar pela resposta, o clínico prosseguiu caminho visivelmente apressado. O pai irritado dirigiu-se à enfermeira Drª. Maria e desabafou:
    -”O médico Dr. José é mesmo arrogante… Será que lhe custava muito ficar aqui mais uns minutos para eu lhe questionar em relação ao estado geral do meu filho?”
    A enfermeira Drª. Maria, um pouco abalada e quase a chorar respondeu-lhe:
    -”O filho do Dr. José morreu ontem num acidente rodoviário. Ele estava no funeral quando o chamamos para a cirurgia do seu filho. Agora que a cirurgia terminou e o seu filho foi salvo, o Dr. José, voltou para o funeral a correr para prestar a última homenagem ao filho dele.”

    Pense Nisso: NUNCA JULGUE!

    ResponderExcluir
  4. Franklin Stem Santos da Silva21 de maio de 2014 às 18:35

    NÃO SOMOS MACACOS!

    SOMOS TODOS DOUTORES...

    NÃO É ESQUISITO... Se colocam no crachá e na escala de serviço, Doutor antes do nome do médico, porque também nos outros DOUTORES (que tem Doutorado ou Resolução) não é feito igual? NÃO É MESMO ESQUISITO ?

    PRECONCEITO NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  5. Franklin Stem Santos da Silva30 de maio de 2014 às 18:43

    NÃO SOMOS MACACOS!

    SOMOS TODOS DOUTORES...

    NÃO É ESQUISITO... Se colocam no crachá e na escala de serviço, Doutor antes do nome do médico, porque também nos outros DOUTORES (que tem Doutorado e/ou Resolução) não é feito igual? NÃO É MESMO ESQUISITO ?

    Não Sejam Preconceituosos e Injustos, RESPEITE-OS!

    O CERTO É ASSIM:

    Dr. José
    Biomédico



    Drª. Maria
    Enfermeira



    Dr. José
    Médico


    PRECONCEITO NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  6. Franklin Stem Santos da Silva22 de junho de 2014 às 14:21

    Ilustríssimos Senhores Doutores Enfermeiros e Médicos,


    METAS
    PARA 2014


    Caminhar apesar da distância,
    Sorrir apesar das lutas,
    Vencer apesar dos obstáculos,
    Sonhar apesar das desilusões,
    Superar todas as expectativas com a ciência e fé em Deus acima de tudo!

    Médicos e EnfermeiroS juntos SALVANDO VIDAS.

    ResponderExcluir
  7. Franklin Stem Santos da Silva14 de outubro de 2014 às 20:55

    GARANHUNS MAIS UMA VEZ DE LUTO

    É preciso mudar é preciso conscientiza o povo da necessidade de elegermos os nossos candidatos e termos representantes na assembléia e na câmara.

    Não vejo motivo de ALEGRIA, porque fulano foi mais votado de que sicrano. É preciso repensar onde erramos, onde estamos errando.

    Será que é a falta de AMOR POR GARANHUNS?

    Não é a falta de UNIÃO POR GARANHUNS?

    Vejamos não elegemos:
    • Governador,
    • Senador,
    • DEPUTADO ESTADUAL E
    • DEPUTADO FEDERAL.

    Garanhuns tem condições de eleger:

    2 DEPUTADO ESTADUAL E
    1 DEPUTADO FEDERAL.


    Acredite: ISSO É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  8. Franklin Stem Santos da Silva26 de novembro de 2014 às 11:09

    Para todos que fazem à UPAE Garanhuns

    QUE NESTE NATAL,
    eu possa lembrar dos que vivem em guerra,
    e fazer por eles uma prece de paz.

    Que eu possa lembrar dos que odeiam,
    e fazer por eles uma prece de amor.

    Que eu possa perdoar a todos que me magoaram,
    e fazer por eles uma prece de perdão.

    Que eu lembre dos desesperados,
    e faça por eles uma prece de esperança.

    Que eu esqueça as tristezas do ano que termina,
    e faça uma prece de alegria.

    Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor,
    e faça por ele uma prece de fé.

    OBRIGADA SENHOR...
    Por ter alimento,
    quando tantos passam o ano com fome.

    Por ter saúde,
    quando tantos sofrem neste momento.

    Por ter um lar,
    quando tantos dormem nas ruas.

    Por ser feliz,
    quando tantos choram na solidão.

    Por ter amor,
    quantos tantos vivem no ódio.

    Pela minha paz,
    quando tantos vivem o horror da guerra.


    Feliz Natal, Com JESUS e um 2015
    com Muita Luz e Bênçãos do Céu.

    ResponderExcluir
  9. Franklin Stem Santos da Silva31 de dezembro de 2014 às 17:58

    Ilustríssimos Doutores Enfermeiros, Médicos e todos da UPAE Garanhuns.

    Feliz 2015 Jamais haverá ano novo se você continuar a cometer os erros dos anos velhos



    METAS
    PARA 2015


    Caminhar apesar da distância,
    Sorrir apesar das lutas,
    Vencer apesar dos obstáculos,
    Sonhar apesar das desilusões,
    Superar todas as expectativas com a ciência e fé em Deus acima de tudo!

    Médicos e Enfermeiros juntos SALVANDO VIDAS.

    ResponderExcluir