PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O RECURSO DA IRONIA

Tem gente que se julga muito inteligente, mas não é.

Uns apenas não prestam atenção as coisas, não têm o cuidado de ler um texto procurando saber o que está nas entrelinhas. Outros são obtusos mesmo.

Esta semana todos os blogs da cidade noticiaram a realização do Festival de Música e Arte, chamado de Femuarte. A maioria dos colegas - e aí não vai nenhuma crítica - optaram simplesmente por reproduzir o realease da assessoria do deputado Izaías Régis, louvando o evento promovido pelo parlamentar. Nós optamos por noticiar o fato de forma diferente. A partir do título, provocativo (no sentido jornalístico) e capaz de despertar a curiosidade do leitor. Quem leu todas as linhas com poder de observação, certamente percebeu que não nos limitamos a informar da realização da festa. Começamos pela indefinição, lembramos o que motivou a ameaça do evento ser cancelado, mostramos como a Femuarte agora não passa de duas noites de show na Praça Guadalajara e fechamos a nota com a utilização do mais apurado recurso da ironia.

Quem já leu na vida algum livro de Machado de Assis, nosso melhor escritor até hoje, sabe o que é isso. Quem só assiste a Globo e pensa estar informado simplesmente vendo o Jornal Nacional, naturalmente ignora as estratégias e táticas da linguagem escrita. Precisava usar aspas na palavra "besteirinha"? Naturalmente que não. É só perceber o tom crítico de cima até embaixo do texto para saber que tal palavrinha foi inserida num contexto da mais pura ironia. O texto atingiu o objetivo, é claro, pois rendeu até agora uma dúzia de comentários publicados, quando nenhum dos outros blogs - que se limitaram a informar que o Festival vai acontecer -, recebeu nem 1/4 disso. Poderia ter mais. Alguns contudos, foram deletados, pois os "inteligentes" (agora fiz questão das aspas) além de se esconderem atras do anonimato não sabem diferenciar besteira de besteira.

Para cutucar as elites políticas, meus queridos leitores, há de se usar a razão, a prudência, o conhecimento e a ironia. Porque caso contrário a gente não chega a lugar nenhum e coloca o pescoço na guilhotina sem necessidade.

Vocês prestaram atenção que o blog publicou o discurso completo de José Serra, feito hoje, em Brasília? É longo que dói. Mas eu já li pelo menos umas três vezes e nem ao menos voto nele. O cara, porém, pode ser presidente do Brasil e eu preciso saber o que esperar dele. Pela minha vida, dos meus filhos, dos meus irmãos brasileiros. Palavra escrita é registro que fica, é documento. Por isso mesmo devemos evitar a superficialidade ou a desatenção na leitura, para não ficar escrevendo besteiras.

P.S. - Todas as pessoas que têm seus comentários publicados no blog merecem o meu maior respeito, mesmo quando são críticos em relação a este repórter.

3 comentários:

  1. PREZADO JORNALISTA ROBERTO ALMEIDA,

    CLARO QUE VOCÊ É SABEDOR QUE ÀS VEZES HÁ MANCHETES DE JORNAIS OU TÍTULOS DE POSTAGENS EM BLOG’s QUE ENVOLVE ALGUMA DOSE DE APOSTA, NÃO É MESMO!!! PORTANTO, A RESPEITO DO ARTIGO “TERMINA INDEFINIÇÃO SOBRE O FESTIVAL”, HOUVE UMA CERTA DICOTOMIA ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS. É PRECISO FICAR PATENTE QUE, NÃO SE TRATA DE SE JULGAR INTELIGENTE, OBTUSO OU COISA QUE O VALHA. O FATO É QUE SUA VERSÃO NÃO ENCACHOU COM A PERCEPÇÃO DE SEUS ASSÍDUOS LEITORES. AGORA, É MAIS DO QUE NATURAL QUALQUER JORNALISTA ACHAR QUE É POLICIAL, INVESTIGADOR, DETETIVE, POLÍTICO, DEUS!, CRÍTICO DE CINEMA, MODELO, ATOR, COMEDIANTE, CIENTISTA POLÍTICO, ECONOMISTA, MÉDICO, PSICÓLOGO, ENGENHEIRO E O ESCAMBAU. E, DE UM CERTO MODO ELE O É!!! COMO ENTRE MORTOS E FERIDOS SALVARAM-SE TODOS, NÃO HÁ MOTIVOS DE AMBAS AS PARTES FICAREM CONTRARIADOS. ATÉ PORQUE, NÃO HÁ NADA MAIS PATÉTICO DO QUE UM JORNALISTA OU MESMO SEU LEITOR HONESTO NO DIVÃ DA CONSCIÊNCIA.

    ResponderExcluir
  2. VIVEMOS EM UM MUNDO DE BESTEIRAS...OS OBTUSOS SO PENSAM BESTEIRAS...E OS SABIDOS ESCREVEM BESTEIRAS...,A VIDA E ASSIM CHEIA DE BESTEIRA...,NAO SO SABIDO MAIS NAO SOU BESTA...,ESCREVA PARA OS MENOS SABIDOS QUE SO PENSAM BESTEIRA??????.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Demerval, o correto é escrever "mas não sou besta". Fora esse errinho de português o resto é besteira.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA