GETÚLIO VARGAS - O GRANDE DITADOR


Quando o presidente brasileiro Getúlio Vargas se matou com um tiro no coração, em 1954, eu sequer havia nascido.

No entanto tenho conhecimento de alguma coisa a respeito da vida desse político,  que comandou os destinos do Brasil durante muitos  anos.

Na geração atual de políticos ainda existem os que cultuam a memória de Vargas.

Ele dá nome a ruas e avenidas, hospitais e escolas, nas grandes, médias e pequenas cidades do país.

Getúlio morreu e passou à posteridade como o pai dos pobres.

Mas o que era mesmo, se chega a essa conclusão revendo a história, é que o caudilho gaúcho era um profissional da política capaz de tudo pelo poder.

Em 1937, já presidente, deu um golpe de estado e jogou o Brasil na mais terrível ditadura.

Joel Silveira, jornalista sobre quem publiquei um texto, dias atrás, em seu livro de memórias conta como,  na redação da Revista Dom Casmurro,  ele e seus colegas da imprensa receberam a notícia do golpe dado por Vargas.

Na ditadura comandada por Getúlio, a imprensa foi ferozmente censurada, os adversários políticos foram perseguidos, o Congresso e o Judiciário perderam a independência e, pior, o presidente e alguns dos seus ministros se inclinaram a favor dos nazistas, na época em ascensão, na Alemanha de Hitler.

Um dos crimes de Getúlio Vargas foi entregar Olga Benário, mulher do líder comunista Luís Carlos Prestes, aos nazistas.

Ela estava grávida e foi morta na câmara de gás, depois que teve a filha.

O fato de Getúlio ter criado as primeiras leis trabalhistas, conquistado a simpatia do povo com medidas assistencialistas, ou mesmo ter modernizado o Brasil em alguns pontos,  não o redime.

A sua ditadura foi cruel, tão nefasta quanto a de 1964. 

Está nos livros, com depoimentos dos que viveram aqueles tempos sombrios, como o citado Joel Silveira, o escritor Murilo Mendes, José Américo de Almeida, Marques Rebelo e tantos outros nomes conhecidos das letras nacionais.

Um comentário:

  1. Pois é! Se esse povo fã de Bolsonaro não estudarem história, vão continuar a colocar a nossa nação nas mãos de DITADORES igual ao Trump que é ditador sim, mas é patriota, e usa esse tipo de gente de outros países como o nosso agora, para entregar as riquezas minerais de graça para eles comprarem a preço de bananas ou até se levantarem contra a nossa nação e gritarem abertamente que a riqueza daqui é DELES, VEJAM COMO O DITADOR TUPINIQUIM, O BOLSONARO GOVERNAVA E COMO OS POLÍTICOS DO PL, PARTIDO DE BOLSONARO GOVERNA, ELES SÃO CONTRA UNIVERSIDADES, FACULDADES E DETERIORAM O ENSINO, PORQUE ELES SABEM QUE SE O POVO SOUBER E APRENDER, ELES SERÃO DERROTADOS PARA SEMPRE, BOLSONARO É INIMIGO DA INFORMAÇÃO, DE REDES DE TVS, OU SITES INFORMATIVOS, ELE É O MAIOR TRAIDOR DA NOSSA NAÇÃO, E TUDO DE RUIM QUE APARECER NA ECONOMIA DO BRASIL DAQUI PRA FRENTE, É CULPA DE BOLSONARO, DOS BOLSONARISTAS FÃS DELE, E DO BOLSONARISMO.

    ResponderExcluir