Por Roberto Almeida
No dia 26 de outubro as urnas falaram em Garanhuns e o recado foi claro: Ficou constatado que Sivaldo Albino é melhor prefeito que Izaías Régis.
Mas nem sempre a maioria pensou assim. Em abril de 2023, publicamos um texto aqui neste blog fazendo essa constatação.
Nas redes sociais, o jornalista foi chamado de maluco, de vendido e dos mais diversos adjetivos.
"O tempo é senhor da razão", como se diz. Minha opinião, baseada em fatos, expressa ancorada em argumentos sólidos, no momento é compartilhada por mais de 70% dos garanhuenses, que reelegeram Sivaldo prefeito.
Segue o texto de abril de 2023, que gerou polêmica ou mesmo escândalo, na época, e hoje praticamente é consenso na cidade:
Não tenho nenhum receio de afirmar que Sivaldo já agora, sem precisar chegar no ano da eleição, é melhor prefeito que Izaías Régis.
Acompanho os dois há muito tempo. Votei em Izaías para deputado e prefeito em duas oportunidades. Acreditei naquela frase de que ia ser "o melhor prefeito da história de Garanhuns".
Ele se saiu bem no primeiro mandato e foi reeleito. Fez muitas pavimentações e deu uma outra dimensão a festa natalina.
Mas errou feio na saúde e educação, embora tenha, na primeira pasta, trocado o secretário cinco vezes e na segunda contado com uma pessoa da qualificação de Eliane Simões.
Izaías não deixou uma marca em Garanhuns. Essa é a realidade.
As pavimentações que foram muitas, em alguns bairros foram mal feitas e asfaltos e calçamentos se desmancharam com as chuvas.
EXEMPLO - Um governante quando é bom de verdade elege com facilidade o seu sucessor.
Cito o exemplo do estado da Bahia na eleição passada. ACM Neto era um candidato imbatível ao governo. Rui Costa lançou para enfrentá-lo Jerônimo, ex-secretário de educação, um desconhecido da maioria da população, quando comparado a Antônio Carlos Magalhães Neto.
Com o governo bem avaliado, porém, Rui elegeu Jerônimo com uma vantagem maiscula.
Aqui em Garanhuns, quando viu que perderia a eleição com Haroldo, Izaías contra sua vontade lançou Silvino Duarte, que tinha sido um bom prefeito.
Os dois juntos não perderiam nem para o papa, deve ter sido o raciocínio do grupo.
Sivaldo venceu a eleição. Eleito deputado, beneficiado pela legenda, Izaías até hoje está convencido de que o atual prefeito venceu Silvino, não ele.
Mas a verdade é que o eleitorado votou para mudar, contra os erros da administração de Izaías.
Sivaldo foi eleito numa eleição difícil, com menos de 2 mil votos à frente de Silvino e 5 mil a mais do que Zaqueu.
Começou sua gestão no pior momento da pandemia; logo no primeiro ano vieram chuvas que causaram muitos estragos na cidade. Até uma morte aconteceu.
A oposição jogou a conta de tudo no prefeito. Criou, com menos de um ano da gestão, a história de que o socialista era o pior prefeito da história de Garanhuns.
A realidade, no entanto, é que antes de completar três anos de administração, Sivaldo já ganha de Izaías em quase tudo. Lembrando que o outro governou oito anos.
Saúde e Assistência Social: As unidades básicas de saúde hoje estão melhor equipadas, o Centro Luiz Lessa parece um mini hospital; foi criado o Serviço Médico Domiciliar, tem um Centro de Especialidade Odontólogico Modelo, Caps 24 horas, Casa de Apoio na capital, Cozinha Comunitária que oferta 200 refeições diárias.
Educação: A gestão de Sivaldo Albino concluiu a Escola Agobar Valença, que o governo anterior não fez em oito anos, já recuperou praticamente todas as escolas da rede municipal (três delas somente em Miracica), criou três novos educandários e implantou o ensino de tempo integral em cinco escolas de grande porte. Oferecem ensino de qualidade e cinco refeições diárias aos alunos.
Na gestão de Izaías Régis, em oito anos, foi inaugurada uma creche. Na administração de Sivaldo já foram entregues três, mais duas serão concluídas até o final deste ano. Em meados de 2024 mais duas, totalizando sete.
Assim, quando vier o próximo ano, Sivaldo no mínimo empatará com Izaías em termos de pavimentação (feitas agora com qualidade, incluindo serviços de drenagem das águas servidas e pluviais).
Na área de eventos, o atual prefeito ganha com larga vantagem. Garanhuns não se resume mais, em termos locais, a boa festa de natal. Esta foi ampliada, assim como o Festival de Inverno e o Viva Dominguinhos, que por conta de interesses comerciais da família do músico mudou de nome.
Sivaldo trouxe de volta o Festival do Jazz e criou o Viva Jesus.
Tem uma outra ação importante que muitos esquecem: O campo do Parque Euclides Dourado. O ex-prefeito teve oito anos para fazer e não terminou. Sivaldo concluiu na primeira metade do mandato.
Muita coisa ainda poderia ser revelada, mas vamos evitar um texto muito longo. Já estamos próximos de concluir a argumentação.
As informações aqui contidas, é importante frisar, são fruto da realidade e não de paixão política. Mostramos com dados que Sivaldo já é melhor prefeito que Izaías.
Agora, imaginem vocês se a atual administração, que recuperou o Mercado de Farinha - estava caindo - terminar as reformas da Ceaga e da Avenida Santo Antônio.
E concluir o Parque Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, na Boa Vista, e o Hospital Municipal, previsto para ser construído depois do Indiano, nas proximidades da Vila Lacerdópolis. São obras de grande porte, que vão impactar a cidade positivamente.
A realidade, a verdade, vão se impor, não tenho nenhuma dúvida disso.
Ficar no centro da cidade tomando cafezinho com os amigos e distribuindo sorrisos é fácil. Mas o importante mesmo é trabalhar, de olho em cada bairro, se preocupando sobretudo com as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário