Candidata à prefeitura de Iati pelo Avante, Maria Augusta formalizou uma denúncia contra o atual prefeito do município, Tonho de Lula (PSB).
A candidata apoiada pelo gestor, Camila Souza, também foi envolvida na denúncia.
Segundo a representante da oposição, Tonho de Lula e Camila estão envolvidos num esquema de compra de votos.
Oposicionista aponta uso indevido do Fundo Municipal de Educação, durante o período eleitoral.
De acordo com a denúncia, no dia 29 de agosto de 2024, o prefeito Tonho de Lula, acompanhado por Camila Souza, Marquinhos Tenório (candidato a vice-prefeito) e outros integrantes da administração, teria oferecido R$ 2 mil a um eleitor, em troca de apoio político.
O valor teria sido transferido no dia seguinte. Os recursos, conforme a denúncia de Augusta, são do Fundo Municipal de Educação, administrados por Marluze de Oliveira Ferro.
O eleitor, porém, foi visto numa foto ao lado de Bié do Catolé, candidato a vereador da oposição. Por isso, o prefeito Tonho de Lula exigiu a devolução do valor, o que foi feito via Pix para a secretária de Cultura e Esportes de Iati, Edjane Maria de Santana.
A ação judicial movida por Maria Augusta, representada pelos advogados Paulo Fernando e Luiz Petribú, solicita a cassação dos direitos políticos do prefeito e a inelegibilidade de Tonho de Lula. A ação também pede a cassação da chapa de Camila Souza e Marquinhos Tenório.
Iati tem três candidatos à prefeitura, conforme registra o G1 Caruaru e Região: Camila Souza (PSB), Maria Augusta (Avante) e Fabrício Fernandes (PDT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário