A prática consiste em reuniões diárias rápidas, nas quais profissionais de diversas áreas se reúnem para discutir possíveis riscos e melhorar a comunicação entre as equipes.
O objetivo é identificar problemas antes que gerem impacto aos pacientes, garantindo um ambiente mais seguro e colaborativo.
A diretora do Dom Moura, Jaqueline Calado, explicou o que motivou a implantação da prática: “Após obtermos respostas positivas das nossas reuniões de alinhamento semanal, sentimos falta de solucionar problemáticas pontuais diárias de cada setor desta unidade. O Safety Huddle veio para preencher essa lacuna e garantir que os problemas sejam tratados com agilidade”, comentou.
A nova rotina no hospital inclui reuniões de segunda a sexta, em um curto espaço de tempo. "Estamos realizando o huddle de segunda a sexta às 10h, com duração de 10 a 15 minutos. É um momento breve, mas essencial para que possamos avaliar, através de um checklist bem objetivo, as fragilidades diárias de cada setor e solucioná-las no mesmo dia", explicou a diretora.
Um dos principais objetivos do Safety Huddle, de acordo com a diretora, é garantir que problemas não se acumulem e que os pacientes não sofram impacto negativo. Desde a implementação, Jaqueline Calado afirma que já foram percebidos impactos positivos no ambiente hospitalar.
O HRDM já está otimista com o futuro da prática e pretende continuar aprimorando o Safety Huddle para atender cada vez melhor.
*Da Assessoria de Imprensa do Hospital Regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário