CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

EX-PREFEITOS DO AGRESTE MERIDIONAL ENTRAM NA LISTA DOS FICHAS SUJAS

Dirigentes do TCE e TRE em  Pernambuco


O presidente e o vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiros Valdecir Pascoal e Carlos Neves, entregaram ao Tribunal Regional Eleitoral, na quarta-feira (7), a lista com o nome de 1.267 prefeitos e gestores públicos que tiveram contas rejeitadas ou julgadas irregulares nos últimos oito anos. 

O documento foi recebido pelo presidente do TRE em Pernambuco, desembargador Cândido Saraiva, na sede do órgão, no bairro das Graças, em Recife. 

Também estavam presentes o vice-presidente do Tribunal, Humberto Vasconcelos, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre, o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Breno Duarte, e a coordenadora da vice-presidência do TCE-PE, Maria Paula Antão.

A relação de prefeitos (ou ex) traz 144 nomes, de 108 municípios; a de gestores chega a 1.123 pessoas, de 404 órgãos controlados pelo TCE-PE, como secretarias municipais, autarquias e empresas públicas.

AGRESTE MERIDIONAL

No Agreste Meridional estão na lista de fichas  sujas do Tribunal de Contas do  TCE os ex-prefeitos Izaías  Régis (Garanhuns), Celina  Tenório (Jupi), Genivaldo Menezes (Águas Belas), Genaldi Zumba (São João), Edmilson da Bahia (Correntes),  Marcelo Neves (Palmeirina), Marco Calado (Angelim), Zé  Teixeira (Paranatama), Ronaldo Ferreira (Brejão), Eudson Catão (Palmeirina) e Marquidoves Vieira (Lagoa do Ouro).

Se algum desses ex-prefeitos quiser  se candidatar este ano poderá sofrer processo de impugnação. A ação pode ser feita pelo Ministério Público ou partido político.

Caberá ao juiz eleitoral aceitar ou não  o registro de candidatura. O julgamento poderá ir ao TRE  e TSE e o político terá de concorrer sub judice. 

Se em última instância o Tribunal Superior Eleitoral indeferir a candidatura, o candidato não tomará posse, mesmo vencendo a eleição. Foi o que ocorreu, quatro anos  atrás, com Dudu em  Capoeiras e  Eudson Catão em Palmeirina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário