CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CONTINENTE VENCE PRÊMIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRÍTCOS DE ARTE

Continente, a revista de jornalismo cultural publicada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe),  foi escolhida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) para receber o Prêmio Antônio Bento por sua contribuição para a cultura nacional em 2023. 

A solenidade de entrega da premiação será no próximo dia 14 de agosto, às 18h30, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com a presença do presidente da Cepe, João Baltar Freire, e do jornalista e editor da revista, Mário Hélio Gomes de Lima.

Lançada em dezembro de 2000, a Continente é uma das revistas mais antigas em atividade no Brasil, no gênero a que se dedica há quase 24 anos. "É uma perenidade impressionante", diz Mário Hélio, idealizador da revista e atual superintendente de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe. “A indicação e a escolha da revista para receber o prêmio da ABCA, numa votação espontânea, evidencia o compromisso da Continente com o jornalismo cultural de boa qualidade, que colocamos em prática há mais de 20 anos”, declara o presidente da Cepe, João Baltar.”

O prêmio da ABCA, ressalta Mário Hélio, é um reconhecimento à trajetória da Continente, que abriu espaço para a divulgação das artes visuais desde a edição de número 0, com o artista plástico João Câmara na matéria de capa. "Estreamos com ênfase nas artes plásticas, a matéria de capa ocupou 32 páginas", recorda Mário Hélio. Em 2023, ano referente à premiação, a Continente divulgou, nas edições impressa e on-line, a produção artística do pernambucano Abiniel João Nascimento (março), do libanês naturalizado brasileiro Camille Kachani (abril), da paulista Fernanda Feher (junho), da capixaba radicada no Rio de Janeiro Kika Carvalho (agosto) e do paulista Alex Femming (setembro).

Ao longo do tempo, observa Mário Hélio, não houve nenhuma fase da revista sem ter artes plásticas em destaque, seja em seção, coluna ou reportagens. A edição de nº 276, a mais recente, traz de brinde para os leitores uma gravura criada exclusivamente para a Continente pelo xilógrafo e cordelista J. Borges, que faleceu no dia 26 de julho último, e texto sobre a pintora pernambucana Lúcia de Barros Carvalho (Suanê), falecida em 2020, que deixou uma obra repleta de referências sertanejas, indígenas e contemporâneas.

Esta é a segunda indicação da Continente ao prêmio da ABCA. A primeira foi em 2018. Desta vez, a revista teve a indicação e conquistou a premiação, numa votação espontânea dos associados da entidade. O Prêmio Antônio Bento é uma distinção oferecida à mídia pelos bons serviços na divulgação das artes visuais. A Continente implementou nova linha editorial desde 2023 e continua privilegiando as artes plásticas.

"O carro-chefe do aplicativo da revista, que será lançado em outubro, são as artes plásticas, estava decidido antes da divulgação do prêmio", diz Mário Hélio. Em São Paulo, a Continente ganhará um troféu feito pelo artista plástico carioca Sanagê Cardoso. O prêmio anual da ABCA foi instituído em 1978 e é destinado a artistas visuais, críticos, pesquisadores, curadores e instituições culturais que contribuem para a cultura. Participaram da votação 169 associados, em escala nacional, e foram concedidos 18 prêmios, sendo 13 por categoria (onde a Continente se insere) e três destaques regionais.

*Assessoria de Imprensa da CEPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário