O Santuário de Santa Quitéria das Freixeiras, localizado no povoado do mesmo nome, município de São João, existe há 250 anos.
A imagem da santa foi trazida de Portugal e desde sua chegada transformou a pequena localidade num local de romaria.
Santuário das Freixeiras é administrado pela família Guilherme da Rocha.
Os atuais integrantes do clã familiar fazem parte da 8ª geração.
PANDEMIA - Em todos esses anos de existência, o Santuário nunca fechou, o que aconteceu em 2020, devido à pandemia do coronavírus. Mesmo com a volta das atividades normais em diversos setores, Freixeiras permaneceu sem abrir as portas aos romeiros.
No próximo mês de setembro, contudo, o Santuário do povoado voltará a abrir as portas, realizando a tradicional festa da santa, que acontece do final de agosto até o dia 7 do mês seguinte.
Para que o local possa receber bem fiéis, turistas, estudiosos e o público em geral. Todo o prédio que abriga a imagem de Santa Quitéria, ex-votos, quadros, fotografias e muito mais está sendo restaurado.
Aqui cabe uma observação: entre as muitas fotografias que se encontram em Freixeiras, diversas são de políticas. Vereadores, prefeitos, deputados e até governadores, agradecendo por uma graça alcançada, que pode ter sido a vitória em determinada eleição.
Um amplo trabalho de recuperação está sendo feito, com reparação do teto, telhado, troca das madeiras e da parte elétrica, pintura geral e instalação de câmeras de segurança.
As despesas para tantas obras são altas, por isso os administradores de Santa Quitéria das Freixeiras, pedem que romeiros, comerciantes e quem puder faça algum tipo da doação para ajudar.
Não precisa ser em dinheiro. Pode ser, por exemplo, doação da fiação necessária, ou galões de tinta para a pintura ou mesmo o pagamento da mão de obra de algum serviço.
Freixeiras é um povoado com menos de 200 moradores. Tem uma única rua.
Mas por lá passam por ano em torno de 100 mil pessoas, entre romeiros e turistas.
De 70 a 80% desse povo vai a Santa Quitéria no mês da festa da santa, sempre no mês de setembro.
Os romeiros e turistas atraem trabalhadores informais de todo o Agreste Meridional e até de cidades da Paraíba.
A estimativa é que até 500 famílias, dos mais diversos lugares, são beneficiadas com as festividades realizadas no lugarejo.
E nos dias de movimento se vende um pouco de tudo: souvenirs, pomadas, brinquedos, eletrônicos, roupas, lençóis.
Alguns ambulantes admitem que lucram mais em Freixeiras do que em qualquer feira da região.
"Com a diferença que lá não é uma feira, as pessoas vão lá movidos pela fé", comentou com o blog um romeiro.
Freixeiras fica no município de São João, mas muito perto de Garanhuns. Segundo pela Cohab I, passando pelo Santuário da Mãe Rainha, em poucos minutos se chega no povoado de Santa Quitéria.
O Santuário de Santa Quitéria voltará a ser novamente um lugar de orações e de agradecimentos por todos os milagres que Santa Quitéria intercede a Deus. Sejam- vindos de volta ao Santuário
ResponderExcluirO Santuário de Santa Quitéria vai ser reaberto dia 03 de setembro com uma missa. Seja bem-vindo(a)
ResponderExcluir