O jornalista Magno Martins lança na próxima quinta-feira, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, a biografia de Marco Maciel, com prefácio do ex-senador Jorge Bornhausen, e apresentação do jornalista Marcelo Tognozzi, posfácio do jornalista Luís Costa Pinto e um perfil do personagem de autoria do jornalista Houldine Nascimento.
O biografia já está disponível em duas livrarias Jaqueira, no Recife. E depois ficará à venda em outros locais, inclusive em sites de internet.
Livro escrito por Magno Martins traz três depoimentos exclusivos:
1 - Da viúva Anna Maria Maciel, sobre a dor e agonia dos 10 anos do ex-vice-presidente, no enfrentamento do Mal do Alzheimer.
2 - De Fernando Henrique Cardoso, no qual ele revela que Maciel nunca conspirou, foi o vice dos sonhos de qualquer presidente.
3 - Do ex-presidente José Sarney. Este conta os motivos que o levaram a transferir Marco do MEC para a Casa Civil, com a missão de "apagar os incêndios no seu governo de transição"
No prefácio, Jorge Bornhausen revela bastidores inéditos das articulações de Maciel na montagem da candidatura de Tancredo Neves.

1982-ANO EM HOUVE A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR DO ESTADO E SENADOR,DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS. O FAMOSO VOTO VINCULADO ONDE O ELEITOR FOI OBRIGADO A VOTAR NA CHAPA FECHADA E SE FALOU MUITO NO VOTO CAMARÃO.A DISPUTA FOI ENTRE DR. ROBERTO MAGALHÃES E MARCOS FREIRE.
ResponderExcluir0 ELEITO FOI DR. ROBERTO MAGALHÃES. O VOTO VINCULADO E A FIDELIDADE PARTIDÁRIA FOI UMA PEQUENA REFORMA ELEITORAL QUE MEXEU COM OS ELEITORES.
MUITOS DISSERAM NA ÉPOCA QUE A IDEIA FOI DO DR. MARCO MACIEL.E SE FOI DEVERIA TER PERMANECIDO ATE HOJE.
CERTAMENTE, OS EELITORES EM 2022 SERIAM OBRIGADOS A VOTAR NA CHAPA COMPLETA E FECHADA.O PT DO LULA QUE TEVE 60.345.999 VOTOS SOMENTE ELEGEU 68 DEPUTADOS FEDERAIS E O PSB APENAS 14 DEPUTADOS FEDERAIS, O PV 6 DEPUTADOS FEDERAIS, O PSOL 12 DEPUTADOS FDERAIS,A REDE 2 DEPUTADOS FEDERAIS,PCdoB-6 DEPUTADOS FEDERAIS,AVANTE -7 DEPUTADOS FEDERAIS, PRÓS -3 DEPUTADOS FEDERAIS ,SOLIDARIEDADE 4 DEPUTADOS FEDERAIS NO TOTAL GERAL DE 139 DEPUTADOS FEDERAIS.
OS PARTIDOS INDEPENDENTES ELEGERAM 124 DEPUTADOS FEDERAIS INCLUSOS MDB,PSD,ETC.
os partidos que apoiaram o ex-presidente Bolsonaro elegeram 250 deputados federais. PL-99, PP-47,REPUBLICANOS-41 e União Brasil (DEM +PSL) -59 com o Novo -3 PTB -1 .
Ontem eu tive um bate papo com o ex-presidente da câmara municipal de Lagoa do Ouro Sr José Nerivone Ferreira Costa sobre as eleições de 1988.0 prefeito elegeu 5 vereadores e a oposição 4 vereadores. E ele com o ex-prefeito Natanael Alves da Silva cooptaram 3 vereadores e no final eu ZECA BARBOSA fiquei sozinho no PMDB de 1989 a 1992.Tudo para ficaram com 2\3 dos vereadores.0 placar foi 8 x 1.0s 8 ex-prefeitos apoiaram o ex-prefeito com o ex-presidente da câmara municipal.Foi bom para o prefeito que não teve oposição ,mas foi muito ruim para a oposição que perdeu fôlego e em 1992 deixamos de ganhar a prefeitura municipal de Lagoa do Ouro-PE.
0 ex-prefeito Marquidoves Vieira Marques governou com o sobrinho de 1992 a 2020 total de 28 anos.Em 2020 apoiou neto do ex-prefeito Natanael Alaves e com todo o maquinário nas mãos e muito dinheiro para gastar perderam a eleição para dois ex-vereadores Edson Lopes Cavalcante e Edilton Rafael Quidute.
Teve repercussão negativa o apoio dos 8 vereadores de 1989 a 1992 quando os filhos que governaram o município e não fizeram quase nada e abandonaram a própria sorte.Quando retornaram a politica em 2020 os eleitores repudiaram e elegeram os dois ex-vereadores com 4.415 votos contra 3.648 votos.
Hoje para se governar os municípios,os estados e a federação os partidos precisam fazer tudo o possível para conseguir 2\3 dos votos ou seja 342 deputados federais e 54 senadores.Tudo isto gerado e criado e aprovado pelo regime militar.
0 ex-governador,deputado federal e senador e vice -presidente Dr. MARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA MACIEL fez certo quando aprovou a VERTICALIZAÇÃO E VOTO VINCULADO em 1982 o que obrigava os eleitores a votaram de cabo a rabo nos partidos ou coligações dos partidos nos estados e na federação.
As REFORMAS POLÍTICAS de 2019 que acabaram com as coligações proporcionais,mas permaneceram com as MAJORITÁRIAS .Qual a lógica e o sentido desta reforma de 2019?
A única brecha deixada na reforma de 2019 foi a FEDERAÇÃO DOS PARTIDOS onde os partidos poderiam se unirem formando os blocos com a aprovação do PROGRAMA DE GOVERNO E O PLANO DE GOVERNO POR 4 anos.Mas infelizmente PSB e PDT foram contra nacionalmente.
Resultado, o PT em PERNAMBUCO elegeu apenas 1 deputado federal Carlos Veras e Maria Arraes do Solidariedade e o PSB elegeu apenas 5 deputados federais. Brigaram os PRIMOS MARÍLIA ARRAES E JOÃO CAMPOS e brigaram os irmãos CID -IVO-CIRO GOMES no Ceará e foram essas brigas que fizeram o LULA BUSCAR O APOIO DO GERALDO ALCKMIM EM SÃO PAULO dois adversários pesados da política brasileira e que no final deu tudo certo e conseguiram derrotar as 3 máquinas públicas em SÃO PAULO contra o LULA E GERALDO ALCKMIM.
Hoje o Lula precisa negociar com os partidos da direita brasileira para poder governar o Brasil!