UM POUCO DA HISTÓRIA DE CAPOEIRAS, A ANIVERSARIANTE DO DIA

 

Por Junior Almeida

 

O município de Capoeiras está localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, tem uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010. Fica a 240 quilômetros de Recife, possui uma área de 344km². A versão oficial é que o nome Capoeiras vem da palavra indígena Capoeirã, que significa mato frio, porém, existe uma outra versão que diz que:

 

Quando a região era pouco habitada e algum animal sumia, geralmente bovinos, o primeiro lugar de procurar era nas capoeiras, perto da fonte d’água em cuja volta surgiu o arruado, por isso o nome do município.

 

As terras de Capoeiras pertenciam ao município de São Bento do Una, tendo sido elevado a distrito (terceiro) em 24 de dezembro de 1901 e emancipado em 21 de dezembro de 1963 pelo então governador Miguel Arraes de Alencar. Além da sede, Capoeiras conta em seu território com dezenas de sítios, as vilas Alegre, Riacho do Mel e Maniçoba, além das comunidades quilombolas do Imbé, Cascavel e Fidelão.


Para entendermos a História, sobre São Bento do Una, sabemos que antes era a freguesia de Santa Cruz, criada oficialmente pela lei provincial 309 de 12 de maio de 1853 e instalação em 17 de setembro de 1854, pelo padre Antônio Domingos de Vasconcelos Aragão. Depois, em 30 de abril de 1860, a lei provincial 476 criou a vila de São Bento, instalada em 6 de fevereiro de 1861. A elevação à cidade se deu pela lei estadual 440 de 8 de junho de 1900, desmembrando-o de Garanhuns.


Voltando a Capoeiras, aniversariante do dia, a versão mais aceita para o nome do município é a do jornalista Albérico Bezerra de Melo, que em seu livro “Capoeiras Paz e Dinamismo”, de 1978 diz que:

 

Em fins do século XVII o caminho obrigatório dos almocreves ou tropeiros que conduziam suas tropas de burros transportando algodão e peles do Sertão para Zona da Mata, era as capoeiras.

Nesse terreno havia uma clareira onde passava um riacho ladeado por algumas árvores frondosas, sendo ponto de descanso dos tropeiros.

Essas terras pertenciam à freguesia de São Bento do Una, onde na época já havia algumas fazendas para os lados de Maniçoba. Quando desaparecia alguma rês do rebanho, era procurada nas “capoeiras”, por que no lugar havia bons pastos e água permanente.

Nesse ínterim apareceu por essas bandas um forasteiro conhecido por Manoel (nunca soube-se seu sobrenome, em vista de ser novato no lugar. Os tropeiros o apelidaram de Manoel Novato)...

 

*Foto: Portal de entrada da cidade na PE 193.


Nenhum comentário:

Postar um comentário