Desde a partida do prefeito do centenário, Ivo Amaral, muitos em Garanhuns escreveram artigos ou crônicas nas rádios, blogs e jornais da cidade relembrando sua vida de homem público.
O que ninguém abordou, me parece, é o lado generoso de Ivo, sempre disposto a ajudar os amigos e até os adversários políticos.
Tenho informações de que tanto José Inácio Rodrigues quanto José Cardoso, o primeiro também prefeito de Garanhuns e o segundo vereador do município e deputado, contaram com Amaral quando dele precisaram.
E os dois tinham sido adversários em eleições disputadas em Garanhuns.
Quando prefeito, Ivo sofreu dura oposição do vereador Marlos Duarte, que foi do MDB e do PCB.
Anos depois dele deixar a prefeitura, um fato delicado envolveu Emília, mulher do ex-vereador, que foi diretora do Hospital Dom Moura.
Pois bem, já afastado das atividades políticas, o proprietário da FM Sete Colinas pegou o telefone e ligou para Marlos, se solidarizando com ele e sua esposa.
Outros que militaram com o ex-vereador no campo da esquerda talvez não tenham tido a mesma atitude.
O ex-deputado e ex-prefeito de Garanhuns também sempre apoiou radialistas e jornalistas que dedicam suas vidas a divulgar a cidade.
João Marques, que por muito tempo presidiu a Academia de Letras, autor do Hino de Garanhuns, edita há tempos o jornal cultural O Século.
Na última edição, fez questão de dedicar quatro páginas do impresso ao eminente homem público.
Ângela, filha de Ivo Amaral, gostou do jornal e solicitou 50 exemplares para distribuir com amigos e familiares.
Marques, no entanto, não quis saber de pagamento dos exemplares. Segundo ele, o ex-prefeito sempre apoiou O Século e não seria justo cobrar alguma coisa da família.
Durante 15 anos editei em Garanhuns um jornal intitulado Correio Sete Colinas. O político aposentado e proprietário de rádio sempre incentivou como pôde o veículo impresso.
Chegava a distribuir 80/100 exemplares com pessoas de Garanhuns, cidades vizinhas e também com moradores da capital. Assim, divulgava o jornal e a cidade que sempre amou.
Depois ele se tornou um leitor do blog. Um dia, me pediu para colocar um banner da FM Sete Colinas no veículo da mídia digital e ficou colaborando regularmente com o nosso trabalho.
Nem mesmo quando estava no Recife, hospitalizado, deixou de apoiar. E ainda me mandou uma mensagem dizendo que se informava diariamente das notícias de Garanhuns através das minhas publicações diárias.
O jovem que aparece na foto com Ivo é Sebastião César. Trabalhou na rádio e diretamente junto ao ex-prefeito. Foram 16 anos convivendo com o político aposentado e empresário da área de comunicação.
Conversei com César outro dia e ele revelou que pelo telefone teve oportunidade de se despedir de "Seu Ivo".
- Eu chorava de um lado e ele do outro - disse o rapaz ao falar do patrão, com a voz embargada.
Eu não tive a mesma oportunidade dele, não tive uma última conversa com meu grande amigo.
Semana passada, quando da exibição do documentário sobre os 30 anos do Festival de Inverno, vi Ivo Amaral na tela grande do cine Sesc, num depoimento lúcido, didático, esclarecedor e histórico.
Ivo vive. Está nos seus filhos (as) e netos, na lembrança dos muitos amigos, no relógio de flores, no Festival de Inverno, nas ruas que asfaltou, nas escolas e postos de saúde que inaugurou, no Espaço Luís Jardim e nos livros desse ótimo escritor garanhuense que editou quando estava na prefeitura.
Vive nos gestos de generosidade que praticou com tantos e por certo todos beneficiados pelo seu coração enorme hão de lembrar dele pra sempre.
*A foto foi tirada quando Ivo Amaral, na passagem dos 80 anos, foi homenageado pelo então governador Eduardo Campos pela criação do Festival de Inverno.

Nenhum comentário:
Postar um comentário