PROFESSOR GARANHUENSE ALERTA SOBRE A SERPENTE DO FASCISMO

O Grande Ditador, de Charles Chaplin
O Ovo da Serpente, de Ingmar Bergman


Acorda Brasil, a serpente 

do fascismo saiu do ovo - Carlos Ubirajara

Percebe-se em muitos, através de comentários nas redes sociais e em nosso cotidiano uma total  alienação dos  acontecimentos políticos que estamos vivenciando. É com muita tristeza   que percebemos a amplitude desse fato. Sem base teórica conceitual nenhuma,  subestima-se  o perigo  que estamos vivenciando  com a proliferação do fascismo em nosso país. 

Neste sentido  a sabedoria milenar chinesa nos alerta para uma reflexão importante quando afirma:  Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho. O segredo para se andar sobre as águas é saber onde estão as pedras. 

Um momento de paciência pode evitar um grande desastre, um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida. Estamos atravessando a maior crise politica e econômica  de nossa história. e só conseguiremos sair maiores disso tudo se chamarmos a razão como protagonista do debate e deixarmos de lado o ódio e a revolta, se exercitarmos a capacidade de perceber o vivenciado  com racionalidade para nos vermos todos novamente como brasileiros que dividem o mesmo chão e querem um país melhor para seus filhos. 

Que Deus nos abençoe e ilumine neste momento do qual como disse o Papa Francisco, nos salvaremos unidos ou pereceremos divididos. Portanto, precisamos pesquisar com mais profundidade para não entrar na onda de uma suposta verdade, não podemos nem devemos ser vetores e difusores de ideias absurdas que só contribuem para manter a dominação e a exclusão.  

Churchill, que foi primeiro-ministro do Reino Unido durante a II Guerra Mundial, confessa que teria sido extremamente fácil evitar toda aquela tragédia se a maldade dos perversos não fosse reforçada pela fraqueza dos virtuosos.  Da mesma forma Martin Luther King afirmava: “o que me incomoda não é o grito dos maus, mas o silencio dos bons”. 

E tenho certeza que se dermos as mãos  muitos chegarão a conclusão  de que como afirmado pelo grande geógrafo  Milton Santos: “a força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem identificar o que nos separa e não o que nos une”. 

Vamos a luta!

*Carlos Ubirajara é professor universitário em Garanhuns. 

Um comentário:

  1. Quando Banânia vai se livrar dessas 2 pragas: FASCISMO & COMUNISMO... Como 2026 está longe!!!

    ResponderExcluir