GARANHUNS PERDE SEU MAIOR HOMEM PÚBLICO


Por Roberto Almeida

Conheci Ivo Amaral mais de perto por volta de 1985. Ele exercia o mandato de deputado estadual, eu fui escalado pela Rádio Clube, onde trabalhava na época, para fazer a cobertura da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Ficamos amigos e quis o destino que nos tornássemos ainda mais próximos quando voltei às minhas origens e vim morar em Garanhuns, terra de boa parte da minha infância e adolescência.

Quando Ivo foi prefeito, duas vezes, eu estava na capital, mas sei de muita coisa dos seus governos.

Com ele, a Suíça Pernambucana foi a primeira cidade do interior a ter as ruas asfaltadas.

Aberto as boas ideias, foi Amaral que acolheu a sugestão de Marcílio Reinaux para criar em Garanhuns um Festival de Inverno nos moldes de Campos de Jordão (SP).

Na administração de Ivo foi construído o relógio de flores, na Praça Tavares Correia. Mais de 40 anos passados, ainda é o principal atrativo turístico da cidade.

Em 1996 trabalhei na sua campanha política, quando tentou retornar à prefeitura e não conseguiu.

Seguiu em frente, cuidando da FM Sete Colinas, a rádio que tem a cara de Garanhuns.

Ivo Amaral, um pouco mais novo que minha mãe,  nesses anos todos foi como um pai, ou um irmão mais velho, já que nossa relação era bem fraternal.

Em 2020, mesmo com a pandemia, foi atuante na campanha vitoriosa de Sivaldo Albino. Usou o telefone como arma para conquistar votos e foi um gigante que ajudou o atual prefeito a virar na reta final, numa eleição histórica e importante para  município.

Aqui no blog já postei um depoimento de Kitty Lopes e outro de Ivo Júnior, o filho querido do nosso eterno prefeito do centenário.

Tudo que se diga, que se escreva sobre Ivo Amaral será pouco diante da grandeza desse homem que hoje me leva às lágrimas.

Não pude nem me despedir, pois depois que ele foi se tratar no Recife não tive condições de lhe fazer uma visita. Há muitos anos não vou à capital, embora lá tenha filha e neto.

Mas Ivo ficará pra sempre em meu coração, em minha memória.

Que o povo de Garanhuns nunca esqueça desse exemplo de homem público, desse homem que veio de Lajedo ainda menino para se tornar o melhor prefeito desse município até os dias de hoje.

Ele nos deixa, todos um pouco órfãos, solidários aos oito filhos (as), a Dona Nalva, aos netos e bisnetos.

Ivo Amaral foi grande, foi o maior. Está agora nos braços do Pai.

Obrigado Ivo, em meu nome, em nome dos meus leitores, em nome da Garanhuns que você tanto amou.

Um comentário:

  1. Os meus sinceros pêsames à cidade de Garanhuns. Lamento a perda do ex-prefeito IVO TINÔ DO AMARAL. imagino a dor que agora atormenta este belo lugarejo por acabar de perder o pai do Festival de Inverno e do Relógio de Flores. Mas Garanhuns vai superar mais uma profunda perda. A saudade estará sempre presente nos símbolos do município. Hoje, a bandeira de Garanhuns amanheceu com outra tonalidade em razão do falecimento de Ivo Amaral. através do nosso pavilhão que representa os guarás e os anuns, a memória de quem se foi continuará viva.

    Altamir Pinheiro e família

    ResponderExcluir