O comunicador entrevistou Manoel Barros, mais conhecido como Manoel Português, que há 36 anos mantém uma lanchonete funcionando pertinho do centro da cidade.
A Lanchonete Avenida fica na Rua Melo Peixoto e um dos lados dá para a Maurício de Nassau, no ponto que fica por trás da loja de Ferreira Costa.
Manoel nasceu em Paranatama, morou uns tempos em São Paulo e lá, por conviver muito com portugueses, ganhou o apelido que ficou para sempre, mesmo quando voltou para seu Nordeste.
Na capital paulista, o pernambucano teve um frigorífico, trabalhava com carnes.
Veio para Garanhuns na década de 80 e iniciou seu negócio onde foi o Bar de Miraboa, que fica na esquina (de frente) com as Casas Bahia.
Depois foi para o endereço atual da Melo Peixoto, número 67.
Seu estabelecimento tem um jeito das antigas mercearias, do tempo de nossos pais.
Ele disse no programa de Gláucio Costa que abre a lanchonete às 5 da manhã e vai até às 18 horas.
Lá, cedinho, já se pode comer carne de bode guisada com cuscuz. No seu ponto também tem bife, fígado e sarapatel.
Segundo Manoel Português, os fregueses procuram muito sanduíches, de queijo de coalho na chapa ou de queijo de manteiga.
Tanto tempo no mesmo lugar, atendendo bem o povo de Garanhuns e região, fez com que o comerciante ficasse muito conhecido e se tornasse amigo de muitas pessoas.
Conhece muitos na Suíça Pernambucana, em São Bento do Una, Capoeiras, Caetés, Lajedo, Bom Conselho, Brejão, de sua terra, Paranatama e ainda de municípios de Alagoas.
Enquanto o programa de Gláucio Costa estava no ar, pela Rádio Marano, foram muitas mensagens, dos mais diversos lugares, até de Campinas, em São Paulo.
Uma senhora deu o depoimento que frequentava a Lanchonete Avenida quando a filha tinha seis anos de idade. Hoje a mesma já está com 30 anos e as duas ainda vão ao estabelecimento de Seu Manoel.
Além da comida, a lanchonete da Melo Peixoto também vende vinho de Jurubeba da região, vinho doce, cajuína, tubaína e outras bebidas, que segundo Manoel Português são bem diferentes das encontradas em São Paulo.
Quem quiser pode assistir a entrevista completa no programa de Gláucio Costa, através do seu canal no YouTube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário