CONTEXTO

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Pesquisas Eleitorais

PESQUISAS ELEITORAIS DIFICILMENTE ERRAM


Pesquisas eleitorais feitas com seriedade, por institutos de credibilidade, dificilmente dão erradas. Acontece, mas é raro.

Quando Collor venceu a primeira eleição de presidente no Brasil, em 1989, os institutos acertaram que ele iria ficar na frente de Lula.

Fernando Henrique Cardoso ganhou duas eleições e as pesquisas também indicaram a sua vitória.

O mesmo aconteceu quando chegou a vez de Lula, em 2002.

A eleição mais disputada no país foi a de 2014, entre Dilma e Aécio. As pesquisas mostraram a petista na frente, mas com pequena diferença. Foi o que aconteceu, ela se reelegeu com poucos pontos percentuais à frente.

Em 2018, antes da eleição o Datafolha e o Ibope informaram que Bolsonaro venceria Haddad com 12 pontos de vantagem e isso se confirmou na urna.

Nas eleições de Pernambuco também não foi diferente, as vitórias de Arraes em 1986, de Joaquim Francisco, em 90, de Arraes novamente, em 94 e de Jarbas Vasconcelos, no ano de 1998, foram previstas pelos institutos.

O mesmo aconteceu com Eduardo Campos duas vezes e Paulo Câmara também em duas oportunidades.

PREFEITO – Nas eleições de prefeito também os institutos acertam quase todas as vezes. Assim foi com Geraldo Júlio no Recife, com João Campos também na capital; Luiz Carlos de Oliveira e Izaías Régis em Garanhuns, em 2004, 2008, 2012 e 2016.

Na eleição de 2020 tivemos uma virada no final. Silvino Duarte liderou a maior parte da campanha, chegou a estar 16 pontos na frente, mas Sivaldo Albino, com muita garra ultrapassou o adversário e no dia da eleição venceu com uma pequena diferença, apenas 1.800 votos num município de 90 mil eleitores.

Pelo menos um instituto previu a reviravolta: O Contextto, em parceria com a Advise fez uma pesquisa no começo da campanha e deu Silvino com 15% de vantagem. Mas faltando 15 dias para a eleição o mesmo instituto, em outra pesquisa, verificou que a disputa já estava empatada, o candidato governista tinha apenas 2 pontos de vantagem.

O Contextto/Advise acertou também em Caetés, Paranatama, Iati, Jucati, Calçado, Correntes, Terezinha e Venturosa.

Em Capoeiras hoje foi divulgada pelo Diário de Pernambuco uma pesquisa da Exatta que dá uma boa vantagem a Nêgo do Mercado na disputa contra Celina Miranda.

Como sempre acontece,  quem torce por quem está atrás não gosta do resultado, critica o instituto e desconfia de fraude.

O deputado federal Fernando Rodolfo mesmo contestou, através de vídeo. Segundo ele, a soma dos votos não pode dar mais de 100%.

Mas como jornalista e parlamentar certamente ele sabe que quando os institutos fazem as contas dos votos válidos, excluindo nulos e brancos, a conta pode passar de 100% por uma pequena margem.

No caso de Capoeiras, a soma de Nêgo e Dudu deu mais de 100 em míseros 0,1%.

Os estatísticos e diretores de instituto sempre explicaram isso, alguns nunca prestam atenção, outros se fazem de bobos.

Agora, na mesma pesquisa em Capoeiras, considerando os nulos e brancos, na estimulada e na espontânea a conta fechou nos 100%.

Pode ser que Celina vença, porque o resultado real é o do dia da eleição.

Mas é preciso não enganar a população. Todas as pesquisas feitas no município batem com esta do Instituto Exatta. Então a tendência no próximo domingo é o socialista ser eleito prefeito.

Se a candidata do PL ganhar será um fenômeno, por contrariar diversas pesquisas ou tirar uma diferença significativa em apenas 48 horas. 

2 comentários:

  1. Como Profundo estudioso que sou nas lides das estatísticas, até por ser formado em administração de empresas, como também proprietário de um instituto de pesquisa eleitoral por nome de PINHEIRU’S INFORMÁTICA LTDA com 25 anos no mercado, afirmo categoricamente e com absoluta segurança que, mesmo com os arredondamentos, que não são obrigatórios, o somatório de uma pesquisa NÃO deve ultrapassar 101%. Advirto também que a totalidade NÃO deve chegar a 1% a mais. Se chegar é porque há algo errado.

    Como estudioso do assunto deixo bem claro a quem quiser e a quem interessar possa que, os arredondamentos, que fazem com que o somatório dos resultados de algumas pesquisas ultrapasse o universo de 100%, fazem parte da regras básicas de ESTATÍSTICA e servem para simplificar os dados. Desta maneira, as percentagens variam entre 0,0% e 0,4% são arredondadas para 0% e as que vão de 0,5% a 0,9% para 1. Essa é a regra básica e estamos conversados. Portanto, prego batido e ponta virada!!!


    P.S.: - Diante do exposto acima, a pesquisa de Capoeiras está absolutamente correta. Portanto, o bom, o competente e corajoso jornalista e meu deputado federal Fernando Rodolfo está redondamente enganado, atrapalhado e 101% errado.

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  2. PAULO CAMELO: É aconselhável que num processo eleitoral haja limites na divulgação de pesquisas para que elas não cumpram o papel de tentarem influenciar o eleitorado. Assim, acredito que não se deve divulgar pesquisa pelo menos 5 dias antes do pleito.

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