PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

FANY DAS MANAS CRITICA CRIAÇÃO DE ESCOLA CÍVICO-MILITAR EM GARANHUNS


Vereadora Fanny das Manas (PT) divulgou um texto criticando a proposta de criação de uma escolas cívico-militar em Garanhuns. A seu ver, isso é um passo para a militarização das escolas. Ela entende que o sistema que pretendem adotar é antidemocrático. 

Segue o texto da vereadora:

Foi comunicado na segunda-feira (15/02) pelo Ministro de Turismo, Gilson Machado, a  aprovação de uma solicitação feita pelo vereador de Garanhuns Thiago Paes (DEM), a  implantação de uma escola cívico-militar em nosso município. 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-militares, diferentemente do modelo aplicado nas  escolas integralmente militares mantidas pelas Forças Armadas, tem como intuito uma gestão  compartilhada entre professores civis e militares. Neste sistema os educadores e as  secretarias estaduais de educação respondem pelos currículos, enquanto aos agentes  militares cabe a atuação como monitores na gestão das unidades.

Apesar da difusão desse modelo de ensino ser usado como algo que trará avanços e  desenvolvimento para a educação, utilizando o argumento de que a indisciplina e a violência  são os grandes problemas da educação brasileira, esse sistema de ensino ameaça muitos  dos princípios previstos constitucionalmente, pois caracteriza o avanço do autoritarismo sobre  a educação, buscando a imposição de uma padronização estética e moral através da  militarização. 

À vista disso, se trata de uma educação antidemocrática, já que viola os princípios do  aprender, do ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, do pluralismo de  ideais e concepções pedagógicas previstos pela constituição nos incisos II e III do art. 206 e  também da gestão democrática de ensino público. 

Este modelo educacional retira a autonomia e a liberdade dos profissionais da educação  dentro do ambiente pedagógico, trazendo vulnerabilidades na relação de trabalho por meio  de intimidação e na padronização nos modelos de gestão pedagógica. 

É sabido que agentes militares não têm o preparo necessário para lidar com situações no  ambiente pedagógico. Existem relatos de estudantes que contam suas experiências  traumáticas ao estudar em escolas com esse modelo de ensino, como por exemplo a violência  e o uso de armas dentro da escola com a intenção de coagi-los e contê-los. 

Além das questões já citadas, o programa caracteriza-se ainda como uma forma de desvio de  recursos destinados constitucionalmente ao Ministério da Educação para o Ministério da

Defesa, remunerando a base aliada do presidente Jair Bolsonaro através da contratação de  militares de reserva para exercerem determinadas funções dentro das escolas.

A grande preocupação é que a introdução de uma escola cívico-militar em nosso município  possa abrir portas para a militarização das escolas públicas, o que seria um grande retrocesso  para uma educação libertária.

Acreditamos ser fundamental que o investimento público seja voltado para políticas públicas  que garantam uma educação de qualidade, combinada à democracia e cidadania e não com  bases em autoritarismo e opressão.

Fany das Manas

Mandato Coletivo

3 comentários:

  1. PAULO CAMELO: Segundo a reportagem que foi publicada no Blog do Carlos Eugênio é dito pelo vereador Thiago Paes: .....Ainda no material enviado ao Blog, Thiago Paes faz questão de agradecer ao Prefeito Sivaldo Albino (PSB) e a secretária de Educação, Wilza Vitorino, por terem aderido ao Programa". Ou seja de Escola Militar. Deste modo, nobre vereadora Fany das Manas, faz-se necessário rever o apoio do PT, seu partido político, ao prefeito Sivaldo Albino. O curioso é que em sua nota a Vereadora não faz referência ao governo conservador Sivaldo Albino. .

    ResponderExcluir
  2. Fosse uma escola para estimular homossexualidade e uso de drogas seria aceitável por esse pessoal?

    ResponderExcluir
  3. Quando se pensa que a câmara de vereadores de Garanhuns já chegou no fundo do poço. Eis que ela puxa uma britadeira e começa a furar o fundo!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA