CARLA DE ZÉ DE VILAÇO VAI APOIAR GERSINHO FILHO PARA VEREADOR DE GARANHUNS


Carla de Zé de Vilaço não vai disputar a reeleição. A vereadora decidiu apoiar a candidatura de Gersinho Filho.

Segundo uma fonte, o apoio ao vereador foi selado ontem na casa de Silvino Duarte, estando presente Carla e o pai, Zé de Vilaço.

O apoio a Gersinho chegou ao conhecimento de funcionários e demais vereadores da Câmara Municipal e foi muito comentado, por conta de supostos desentendimentos, no passado.  

Uma coisa é certa: com mais esse reforço, Gerson Filho fica ainda mais forte para garantir seu terceiro mandato.

Não será surpresa se ficar entre os mais votados de Garanhuns no dias 15 de novembro.

Carla, o pai, José de Vilaço e Gersinho Filho são todos do grupo do prefeito Izaías Régis (PTB). 

MORADORA DE GARANHUNS RECLAMA DA SITUAÇÃO DO BAIRRO ONDE MORA


Poliani Ferreira, que mora na periferia de Garanhuns, reclama que a área em que mora não recebe os devidos cuidados do poder público. Ela disse que a maioria das pessoas do seu bairro está com os candidatos da oposição, pela insatisfação com o governo atual, que segundo ela desperta o desejo de mudança por parte do povo. “Moro há quase 20 anos numa área esquecida. Pra mim e muitos dos meus vizinhos temos o pior prefeito da história da cidade”, criticou Poliani.

Ela esteve esta manhã com Sivaldo Albino e Luizinho Roldão, candidatos a prefeito e vereador pelo PSB, revelando sua intenção de apoiar os representantes da oposição.

*Na foto acima a situação do bairro de Poliani. Abaixo, a jovem com os candidatos


DISPUTA EM SÃO BENTO DO UNA PROMETE SER EMPOLGANTE COM CINCO CANDIDATOS

Ao contrário das últimas cinco disputas eleitorais, em que apenas dois candidatos concorreram à prefeitura com chances de vitória, este ano em São Bento do Una cinco nomes estão em campanha, todos acreditando ter condições de suceder a prefeita Débora Almeida, que em dezembro encerra o seu segundo mandato.

Os candidatos a prefeito em São Bento são os seguintes: vice-prefeito Alexandre Batité (MDB), advogado e ex-vereador Washington Cadete (PDT), Padre Fábio (PSB), que trocou a batina pela política, ex-prefeito Paulo Afonso (PSC) e o empresário José Maria (PV), conhecido como Mano.

Vereador Léo da Ação Social, que apoia Alexandre, garante que há um sentimento de mudança na cidade e o nome do vice-prefeito “está na boca do povo”.

Já Washington, que nas últimas disputas eleitorais concorreu contra Padre Aldo e depois Débora, acredita representar a oposição autêntica, pois sempre combateu os que estão no poder em São Bento do Una.

Segundo a assessoria de Cadete, foi firmado um termo junto ao Ministério Público proibindo a realização de comícios e carreatas.

“Os candidatos Batité e Fábio já descumpriram o acordo e fizeram carreatas no último final de semana. Enquanto isso estamos impedidos de fazer campanha”, reclamam os partidários do advogado.

Fábio tem o apoio da atual prefeita, Débora Almeida e dos parlamentares governistas, enquanto Batité conta ao seu lado com empresários, como Stênio Galvão, alguns vereadores da oposição e ex-secretários de Padre Aldo e da própria Débora.

Alexandre sempre foi muito próximo ao sacerdote que governou o município oito anos e ainda tem forte prestígio na cidade.

Contudo, uma fonte disse ao blog que Aldo Mariano não está se envolvendo na campanha política.

MAIS RUAS DE JUPI ESTÃO SENDO ASFALTADAS



A Prefeitura de Jupi está asfaltando a avenida Zulmiro Guilherme, localizada no bairro Boa Vista. 

É a segunda fase dos trabalhos de pavimentação asfáltica do Governo Municipal. A via citada é uma das dezenove ruas que estão sendo asfaltadas pela prefeitura. 

A obra vai beneficiar todos os moradores da cidade. Jupi tem crescido muito nos últimos anos e com isso tem aumentado o fluxo de veículos.

Daí a importância do asfalto nas principais vias urbanas. 

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL DENUNCIA CANDIDATO DA OPOSIÇÃO EM ÁGUAS BELAS


O Ministério Público Eleitoral denunciou o candidato a prefeito de Águas Belas, Roland Povoas (PC do B), por irregularidades cometidas nos dias 17 e 18 de setembro, no Garcia e em Campo Grande, respectivamente.

De acordo com o MP, o candidato e seus correligionários  realizaram propaganda antecipada ilícita e pedidos de voto fora do período permitido, descumprindo a Lei n.º 9.504/97 e a resolução TSE nº 23.608/2019.

Roland,  acompanhado do ex-prefeito Genivaldo fez ainda a chamada propaganda antecipada negativa, atacando explicitamente a imagem do prefeito Luiz Aroldo.

Além disso, o Ministério Público denunciou a realização de carreatas, comícios e lançamento de músicas partidárias com utilização de paredões de som, algo totalmente desvirtuado em tempos de enfrentamento à Covid-19.

A eleição em Águas Belas está polarizada entre Luiz Aroldo (PT), candidato à reeleição, e Roland Povoas (PC do B).

O oposicionista ameaça a continuidade do atual governo, principalmente graças ao apoio do ex-prefeito Genivaldo Menezes.

Prefeito já foi punido pela justiça mais de uma vez e agora, caso acatada a denúncia do promotor, chegou a vez do representante da oposição.

COLÉGIO SANTA JOANA D´ARC PROMOVE MOMENTO MUITO ESPECIAL PARA ALUNOS E FAMILIARES


Atenção senhores pais;

No próximo sábado dia 03 de outubro será um dia muito especial para alunos e familiares juntamente à família Joana D'Arc.  Iremos promover o Drive D'Arc e diminuir a saudade ajustando os olhares e nos permitindo abraçarmos virtualmente e revendo o amado colégio.

Seguiremos todas as normas de segurança, também solicitamos que todos os participantes venham de máscaras e higienizados.

Fiquem atentos aos horários abaixo:

Obs: O Drive D'Arc iniciará na rua da igreja SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, passará pela pracinha do colégio e seguirá na rua em frente ao colégio.

A equipe do CSJD estará na concentração para atender as expectativas dos alunos.

Um grande abraço e até o dia 03 de outubro.

Não perca esse momento!

Da coordenação do Colégio.

ENTRE ESPUMAS, ROBERTO MULLER VIVE HOJE EM CADEIRA DE RODAS


Por Altamir Pinheiro

No ano de 2017, através do programa de Geraldo Freire da Rádio Jornal do Comércio da cidade de Recife-PE, o Pingo de Ouro ROBERTO MULLER, recebeu das mãos do cantor e compositor pernambucano Nando Cordel, uma cadeira de rodas onde auxilia sua locomoção até hoje. Lá,  num simples apartamento do bairro do IPSEP na capital pernambucana foi feita a doação da cadeira e  no momento da entrega a pura  emoção tomou conta tanto de Nando como da secretária/cuidadora, Dagmar Pereira,  hoje esposa  de Roberto Muller. "Muito honrado porque esse rapaz aqui já fez muita coisa boa para o povo. É uma honra para mim estar aqui perto desse grande homem", disse Nando Cordel.

Em pleno ano de 2020, aos 83 anos de idade, Roberto Müller que vive de uma aposentadoria de menos que dois salários mínimos e o dinheiro que deveria receber, anualmente, dos seus direitos autorais, a gata comeu, pois recebe uma mixaria depois  de  quase 70 discos gravados. Hoje,  encontra-se em Recife morando em um bairro popular, aos cuidados de sua querida e amada Dagmar, vítima de AVC, sofreu um infarto,  sofre do mal de   Alzheimer e necessita da solidariedade dos colegas cantores, dos amigos e fãs. A difícil situação vivida por Roberto Müller foi tornada pública por um vídeo gravado pelo cantor Tarcys Andrade que pede o apoio de todos, para garantir uma melhor qualidade de vida a este grande artista.

O crítico de música e profundo conhecedor de MPB, Jornalista José Teles, descreve muito bem como hoje se encontra Roberto Muller, que ganhou o epíteto de Pingo de Ouro, por medir 1,53 de altura, mesmo assim, ele namorou altas estrelas do rádio, entre elas Clara Nunes. O  apartamento é modesto, no térreo de um edifício caixão, no IPSEP, bairro da Zona Sul do Recife. Logo à entrada, uma estante recheada de troféus, discos de ouro, medalhas. As paredes da sala, do corredor e de dois quartos estão cobertas por fotos emolduradas. Não cabe tudo ali dentro. Na área externa, um puxado, com vaga para um carro, protegida por grades, abriga mais lembranças: partituras, recortes de jornais e revistas, toda vida artística do dono.

Ali, naquele pequeno museu, mora o piauiense José Ribamar da Silva, 83 anos, nome artístico: Roberto Muller, um dos cantores mais populares do País entre os anos 60 e 70. As fotos espalhadas pelas paredes do apartamento mostram o piauiense ao lado de uma Gretchen em plena forma, nos ano 70, com Chacrinha, em cujo programa recebeu discos de ouro, com Agnaldo Timóteo, e Jerry Adriani, de quem foi amigo. Naturalmente, não faltam fotos em solenidades com prefeitos, com o presidente José Sarney, a governadora Roseana Sarney, a lista é extensa.

Em 1963, após dois compactos, lançou seu primeiro álbum "NUNCA MAIS BRIGAREI CONTIGO", conquistando definitivamente um lugar de destaque no cenário artístico nacional. A partir de então, Muller tornou-se presença obrigatória nos programas de televisão. Finalmente, depois de se apresentar na "discoteca do chacrinha", na extinta TV Tupi, ganhou o título de "Pingo de Ouro do Brasil" do próprio Abelardo Barbosa. Roberto Muller tem o dom de cantar a dor de cotovelo, a música romântica dos apaixonados. Neste ano  ele completou 65 anos de carreira e 83 de idade e tem cerca de 70 discos gravados entre LPs e CDs. Entre os muitos prêmios ao longo da carreira estão inclusos seis discos de ouro.

Na sua discografia há um bolero, com letra trágica de tango, que o Brasil escuta há 52 anos. Um hit que estourou entre o ocaso da Jovem Guarda e a eclosão da Tropicália, em 1968: “Não foi o meu maior sucesso, mas foi a que mais me deu dinheiro”, diz Muller. EIS A LETRA: Uma noite sentou-se a minha mesa/ E entre tragos lhe dei todo o meu amor/ Transcorreram só duas semanas/ Como em sonho, minha vida se acabou/ Desde então os rios do meu pranto/ Confortaram a cruz da minha dor/ Ninguém sabe que meus males são tão grandes/ Que me partem, o coração/ Mas conforta e eu sei que está em minhas mãos/ Aliviar-me desta amargura/ Se um amor nasceu de uma cerveja/ Outra cerveja beberei para esquecer/ Um amor que surge numa mesa/ Entre espumas terá que terminar...

Roberto Müller é dono de sucessos inesquecíveis e imortais no cancioneiro popular, destacam-se:  Entre Espumas, Velha Moça, Luz Negra,  Mulher de Cabaré, Colecionador de Chifres, Com homem Não se Brinca, Farrapo de Calçada, Uma Cruz em Meu caminho, Vida de Cão sem Dono, Pagando sem estar devendo,  Tudo menos traição, Por favor Minta pra ela, são alguns de seus vários sucessos. Da mesa de bar ao radinho de pilha, pode apostar que as rimas fáceis e as sofridas histórias de amor fazem um tremendo sucesso entre a moçada que curte a música "brega". Cantores como Reginaldo Rossi, Waldick Soriano, Carlos André, Bartô Galeno, Odair José e Roberto Muller  são ícones que encantam gerações com melodias simples e repletas de criatividade. A bem da verdade, o Pingo de Ouro do Brasil que também é conhecido como o Lord do Brega,  sempre se apresentava em seus shows,  impecavelmente  bem vestido de terno e gravatas vistosas. A música ENTRE ESPUMAS é nostalgia pura por ser   uma composição  real, um testamento autêntico  que fala da nossa  vida no nosso cotidiano. É por essa e outras e os versos de Entre Espumas que o brega é chique...

https://www.youtube.com/watch?time_continue=15&v=V_Sgy4RKiyM&feature=emb_logo

FOTOS DE LULA E SIVALDO CHAMAM A ATENÇÃO NO COMITÊ DO CANDIDATO SOCIALISTA

Para quem não acreditava que um dia Sivaldo Albino (PSB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iam estar juntos numa campanha política esse dia chegou.

No comitê de campanha do socialista, instalado perto da Praça da Fonte Luminosa, quase em frente ao Colégio XV, logo na entrada há um painel com as fotos de Paulo Câmara, Sivaldo, Pedro Veloso e Lula.

A Frente Popular em Garanhuns é formada pelo PSB, PT, PDT, PC do B, PSD e Avante.

Segundo os assessores do deputado, o médico Pedro Veloso já está inteiramente enturmado com os novos companheiros.

Nos próximos dias Sivaldo deve divulgar os nomes dos profissionais que vão fazer sua campanha no rádio. A equipe, já se sabe é composta 100% por profissionais de Garanhuns. 

IZAÍAS, SILVINO E HAROLDO FAZEM CAMINHADA NO BAIRRO DO INDIANO

As caminhadas dos políticos já começaram pelos bairros de Garanhuns.

Nesta segunda-feira, no Indiano, Izaías, Silvino e Haroldo foram bem recebidos em algumas casas, em outras nem tanto.

Um eleitor mais atrevido não tratou muito bem o prefeito do município. Perguntou por que ele estava aparecendo depois de quatro anos e recomendou ao gestor para terminar a reforma da Ceaga.

Izaías não gostou do tom do cidadão e ainda quis discutir, mas seus seguidores contornaram a situação e a caminhada prosseguiu.

Na residência seguinte uma senhora foi atenciosa com o grupo governista.

CLÁUDIO RANGEL FAZ CAMPANHA AO LADO DE FERNANDO RODOLFO E SILVINO DUARTE

 

Cláudio Rangel, que nasceu e se criou em Garanhuns, morador do bairro da Boa Vista, já está em campanha para vereador. Ele faz parte do time do ex-prefeito Silvino Duarte e tem forte ligação com o deputado federal Fernando Rodolfo.

Por sinal Rangel está no comando do PL no município. Ele e Roberto Vilaço são dois nomes fortes no Partido Liberal, que pode eleger um ou dois vereadores no município.

GARANHUNS TEM UMA EXPLOSÃO DE CASOS DE COVID


Alerta feito dias atrás por Fabiana do Hospital, funcionária do Dom Moura e candidata à Câmara Municipal, foi mais do que oportuno.

As pessoas relaxaram para os perigos do coronavírus e estão cometendo imprudência.

Resultado: Somente nesta segunda-feira foram anunciados novos 266 casos de Covid-19 somente em Garanhuns.

O resultado não é de um dia só, são exames feitos em datas diferentes. Mesmo assim é uma situação preocupante.

O Brasil já ultrapassou 142 mil mortes. No mundo o número ultrapassou 1 milhão de óbitos.

Uma das maiores tragédias da história da humanidade.

E como alertou o médico Kelvin Cordeiro, em live feita na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a pandemia continua e em alguns países da Europa há sinais de uma segunda onda da doença.

Só sairemos desse pesadelo com uma vacina comprovadamente eficaz que seja aplicada massivamente na população, no Brasil e no mundo.  

POLÍTICA ESQUENTA EM BOM CONSELHO COM MAIOR CARREATA JÁ VISTA NA CIDADE


João Lucas, ou simplesmente João, candidato à prefeitura de Bom Conselho, apoiado por Dannilo Godoy, realizou no domingo a maior carreata que a cidade já viu em toda sua história.

Impressionante o número de carros e motos nas ruas da cidade, com muita gente saindo às portas para saudar o grupo governista.

Tanto João quanto Dannilo fizeram questão de agradecer a demonstração de carinho.

O povo até esqueceu a pandemia, as notícias ruins e foi às ruas festejar João, Marquito e todos do grupo da situação.

Dannilo, prefeito que há oito anos governa Bom Conselho, escreveu o seguinte:

“Foi a maior carreata da história da nossa querida cidade. Muito obrigado a todos que atenderam ao nosso convite. Cada um de vocês é fundamental nessa caminhada. Obrigado a todos que demonstraram carinho e apoio nas ruas por onde passamos. Ao meu amigo e deputado federal Fernando Monteiro pela presença. Bom Conselho está no caminho certo com João e Marquito”.

A festa entrou pela noite na Terra do Papacaça. 

CANDIDATURA COLETIVA DAS MANAS EM GARANHUNS, VOZ ATIVA PARA MUDAR

 

A política está presente em todos os momentos das nossas vidas, pois política é a capacidade do ser humano de organizar e resolver os seus problemas, por isso, lutamos por uma Garanhuns sustentável, inclusiva, que respeite a diversidade e promova a igualdade – “onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

Nossas histórias se cruzam quando percebemos,  sentimos e vivemos os mesmos problemas: racismo, machismo, LGBTIfobia, fome, desemprego, não acesso à moradia, desmonte e ausência de Políticas Públicas e tantas violências sofridas por trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade, assim nos colocamos ao longo de alguns anos na construção e fortalecimento de coletivos, movimentos e organizações populares de Garanhuns.

Desta forma surge a candidatura coletiva,  participativa e popular à Vereança em Garanhuns pelo Partido dos Trabalhadores (PT) (@asmanasgus), encabeçada por três mulheres: Fany Bernal (@fany.bernal) – advogada, mãe, capoeirista e produtora cultural, Fernanda Limão (@limaofernanda): professora, poeta e também produtora cultural e Marília Ferro (@mariliaferro): cantora, rapper e estudante de psicologia.

Para As Manas (@asmanasgus) “o princípio básico da nossa candidatura coletiva é a construção e participação popular, a escuta e consultas à população, gestão democrática e efetivamente participativa, fazendo ecoar vozes diversas da nossa sociedade”.

“Nossa mística ecoará pelo nosso número 13180 – o 13 que simboliza o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), o partido que defende você, a luta do povo do campo e da cidade e a história da classe trabalhadora, já o 180 nos traz a história da auto-organização, da luta pela emancipação política e humana das mulheres, a denúncia contra todas as formas de violências”.

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!

RODOLFO FAZ CRUZADA PELO NORDESTE CONTRA O VETO DO RATEIO DOS PRECATÓRIOS

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL), está fazendo uma verdadeira cruzada pelo nordeste promovendo o engajamento de professores num movimento que pede a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no caso do rateio dos precatórios do Fundef.

Em apenas seis dias, o deputado federal Rodolfo já percorreu mais de 14 cidades nos estados de Pernambuco e do Piauí. Nos encontros, o deputado apresenta aos professores e líderes sindicais a campanha contra o veto e orienta como deve ser o engajamento na tentativa de convencer deputados e senadores.

Luta antiga de Rodolfo, o movimento nasceu após o presidente Jair Bolsonaro vetar parcialmente a lei 14.057/20, que regulariza o pagamento de precatórios do governo federal e garante o rateio de pelo menos 60% dos precatórios do Fundef com os profissionais do magistério.

“Eu estou nessa luta há muito tempo, por isso sei da importância dessa mobilização e decidi percorrer os estados do Nordeste em busca desse apoio. Se a mobilização ficasse restrita apenas ao meu estado, a chance desse veto cair seria mínima”, disse o deputado.

Ao lado do deputado Bacelar (PODE-BA), Fernando Rodolfo lançou um site com o posicionamento de todos os parlamentares do Congresso Nacional em relação ao veto: www.naoaovetodorateio.com.br. No site também está disponível um abaixo-assinado que já conta com mais de 50 mil assinaturas, onde professores de todo o Brasil e a sociedade de uma forma em geral tem manifestado seu apoio ao movimento.

O roteiro de Rodolfo segue ainda pelos estados do Maranhão, Ceará e Bahia, mas pode ser interrompido, caso o Congresso Nacional convoque uma sessão para apreciar o veto nesta

quarta-feira. “ Se isso acontecer, eu vou suspender o meu roteiro porque precisarei acompanhar os bastidores da sessão. O prazo legal do veto encerra no dia 14 de outubro, ouseja, se não for apreciado agora, ainda teremos mais 15 dias de luta, onde eu espero concluir meu roteiro pelos cinco estados nordestinos, porque enquanto houver tempo haverá luta”, concluiu Rodolfo.

PROMOTOR PÚBLICO SOLICITA IMPUGNAÇÃO DE MARCO CALADO EM ANGELIM


Promotor público de Angelim, Carlos Henrique Tavares,  solicitou à Justiça Eleitoral a impugnação de Marco Calado, candidato a prefeito do município pelo DEM.

Representante do Ministério Público alega que o democrata possui contas rejeitadas pela Câmara Municipal, relativas ao exercício de 2004.

Promotor apresenta documentação comprovando que o gestor teve contas rejeitadas, registrando ainda outras irregularidades cometidas pelo ex-prefeito, que teriam merecido censura do Tribunal de Contas do Estado.

Caso o juiz acate o pedido do promotor, Marco Calado ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Mas a situação é complicada por conta das argumentações do promotor, que mostra claramente que as contas foram reprovadas pelos vereadores, após recomendação do TCE.

EM LIVE NA COHAB II MÉDICO KELVIN CORDEIRO FAZ ESCLARECIMENTOS SOBRE A COVID-19


Em live na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no último final de semana, o médico garanhuense Kelvin Cordeiro falou durante uma hora da pandemia do coronavírus e as consequências da doença provocada pelo novo vírus, ainda não inteiramente desvendado pela comunidade científica.

A conversa foi conduzida pelo padre José Evandro, que fez as mais diversas perguntas sobre a Covid-19, abrindo espaço também para qualquer pessoa da cidade ou região tirar as suas dúvidas com relação à doença que já matou mais de 140 mil pessoas no Brasil e perto de um milhão de pessoas no mundo.

Dr. Kelvin foi bastante didático e respondeu todas as indagações, deixando a população de Garanhuns e do Agreste muito mais esclarecida sobre o problema sanitário que tanto preocupa.

Logo no início, após uma pergunta de Pe. Evandro, o médico esclareceu as diferenças entre endemia, epidemia e pandemia, informando que esta última tem dimensões maiores, passa a se chamar assim quando atinge as populações de muitos países ou quatro continentes.

É o caso que estamos vivenciando agora, tendo a doença começado em dezembro de 2019, numa província da China e de lá se espalhou para todos os países.

Kelvin Cordeiro, que está na linha de frente no combate à Covid-19, trabalhando em Garanhuns e Caetés, deixou claro que a pandemia continua e em alguns lugares até está se agravando.

No Brasil mesmo, disse o doutor, a questão é muito séria, até por uma questão de educação.

Ele lamentou que as pessoas tenham se acostumado com a situação e não estejam levando mais o problema tão a sério, como se tudo isso tivesse acabado.

Lembrou que no feriado do dia 7 de setembro milhares de pessoas lotaram as praias, estão frequentando os bares e outros locais como se estivesse tudo normal, quando a realidade não é essa.

Pelo que o médico deu a entender, só quando uma vacina eficaz estiver sendo aplicada, sem efeitos colaterais, é que a população poderá ficar tranquila.

Por enquanto, frisou, é necessário continuar com os cuidados com o isolamento, a higienização das mãos e o uso de máscara, além dos cuidados em evitar aglomerações.

O padre e o médico conversaram também sobre os problemas de ansiedade e depressão que têm aumentado durante a pandemia.

Dr. Kelvin Cordeiro recomendou que as pessoas, caso necessário devem procurar ajuda médica, psicológica ou espiritual.

De formação católica, o palestrante revelou ter fortalecido a espiritualidade com o advento da pandemia, recomendando a busca de Deus e as orações para que possamos atravessar esse período tão difícil da história da humanidade.

O médico chegou a aconselhar as pessoas a frequentar a igreja, já que nos templos todos os cuidados estão sendo tomados para proteger os católicos. “Se estão indo à praia, a bares, restaurantes e outros locais, por que não ir à igreja?”, questionou.

Enfim, foi uma abordagem completa, quando se pôde falar dos testes feitos para detectar o coronavírus, das diversas fases da doença, do tratamento e da superação desse momento.

Realista, ele deixou claro que a pandemia ainda não está controlada já se falando até numa segunda onda em países da Europa.

A live promovida pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi importante e estão de parabéns tanto o padre José Evandro quanto o Dr. Kelvin Cordeiro.

O médico é garanhuense, filho de Dr. Jorge Cordeiro, delegado aposentado e Marly Lima, professora. 

 

 

POR QUE OS BONS PARTEM CEDO?


Por Aylton Maciel

Esta é uma pergunta sem resposta. Desde criança, escutamos os lamentos pela partida precoce de alguém, por se tratar de uma boa pessoa. Um parente, um amigo de infância, uma vizinha, um idoso prestativo, gente que na vida fez o bem, doou-se, praticou a caridade, por ser cristã ou por ser da sua índole. “Mas, por que ela? Por que ele? Tanta gente ruim por aí, neste mundo, e Deus leva logo uma pessoa boa”. São questionamentos comuns em momentos de perda. E por que é assim? Por que os maus ficam? Os paradoxos instigam e são inspirações para a vida.

Tantos perversos, desumanos, insensíveis, e os bons furam a fila. Os maus vivem mais? Penso que não é assim. Os bons morrem no tempo certo, e os maus também morrem no tempo certo. Não há aqui concordância com dogmas espíritas: as pessoas nascem com “a data certa da partida” e cada pessoa é a “reencarnação de vidas passadas”. Seria uma injustiça com Deus dizer que Ele chama alguém em seu melhor momento; seria uma injustiça divina a reencarnação de alguém para pagar por erros de vidas anteriores. Se assim fosse, teríamos a mesma população na Terra desde o Big Bang, a Grande Explosão.

Se desacredito na predestinação – nascer com data, hora e causa da morte – e na reencarnação para pagar dívidas passadas, acredito mesmo é que não há momento certo para os bons morrerem, nem para os maus partirem (embora preferencialmente ocupem o começo da fila). Não há distinção entre bons e maus. A genética e a fatalidade (não no sentido do destino escrito, mas do imponderável) são os considerandos para o fim. Assim, bons e maus morrem no tempo certo (não no sentido espírita da data definida). Ninguém vai antes ou depois, vai no tempo certo.

A Deus, o privilégio da liberdade. Benefício concedido ao mortal. Se aceito como infinito, criador e força, Deus nos deu o livre-arbítrio. Um dom, sim, capaz de influenciar no limite da vida, seja pela genética, seja pela fatalidade. Não cabe, então, criticar a Deus pelos bons que vão cedo, nem cobrar pelos maus que ficam. O que se pode concluir com os lamentos e indignações é que são consequências das diferenças: o que diferencia (os homens) é o que cada um planta, e cada um terá a medida exata do que colheu. Os bons deixarão tristeza, os maus… indignação, revolta. Assim é, respeitado o direito do outro crer, duvidar e contrariar.

Assim é se me parece. Nada está escrito. Acho que Deus é um democrata. Quem doou, exercitou a caridade, pregou a justiça, partilhou, respeitou direitos e inspirou iguais, por esses e outros bons gestos deixa lamentos na morte. Um justo reconhecimento de quem fica e segue. De outro lado, quem atuou às avessas, esses geram indignação na permanência. Um legítimo protesto de quem optou pelo bem.

*Ayrton Maciel é jornalista. Trabalhou no Dario de Pernambuco, Jornal do Commercio e nas rádios Jornal, Olinda e Tamandaré. Pulicado também no blog Falou e Disse.

 

 

PRIMA DO EX-PRESIDENTE LULA É CANDIDATA EM CAPOEIRAS


 

Por Junior Almeida

 

A advogada Mariana Alves Pontes Calado, de 29 anos, depois de conversar com familiares e amigos, resolveu concorrer a uma vaga de vereadora na Casa Heronides Borrego, em Capoeiras. Seu partido é o MDB, que tem como candidato a prefeito o também jovem advogado Felipe Viera e o empresário Ailton Rodrigues, na chapa como vice-prefeito.

 

Além de ter  muita amizade, Mariana Pontes é de família numerosa, tanto pelo lado da mãe, como do pai, o que pode ajudar na difícil busca pelo voto. Seu avô paterno, e um dos seus mais empolgados cabos eleitorais, é o fazendeiro Zé de Lenita, do Sítio Lagartixa, na região do Gurjão, Serra da Imbira, Riacho do Sal e até mesmo Vila Maniçoba.

 


 

Pelo lado materno, a candidata a vereadora tem como uma de suas bases o seu tio Ueliton Pontes, do Sítio Olho D’Água dos Pólvoras, candidato na eleição de quatro anos atrás, quando obteve um bom número de votos. Mariana é bisneta de Dona Carmelita, irmã da célebre Lindu, essa, mãe do ex-presidente Lula, e embora ela, como toda família, defendam com toda garra o filho mais ilustre de Caetés/Garanhuns, não usa esse parentesco como estratégia no município em que o PT de Lula obteve mais de 90% dos votos para presidente na última eleição.

 

Mariana revelou ao blog que tem uma proposta política diferente, de convencer as pessoas do que é melhor para a sua terra, sem compra de votos ou ataques a adversários. Aliás, a candidata disse ainda que:

 

     Pelo grupo em que milita se apresentar como uma via alternativa em Capoeiras, é consenso, tanto da chapa majoritária, como da proporcional, não atacar ninguém, apenas apresentar possíveis soluções aos problemas do município.     

 

       As pessoas, candidatos e eleitores, gostam de polarizar a disputa e, muitas vezes partem até para os ataques pessoais. Como nós nos apresentamos como diferentes, não podemos fazer como os outros fazem, então, nossa meta, é mostrar o que pode ser feito por Capoeiras. Complementou Mariana Pontes.

 

Além de Felipe Vieira, candidato de Mariana Pontes, concorrem ainda à Prefeitura de Capoeiras, Carlos Batata, tio de Felipe e irmão do médico Severino Vieira, que é o vice de João Calado, também candidato a prefeito, e os empresários Nêgo do Mercado e Dudu. Como podemos ver, para o eleitor de Capoeiras, opção para votar esse ano é o que não falta.

 

Fotos: 1- Mariana Pontes; 2- Lula entre as tias Carmelita e Duda.

 

GARANHUNS TEM MAIS DE 200 CANDIDATOS A VEREADOR


Garanhuns tem mais de 200 candidatos a vereador, na eleição do dia 15 de novembro deste ano.

O PTB tem 26 candidatos, Cidadania também  26 e PL 10. Esses partidos estão com Silvino.

Já o PSB soma 26 pessoas postulando uma vaga na Câmara, pelo PDT são 23, PSD também 23, PT soma 18 candidatos e Avante 13. Essas agremiações políticas apoiam Sivaldo.

No grupo de Zaqueu são 26 candidatos do PP e 20 pelo PSL.

O DEM que fechou com o delegado João Lins apresentou 16 postulantes à Câmara.

Já o PROS de Ronaldo Todinho tem 13 candidatos na disputa.

PTC e Rede, ao lado de Valter Couto,  somam sete candidatos brigando pelas vagas do Legislativo.  

Por fim o PSOL e o PCB, com Paulo Camelo, juntos têm seis pessoas concorrendo ao cargo de vereador.

Na disputa proporcional, temos desde candidaturas coletivas de esquerda até representantes do bolsonarismo como o médico Eduardo Miranda, cujo slogan de campanha é “Garanhuns tem cura”. Ou seja, para ele a cidade está doente e precisa de tratamento. 

Município tem sete candidatos à prefeitura. 


SIVALDO MOSTRA CONQUISTAS DE GARANHUNS COM OS GOVERNOS DO PARTIDO SOCIALISTA

Sivaldo Albino, candidato do PSB/PSD/PT/PDT, PC do B e Avante à prefeitura de Garanhuns, gravou um vídeo, por sinal muito bem produzido, destacando as obras feitas no município pelos governos socialistas.

Começou lembrando a obra da Barragem do Cajueiro, que regularizou o abastecimento d´água na cidade, que era muito precário antes da construção desse reservatório.

Informou ainda que o governo do PSB recuperou a barragem da Cajarana e levou água ao distrito de São Pedro, além de ter feito o asfalto ligando a sede ao distrito.

Socialista lembrou investimentos e melhorias no Hospital Dom Moura, ressaltando ainda que a UPAE, o Expresso Cidadão,  a Escola Técnica Ariano Suassuna e os cursos de psicologia, medicina e computação, na UPE, foram conquistas da cidade nas gestões do PSB.

Segundo Sivaldo, se Garanhuns tiver um prefeito alinhado com o Palácio das Princesas, serão possíveis maiores avanços para o município. 

ZAQUEU LINS FAZ POLÍTICA SEM ABRIR MÃO DE SUAS CONVICÇÕES RELIGIOSAS


Zaqueu Lins e Audálio Ramos (PP/MDB) formam a chapa cristã da campanha política de Garanhuns. A religião e a política caminham juntas com os dois, o primeiro evangélico e o segundo católico praticante.

Todos os dias, nas redes sociais, quando dá bom dia ao povo da cidade, Zaqueu faz questão de deixar uma mensagem de fundo religioso para o eleitor. 

Nas duas pesquisas de opinião pública registradas que foram divulgadas este mês, Silvino, Zaqueu e Sivaldo estão embolados na disputa, com uma ligeira vantagem para o candidato do PTB.