PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ESCRITOR CONSAGRADO IMAGINA BOLSONARO COMO O INSETO DO LIVRO A METARMOFOSE

Ignácio de Loyola Brandão é um escritor brasileiro consagrado. Tem diversos livros premiados, integra a Academia Brasileira de Letras e seus romances foram traduzidos para dezenas de países.

Natural de São Paulo, o autor de “Não Verá País Nenhum” e “Zero” completa 84 anos no final deste mês, mas continua produzindo contos, novelas, romances e ainda escreve uma coluna semanal para o jornal Estado de São Paulo.

Hoje, numa entrevista ao Portal UOL, Loyola Brandão falou dos seus livros, da atividade jornalística, de sua produção literária e do desmanche da cultura no Brasil, com o governo Bolsonaro.

O escritor disse que se fosse reescrever o romance “A Metamorfose”, de Franz Kafka, acordaria pensando ter se transformado em Bolsonaro. 

No livro A Metamorfose o personagem acorda se sentindo como um inseto, uma barata asquerosa.

Ignácio Brandão deve imaginar que o governante brasileiro representa um pesadelo ainda pior que o descrito por Kafka.

Num país em que Regina Duarte foi secretária nacional de cultura, tendo sido substituída por Mário Frias, é um alento ter intelectuais do porte do escritor paulista.

Romancistas e artistas do porte dele, é bom que se frise, estão acima dos partidos e até mesmo das ideologias, da velha discussão entre direita e esquerda. 

Naturalmente quem acha que temos um governo, no momento,  nunca leu e nem ao menos viu falar em Loyola Brandão, embora ele seja conhecido e lido na Alemanha, nos Estados Unidos, na França, na Itália... Enfim, no mundo desenvolvido.

Grandes nomes da literatura - no Brasil, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia, nos Estados Unidos ou na Rússia - normalmente se posicionam contra tiranias ou governantes burros e ou autoritários. Daí que sofrem com censura, perseguições ou até prisões.

No Brasil, no passado, nomes como Érico Veríssimo, Graciliano Ramos e Jorge Amado foram punidos de alguma forma por sua produção literária ou simplesmente por pensar.

Eles, no entanto, se eternizaram com seus romances. Os ditadores ou candidatos a tal vão para o lixo da história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA