GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

O QUE OS PRÉ-CANDIDATOS FALARAM NA RÁDIO MARANO FM

LUCIANO ANDRÉ

Por Altamir Pinheiro
Como eu não aconselho. Apenas opino, então lá vai:  sem o menor farelo de dúvida, na minha simplória opinião, quem se destacou nas entrevistas da Marano foram os prefeituráveis Givaldo Calado, Silvino Duarte e Hélder Carvalho. Sem citar nomes, Givaldo foi direto na jugular de boa parte dos ex-gestores. Corajosamente criticou obras de administrações passadas e foi seguro nas suas propostas apresentadas. Já Silvino matou a pau!!! Demonstrou muito equilíbrio no que dizia, esbanjou experiência, bastante ponderado e muito preparo. No tocante a entrevista de Hélder, ele apresentou boa parte do seu programo de governo tendo como destaque maior a sua futura obra prima que é a menina dos seus olhos: O CORREDOR DO FUTURO, ligando o Pau Pombo à Mãe Rainha.
Sem sombras de dúvidas os destaques maiores ficaram com esses três prefeituráveis. No caso específico do empresário Hélder Carvalho, por ser uma pessoa muito ativa e desenvolta no que faz,  como também  possuidor  de   uma linha de raciocínio THE FLASH(rápida demais), Hélder Carvalho,  se saiu muito bem apesar de seu  pequeno empecilho ou sua falha  seja  falar com bastante ligeireza.  Deve corrigir esse pequeno detalhe.
Em caráter de urgência urgentíssima, o nosso menino, boa praça, gente de primeiríssima qualidade, Haroldo Vicente,  tem que corrigir o mais breve possível  seus vícios de linguagem que são horríveis, soam mal e causa vexames,  pois  é de fazer calo no ouvido... Torna-se intolerável ter que aturar termos como Barro da Boa Vista, as avenida Santo Ontonho e Rui Babosa.  Ele nos deixa entender que  tem uma rixa pessoal contra o “R” e  a pluralização do “S”. Senão vejamos: Recusso Pópio – Seviço -  Impresaro – Nestrê – Saquifício, Agadecer, picisa e dana-se por aí afora. Ainda bem que corrigiu “em termos” o famoso e horroroso NÓS VAI  ou  A GENTE VAMOS...
Pouco  se tem a dizer do candidato Zaqueu Lins que vem se destacando muito bem nas pesquisas de opinião pública, aliás, é um segredo que está deixando os seus adversários ligados e com um elefante atrás das orelhas. Sua entrevista se prendeu aquele velho linguajar de vereador, função esta que conhece de cabo a rabo.
Luizinho Roldão com aquela fala mansa e descansada  se apresenta ou apresentou-se como figura de decoração, o seu linguajar arrastado que quase não se ouve o que ele balbucia serve muito bem para fazer ou dar entrevistas  em Mosteiros ou palestras em Conventos. Em que pese ter um excelente timbre de voz(parece locutor de FM), mas é muito limitado em suas explanações e simplista demasiadamente. Ao falar  revela-se ser  muito preguiçoso. Carece urgentemente de um profissional do ramo para despertar ou explorar seu potencial de conhecimento e saber levar a palavra abalizada ao eleitor. Do contrário, tem tudo pra ficar para trás no meio da poeirenta estrada ou se perder na curva eleitoral por ninguém saber o que realmente ele quer, diz, cobra ou exige   a quem quer que seja. Tem tudo para melhorar se fizer um bom uso da fonética com o  seu potente timbre de voz de tenor que se destaca entre todos os candidatos.
O prefeiturável do PT, Dr. Pedro Cardoso,  é uma agradável figura que possui boa aparência, quem o conhece sabe da sua procedência como um cidadão de bem, mas se apresenta como um candidato   INÚTIL, pois em vez de falar sobre ele mesmo prefere colocar o nome do PT à sua frente. Tudo que diz é a respeito do partido quase nada da sua pessoa com um palavreado movido a cansativas estatísticas e pormenores enjoativos sem cabimento algum. Por isso tornou-se numa entrevista enfadonha. Ouvi-lo ou vê-lo dar um sono danado e um abrir de boca desesperador...  Se destaca apenas no campo da saúde mostrando uma certa lucidez e conhecimento de causa, além de falar um português de razoável pra bom. O resto não se aproveita quase nada...
Sivaldo Albino é um capítulo à parte. Possuidor de um espetacular domínio de microfone, em que pese seu discurso não ser empolgante, mas é bastante compreensivo: vai direto ao assunto, com ele não tem esse papo furado  de Rolando Lero,  não!!! Se toda a esquerda de Garanhuns, com exceção da REDE Sustentável,  pender a asa pro seu lado (o que é provável) torna-se um candidato quase que imbatível. Quanto à entrevista na Marano foi o chamado chove não molha, o mastigado de sempre foi aquele que todos nós conhecemos:  recusa aqui afirma acolá, porém, anda com uma tropa de correligionários invejável. Na verdade, em sua entrevista ele  estava  acompanhado por uma reca de suplentes e de ex-vereadores, além dos partidos PSB, PSD e PMDB e outros que virão por tabela como é o caso do  PT, PC do B e mais outras correntes partidárias de esquerda com exceção da REDE Sustentável. A campanha promete!!! A sorte está lançada ou Os dados foram jogados. Façam suas apostas!!!

3 comentários:

  1. Uma análise feita por quem conhece a fundo as mazelas da política de Garanhuns,Estadual e Federal. É bom ler artigos desta natureza que esclarece a opinião pública um pouco do que os candidatos tem e possuem em matéria de conhecimento administrativo municipal e da política.

    Imagino eu que com o fim das coligações partidárias o que os prováveis candidatos a prefeito precisam é se preocupar com a quantidade e a qualidade dos candidatos a vereadores em função do quociente eleitoral e partidário.

    Por exemplo: PT-REDE-PMDB-PTN-PSDB formaram uma coligação de oposição em Lagoa do do Ouro em 2016.A outra coligação situação foram PSB-PSD-PTC-PTB.

    Em 2020 os partidos podem se coligar para prefeito,mas para vereadores não podem.

    Segundo exemplo: eu fui vítima dessas reformas feitas de cima para baixo e empurrada de guelra abaixo nos municípios em 1996.

    Ninguém sabia faltando 4 meses para as eleições em 1996.O ex-prefeito Marquidoves resolveu lançar o sobrinho Aldemar Júnior Monteiro Marques a prefeito. Para assegurar o apoio dos partidos ao prefeito existiram na época o PMDB,PFL,PSDB,Pp.Existiram 30 candidatos a vereador ao nosso lado.

    Como as regras eleitorais aprovadas em 1995 dizia no parágrafo da lei eleitoral que se houvesse coligação partidária os partidos poderiam lançar 200% das vagas a serem preenchidas.Mas após o prazo de filiação partidária era um ano antes da eleições,o PDT entrou com um liminar no TSE e este derrubou o parágrafo segundo e ficou valendo a regra antiga e a ATUAL que havendo coligação poderia 150% das vagas a serem preenchidas.

    Resultado, com a regra eleitoral aprovada as coligações no município com 9 vagas poderiam lançar 27 candidatos.com o a regra antiga poderiam lançar 150% que daria 22 candidatos a vereador.

    Como existiam 30 candidatos fomos obrigados a lançar candidatos individualmente conforme a regra eleitoral aprovada em 2019 que obrigada todos os partidos a terem os seus próprios candidatos a vereadores mesmo não tendo candidato a prefeito.

    Naquele ano de 1996 o PSDB tinha apenas ZECA BARBOSA CANDIDATO A VEREADOR E GERÔNIMO MORAIS DA SILVA o Gêu. Juntos nós tivemos 440 votos.Eu tive 290 votos e Gêu 150 votos. O quociente é eleitoral foi de 640 votos.Faltaram apenas 190 votos para eu ter sido eleito vereador.

    Na época pedi ao Prefeito Marquidoves para ele pedir aos eleitores dele 200 votos no partido PSDbB que teríamos eleito um vereador.

    Paralamas e estranho é que o Prefeito Aldemar Júnior Monteiro Marques foi eleitor com 5.600 votos não elegeu nenhum vereador do partido PSDB.Naquele época os vereadores eram todos do PFL e ninguém queria entrar no PSDB de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

    A eleição de 2020 será igualzinha a de 1996 com apenas uma diferença: naquele ano todos os partidos podiam se coligar e para o ano não podem nas PROPORCIONAIS e apenas na MAJORITÁRIA.

    0s deputados RICOS e Milionários "não pregam pregos em estopa e sim nas MADEIREAS QUE CUPIM NÃO RÓI expressão usada pelo ESCRITOR ARIANO SUASSUNA E DR. EDUARDO CAMPOS.

    Tinha um candidato a vereador em Lagoa do Ouro que dizia nos palanques que o Marquidoves "era madeira que cumpim não rói.Que o Júnior o dos Monteiro era a cobra surucucu".

    Finalmente,aqueles ou aquelas candidatas somente para cumprir TABELA não interessa mais aos partidos porque precisa de votos e para se ter votos é preciso que os 13 homens e as 5 mulheres de cada partido BUSQUEM,LUTEM,CONSIGA VOTOS para atingir o QUOCIENTE ELEITORAL E O QUOCIENTE PARTIDÁRIO.

    A disputa de verdade em 2010 será para VEREADORES. Será uma trabalhada e uma salada fora do comum.

    0 correto seria que todos os partidos fossem obrigados a lançar candidatos a prefeito e a vereadores,a governadores e deputados estaduais e federais,a presidente e senadores sem nenhuma coligação.Que sentido teve MiCHEL TEMER E EDUARDO CUNHA DO PMDB se coligarem com o PT por 8 anos e no FINAL MICHEL TEMER E EDUARDO AMBOS DO PMDB fuderam a Dilma botando de tramela e hoje AFIRMAM CATEGORICAMENTE a A DILMA FOI GOLPEADA por eles mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RETIFICANDO: "a disputa de verdade em 2020 será para VEREADORES conforme nunca deixou de ser".

      Excluir
  2. RERRATIFICAÇÃO: - O nome correto é Pedro VELOSO e não Pedro CARDOSO...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA