PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

EM CAPOEIRAS JOAQUINA VALENÇA COMPLETA 100 ANOS


Por Junior Almeida

Quando Joaquina Valença da Silva nasceu no domingo 10 de agosto de 1919, no distrito de Santo Antônio do Tará, município de Pedra, Pernambuco, o presidente do Brasil era o paraibano Epitácio Pessoa e no Estado quem mandava era Manuel Borba, nomes estes que hoje só vemos nos livros de história ou em ruas e avenidas. Dona Joaquina viveu 33 trocas de presidentes e 49 de governadores. Tem muito o que contar. Já viu e viveu muita coisa, como por exemplo, o período da segunda grande guerra e as famigeradas ditaduras do Brasil, dentre outros importantes fatos históricos.


Joaquina é filha de Sílira Valença da Conceição e de Benedito Valença da Silva. Casou aos 31 anos com Luiz Ferreira da Costa em setembro de 1950, resultando desta união que durou mais de quatro décadas os seguintes descendentes: Joselina (Fia), Maurino (Nego), Mauro (Boneta) e Manoel, popularmente conhecido em Capoeirras como Nego Neto, agente de saúde.


Além dos filhos, mais quinze netos e cinco bisnetos celebram e parabenizam a matriarca pela marcante data, UM SÉCULO DE VIDA.


Nós que fazemos o Blog de Roberto Almeida, sempre que podemos, publicamos matérias assim, pois entendemos que pessoas como Dona Joaquina tem muito o que contar e muito a nos ensinar. Desejamos a ela toda felicidade do mundo. Parabéns.

2 comentários:

  1. São 6 Bisnetos, já!
    Jenifer, Stefani, Stênio, Daniel, Theo e Luiz Filipe.
    Parabéns a Vó Quaquina.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela publicação.
    História de vida!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA