PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DUDU VOLTA A SOFRER RACISMO EM CAPOEIRAS

O prefeito de Capoeiras, Luiz Claudino de Souza, voltou a ser vítima de racismo na campanha política do município. Ao postar um cartaz de propaganda eleitoral no facebook, o gestor, que disputa a reeleição, foi surpreendido com um comentário preconceituoso de uma jovem chamada Kelly Melo. Ele escreveu kkkk (sinal de uma risada) e completou "que nego feio". A reação foi imediata e muitos internautas condenaram a atitude da mocinha. A internauta Janaína Ferreira avisou: "Isso dá cadeia!". Lidiane Brito ponderou que somos todos iguais e não é a cor que determina o caráter das pessoas. Já Sibério Neves bateu mais pesado e acusou Kelly de praticar racismo misturado com fanatismo. "Essa menina não sabe o que fala, porque postar uma idiotice desse tamanho", atacou. Muitos outros jovens se posicionaram, a maioria criticando a atitude racista. Dávila Souza acha que foi praticado "crime contra a honra" e completou: "E daí que ele é negro? Vale mais do que muitos branquinhos por aí!".

Dudu foi vítima desse tipo de preconceito nas campanhas de 2004 e 2008. Hoje, mesmo prefeito, com uma série de obras importantes no município e uma gestão pautada pela seriedade, continua sendo alvo desses ataques nem sempre inocentes. (Na imagem Dudu e o ataque racista que recebeu pelo facebook).

51 comentários:

  1. Se eu fosse o juiz de capuera obrigava todo mundo a chamar o dudu de GALEGUINHO DOS ZOIO AZUL kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem não é tanto asim. Em primeiro lugar vem o repeito;
      Eu não voto mais em Dudu, mas nem por isso vou denegrir
      nigem, temos que separar o candidato do cidadão.

      Excluir
    2. ROBERTO
      Um erro não comcerta uotro, Dávila tambem foi racista quando ela diz "E daí que ele é negro? Vale mais do que muitos branquinhos por aí!". Somos todos iguais perante a lei.

      Excluir
    3. Primeiramente, não fui Racista e sim irônica, tem uma diferença nisso! Citei "Branquinhos", porque pelo o que alguns passam só os dessa "Cor" é que prestam.. Mas se isso fosse verdade, não existiriam pessoas como essa menina, certo ela é novinha, mas RESPEITO e EDUCAÇÃO vem de berço!
      E isso pode ter certeza que eu tenho e muito! Eu sou NEGRA e Tenho orgulho da Família que Deus me deu, e da educação que deles eu recebi! =)

      Excluir
    4. Todos nós somos um pouco racista, racismos é como pecado todo mundo peca, a difença depende da forma que se diz ou se interpreta ,volto a afirmar que todos são iguais perante a lei , mesmo sendo diferentes, respeitar essa diferenças é nossa obrigação. Sendo de cor preta ou banca banquinho ou pretinho, ninguem "vale" mais do que outrem.

      Excluir
  2. Que coisa mais ridicula e absurda.

    ResponderExcluir
  3. EU ficcaria muito feliz, se tivessimos aproveitando este espaço valiouso para disculte as prioridades dos municipios com propostas para avança nas melhorias da educação, da saúde , da agricultura e do desenvolvimento que vinhece gerar emprego e renda para a juventude. Mas infelismente o nosso desejo e envolvimento na politica partidaria é tanto que torna-se fanatismo e empede o bomsenco ,nos dia de hoje já não é
    adimissivel jesto radicais por sermos diferntes, estamos precisando urgente de um choque ideas nova e inovadoras que coresponda aos nosso ideais e que valorise a nossa cultura sem perder de vista as nossa tradições.

    ResponderExcluir
  4. Sou contra qualquer atitude preconceituosa, mas me parece que está sendo utilizado com um forte cunho político. Se fosse utilizado um "galego feio" teríamos esse alarde? Seria feita uma denuncia? Existem ocasiões e ocasiões, ME PARECE, enfatizo novamente, ME PARECE não ter existido preconceito ou racismo e sim uma manifestação que pode ser considerada não sendo a correta. Parece até que não sabem o que é realmente preconceito. Só pessoas que sofreram de verdade tal ato podem falar sobre.

    ResponderExcluir
  5. "Entra ano e sai ano e a política continua entorpecendo o povo de Capoeiras."

    ResponderExcluir
  6. Esse comentário desa menina é o mínimo, pois pela foto, parece ser uma criança. Grave mesmo e saber que na campanha de 2008 além de uma inocente Rural, tinham guardados caixões de defuntos enfeitados para o enterro simbólico de Dudu além de jegues pretos e urubús para serem depenados na suposta vitória do outro grupo político. Que peninha pra eles que deu errado, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito tao capoerence mais isso que vc falou é tudo mentira.
      so fale as coisas qndo tiver certeza disso. Ok
      E eu ja sei qm vc é.
      Fica com Deus criatura

      Excluir
  7. Apesar de NÃO VOTAR EM DUDU, acho isso um absurdo!!
    As pessoas tem que parar com esse tipo de coisa!!

    ResponderExcluir
  8. Em capoeiras se ultiliza todo tipo de falta de respeito na forma de fazer " politica " de algumas pessoas mal educadas e fanáticas. Quem não lembra que em outras campanhas colocavam uma musica de luiz gonzaga e enfatizavam a seguinte frase " furaro os óio do assum preto " é uma pratica racista e aplaudida por muitos "polítiqueiros" mas não é aceita pela maioria da população, isso foi confirmado nas ultimas eleições. Talvez essa menina tenha aprendido a ser mal educada com a familia... quem sera sua familia???

    ResponderExcluir
  9. Cor não define caráter de NINGUÉM, mas o PRECONCEITO define sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      queria mesmo encontrá-la por aqui. Quer dizer que negro não pode ser chamado de negro, como a inocente criança falou sem nenhum tipo de maldade, mas chamar de maracujá de gaveta como você chamou a minha candidata ou outros comentários baixos não é preconceito? Que tipo de educação vocês têm. Vamos lá pessoal olhar as postagens do Luiz Claudino pra gente ver o tipo de baixarias que colocam lá. São todos adultos e universitários fazendo comentários preconceituosos, baixos e de uma falta de educação sem tamanho. Dois pesos duas medidas? Roberto, cuidado com o fanatismo pelo seu candidato isso pode prejudicá-lo profissionalmente. Vou lhe mandar também os comentários maldosos que essas pessoas ditas educadas estão postando no facebook, contra a minha candidata.

      Excluir
    2. Concordo plenamente Maria Helena! NÃO ENTENDO porque NEIDE REINO deixa-os tão DESESPERADOS! Qualquer coisa é questão de POLÊMICA! Se toca Marianna!
      E não se preocupe não que a MARACUJÁ DE GAVETA vem aí viuuuuuuuuuu! hahahaaaaaaaaaaiii
      e DALEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE 40 NELES!

      Excluir
  10. ô Kelly melo fica de boa ae vissi para de ta jugando as pessoas pela sua cor ....fica de boa ae que vc nem votaa falta muitoo ainda pra vc vatar ta certo..então fica na boa ae e relaxa.por que depois de nois é nois de novoo....

    ResponderExcluir
  11. todos nós somos decendentes sera que quem tem precoceito ja estudou a nossa decendencia Afro ?

    ResponderExcluir
  12. "Respeito uma das melhores qualidades."

    ResponderExcluir
  13. Não é a cor, e muito menos a beleza, que mostra a personalidade que uma pessoa tem!

    ResponderExcluir
  14. se eu não soubesse que vc e um jornalista serio eu diria que vc ta de brincadeira vai dar destaque no blog a o que uma garota de 10 ou 12 anos fala vai culpar a educação no pais que ta pessima professores despreparados mau remunerado os pais que não sabem educar direito agora uma criança o maximo que pode acontecer e ela ficar tres dias sem face book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora pode traduzir!!
      Ataque à língua portuguesa!

      Excluir
  15. Taí um assunto que sempre me intrigou. Se a pessoa é negra (Raça de pessoa de pele escura), Conforme aprendi na escola. E não gosta de ser chamador de negro. Quem tá cometendo ato de racismo, a menina que chamou ele de negro ou o negro que não respeita a cor de sua pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Hoje, mesmo prefeito, com uma série de obras importantes no município"
      Que obras, Roberto?

      Excluir
  16. Não tem intriga nenhuma o anônimo e racista enrustido

    ResponderExcluir
  17. PRONTO SÓ FARTAVA ESSA O RACISTA SÊ QUEM FOI CHAMADO DE "NEGO FEIO"
    TEM GENTE QUE NUM ADIANTA NADA TÊ IDO A ESCOLA

    ResponderExcluir
  18. Não vejo racismo no que a garota falou, eu sou negro e tenho orgulho de ser negro, sendo esta uma palavra que não me atinge, mas me deixa lisonjeado da minha cor, o que pode ter doído em alguém foi a palavra "Feio", pois da mesma forma que existe o negro feio, também existe o branco feio, o índio feio, o asiático feio, o sarará feio, o galego feio, o moreno feio e ninguém é obrigado a achar ninguém bonito, o que não dá o direito de estar xingando ninguém de "feio" em veículo público, mas quem criou o ato de racismo não foi quem falou, mas quem desta forma interpretou, "nego" como a menina escreveu não é o motivo de taxá-la de preconceituosa, no mínimo podemos dizer que esta garota é muito imatura, para estar denegrindo a imagem de outras pessoas na internet, mas da mesma forma que escreveu "nego feio", poderia ter escrito "nego bonito" e ninguém acharia ruim, porque o que incomodou não foi a palavra "nego" e sim a palavra "feio", então deixemos de criancice e discussões sem futuro!

    ResponderExcluir
  19. parabéns roberto almeida temos que divulgar atos racistas e de qualquer tipo de preconceito.

    ResponderExcluir
  20. É interessante como as opiniões sobre um assunto podem ser tão diferentes. Opinar todo o mundo tem direito, isso é claro, mas é claro também que todo o mundo tem direito de ser respeitado e obrigação de respeitar o outro. Ninguém é obrigado a gostar de A ou B, mas todos somos pessoas, gente, indivíduos que merecem existir e receber dos outros consideração e respeito pelo simples fato de estarmos ocupando espaço no mesmo universo. A questão não é a idade da menina que postou o comentário e não é pela sua suposta juventude e imaturidade que deve ser desculpada do comentário bizarro que fez, porque é no início da vida quando justamente devemos aprender como lidar com os nossos semelhantes e a lhes dispensar o devido respeito, de outra forma não podemos percorrer nosso caminho requerendo dos outros um comportamento que não nos habituamos a ter. Sei que na época de campanha política aparece de tudo, mas respeito e educação devem estar presentes em qualquer ocasião e lugar, e em todas as idades.

    ResponderExcluir
  21. pior é um aluno que fica na frente do municipal dizendo assim: ESSE BANDO DE PROFESSORA SAFADA VAI LAMBER O CHÃO QUANDO TIA NEIDE GANHAR, VOCÊ DEVERIA INVESTIGAR E COLOCAR ESSECARA TAMBÉM NO SEU BLOG, ESSA É A JUVENTUDE QUE É MAL EDUCADA PELOS PAIS, E AINDA TEM MUITOS OUTROS COMETÁRIOS NOJENTOS DITOS POR MUITOS ADOLECENTES QUE TEM A CABEÇA VAZIA, MAS ATENÇÃO ISSO É UMA MINORIA, AINDA TEM BOAS PESSOAS AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso tudo é verdade, tem adolecentes que fala isso mesmo frente ao municipal e o pior que ele nei sabe o que fala pois as professores estão lá para ensinar conteudos que vão fazer com que a vida dele seja melhor mais ele não entende que tudo que elas fazem lá é para o bem deles e isso que ele fala é algo muito feio da parte dele, professor é uma profissão maravilhosa que deveria ser mais valorizada e quando eu digo valorizada eu falo edos alunos que não que as vezes não para para pensar sobre o que um professor siguinifica na vida de uma pessoa, espero que este adolecente se arrependa e pense mais sobre o valor do professor e que professoras não são safadas e não vão lamber o chão não, e sabe por que por que se elas são professoras elas lutaram muito para está alí trabalhando honestamente e repassando o saber,estruturando o saber na mente de cada um.

      Que as pessoas fiquem mais ligadas no que falam professor é a profissão que move o mundo sem um professor nada se aprende, todo bom começo tem um bom professor.

      Excluir
  22. a melhor resposta pra essa menina vai ser dada no dia 7 de outubro com o NEGRO de novo na prefeitura que ta fazendo mas do que os BRANCOS que governaram nessa cidade."

    ResponderExcluir
  23. Isso não é racismo, é, no máximo, injúria racial.
    E se ela tivesse escrito ''Eita, que nego lindo!''
    Isso seria ofensa? Tenham paciência!

    ResponderExcluir
  24. José Fernandes Costa9 de agosto de 2012 às 23:38

    NEGRA é a raça. Se o prefeito Dudu é negro, essa é a raça dele. - NÃO importa a idade da menina. Como não adianta discutir se ela tem ou não educação. - O certo é que esse tipo de chacota NÃO configura racismo. Tampouco se pode dizer que é preconceito. - ISSO é tão somente uma brincadeira de mau gosto. - Muitas vezes com a intenção deliberada de ofender ou ridicularizar a pessoa. - Chamar uma pessoa de branco safado ou negro ordinário NÃO é racismo, coisa nenhuma. - É injuria, porque ofende a dignidade do indivíduo. - As pessoas costumam alegar racismo em todas as situações desse tipo. - É engano. - RACISMO é, por exemplo, o diretor de uma escola dizer que não aceita alunos negros. - Ou alguém ter um restaurante e dizer que não serve nada a negro. - Ou o contrário: se o dono do cinema é negro, diz que não admite que brancos frequentem o seu cinema. - Aí, sim, estaria caracterizado o RACISMO. - Agora, concordando com um dos comentaristas, quem saiu perdendo muito nesse debate foi a nossa gramática. - Creio que está havendo preconceito com a língua portuguesa./.

    ResponderExcluir
  25. Morador de capoeiras10 de agosto de 2012 às 00:18

    Me poupem! Isso já se estendeu demais. Já tá tendo um cunho político. Tudo bem, não concordo com racismo, é crime, acho lamentável, mas chegar Roberto Almeida e dizer que fez uma gestão séria e que tem várias obras importaantes, é brincadeira, né? é um atentando à inteligência dos cidadãos de Cacpoeiras. Beira até a falta de respeito com a população.

    ResponderExcluir
  26. "' nossa tudo racismo, :O"

    Paulo Gomes/Caetés

    ResponderExcluir
  27. "Eu acho que politica tem que ser disputada sem existir o preconceito,todos somos iguais perante Deus portanto tanto faz negro como branco se for competente trabalha.Não é porque não voto nele que vou desmoralizar,desculpe a nossa amiga que talvez não pensou no que falou."

    ResponderExcluir
  28. o que importa se ele é negro ou não ? pq enquanto os brancos estavam roubando os cofres publicos alguns anos atras ele ta fazendo historia de outra forma; TRABALHANDO e se deus quiser vai continuar ...... SIMBORA 22"

    ResponderExcluir
  29. Acho engraçado esse debate todo por conta do comentário desta adolecente,realmente ela se expressou mal,mas eu faço a seguinte pergunta:
    Porque quando os alunos do sitio Imbé estavam sem carro para vim estudar e procuraram um dos secretários do prefeito para tomar as provindencias necessarias,e um deles chamou eles de CANGACEIROS isso gerou polêmica?
    Como também mandaram eles se virarem e virem de jegue também isso gerou polêmica? Minha gente parem de dar tanto ibope a esta matéria e vão procurar fazer algo para o nosso povo,que já estão cansados de ver essa politicagem nogenta.

    ResponderExcluir
  30. o que icomoda alguns ignorantes não é a cor mas a quantidade de votos, vão levar outra lapada desse NEGRO honesto e trabalhador. dalhe dudu é 22...

    ResponderExcluir
  31. Não sou de Capoeiras, sou de São Bento do Una, mas fiquei revoltado com esse tipo de comentário racistas, o mundo em que vivemos na há mais espaço para esse tipo de comportamento desta jovem, o racismo é crime e deve ser combatido e punido pela a justiça, na minha opinião sendo o Prefeito Dudu tomaria as medidas cabíveis perante a justiça para identificar essa pessoa que cometeu este crime, através de uma ação penal, pode – se identificar essa pessoa, através do o numero do IP do provedor, fica a dica.

    ResponderExcluir
  32. Se negro feio é racismo,branquelos q não fazem nada tambem é...É melhor Chamar negro q é a cor Afro,do q Mentir e Chamar Negrinho do olhinho azul.HA m poupem das besteiras desses comentariosss

    ResponderExcluir
  33. Racismo é um assunto sério, e não deveria ser usado para eventuais formas de discussão e intriga política, o própio prefeito já sofreu com isso.
    Este acontecido, foi no máximo uma falta de educação de uma jovem que não recebeu a formação adequada, culpa dos atuas e antigos políticos, e da sociedade que dimensiona um fato mínimo, fazendo disso uma verdadeira palhaçada.

    ResponderExcluir
  34. "see ela foosse raciistta nn gosttariiaa da própriiaa famíliia ,, e siintto lhee iinformar quee ela ttem educaçãao ttah .. Só sabee queem convevii coom ele pra sabeer qee ela é uma ótiima meniina e nn é maal educadaa .. Vãao se encomodar com a viida de voocs e deiixeem a dela eem paaz bllz .."

    ResponderExcluir
  35. "é uma criança mais já sabe muito bem o que diz,"

    ResponderExcluir
  36. SEVERINO FRANCISCO DE MELO11 de agosto de 2012 às 14:30

    "caro amigos aqui vai uma colocacao do pai DA MENINA KELY SERA QUE O AMIGO ROBERTO ALMEIDA QUE FES A PUBLICACAO NO SEU BLOG COMO QUEM QUE CONDENAR UMA CRIANCA ENESPERIENTE POR TER UZADO UMA FRASER TALVES POR AFRONTO E MAL QUE ESTA COLIGACAO PARTIDARIA VEM FASENDO NOS UTIMOS DIAS A MINHA PESSOA E MINHA ENPRESA VAMOS COMPARA VER QUAL MAIS PIOR EXSEMPLO NO CARRO DE SOM DESSA COLIGASAO NAO TENHO PASSADO DE UM MERO PASADOR DE CHEQUES SEM FUNDOS CUSPIDOR DE MICROFONES E LEVADO DE MULTAS EN SAO PAULO COM O CARRO DA PREFEITURA MAIS SE ESQUESERAM DE MOSTRA AS COIZAS BOAS QUE EU FIS NESSE MINICIPIO VEJAM MINHAS QUALIDADES SULIPA VAMOS RESPEITA AS CRIANCAS INDEPENDENTE DE PARTIDARIOS OU NAO" (SULIPA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas agora traduza o que você quis dizer, porque você acabou de assassinar o PORTUGUÊS! Depois dessa, é melhor encerrar esse assunto! Acho que todos nós já podemos entender o motivo pela qual a menina fala coisas sem "noção", com certeza é por causa da vasta educação quem tem recebido! :p

      Excluir
  37. José Fernandes Costa11 de agosto de 2012 às 17:50

    Já disse, linhas acima, que NÃO vi racismo, nem preconceito no comentário da Kelly. - Acrescento que em campanhas políticas acontece de tudo. Principalmente em cidades do interior. - Nas capitais também a coisa não é muito diferente. - Pelo que entendi, seu Severino Francisco já foi prefeito de Capoeiras. - O que estranhei nisso tudo, foi a forma como um ex-prefeito escreve. - Mas... pode até ter sido bom administrador. - Aliás, quem vai julgar isso é povo de Capoeiras./.

    ResponderExcluir
  38. senhor ROBERTO ALMEIDA TENHO GRANDE ADIMIRAÇÃO ou tinha por sua pessoa a ter descobrir que oo senhor uza fatos pequenos para criar grandes tempestades so queria que em vez do senhor esta tentando tirar a paz de uma familia que talvez nunca tenha lhi feito maul nem ao senhoor e nem ao prefeito desse municipio o senhor e ele pensassem bem nas consequencias que isso pode trazer a vocês dois entao envez de colocar esse pequenos plobemas a exposiçao olhe os defeitos e nessecidades que nossa cidade tem e EU GARANTO QUE ISSO VAI LHE RENDER MAIS MATERIAS UM GRANDE ABRAÇO ALEXANDRE HENRIQUE OU SIMPLESMENTE " SULIPINHA"

    ResponderExcluir
  39. Acredito eu que, a menina foi infeliz em seu comentário. E ela não é tão pequena para não saber o que fala e o pode causar futuramente, não vejo preconceito, mas um comentário que acaba denegrindo a imagem do candidato. Houve sim a intenção de um chingamento, mas sem a intenção da pratica de preconceito. No meu modo de ver, os responsaveis pela menina, devem tomar atitudes mais rigidas em relação a opnião formada. E para responder a alguns comentários, cor não define carater, mas ficha suja sim...
    Depois de nós, é nós de novo.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA