GOVERNO DO ESTADO

GOVERNO DO ESTADO
GOVERNO DE PERNAMBUCO - FUNDARPE

Alepe

Alepe
Alepe

quinta-feira, 28 de março de 2019

SIVALDO PROPÕE CURSO DE ROBÓTICA NA UPE


Deputado com dirigentes da Empresa Softex

Garanhuns poderá funcionando nas dependências da UPE local cursos de Robótica, Games e Celular.

A iniciativa é do deputado estadual Sivaldo Albino (PSB), que teve um encontro no Recife com o presidente da empresa Softex, Alcides Niceas Pires, quando propôs a execução do projeto na Universidade de Pernambuco, que poderá gerar novas oportunidades de emprego em renda na cidade, beneficiando centenas de jovens.

Segundo explicou o deputado, o projeto tem como inspiração a parceria firmada entre a Softex e o grupo de João Carlos Paes Mendonça, que possibilitou o funcionamento de cursos no Shopping Riomar, atendendo jovens que residem nas proximidades do centro comercial.

Os cursos em Garanhuns serão destinados preferencialmente a jovens entre 16 e 24 anos de idade, que estão no ensino médio ou tenham concluído o segundo grau, em razão de se tratar da faixa etária atualmente mais vulnerável da nossa população.

“Muitos dos que estão nessa faixa etária, fazem parte da geração NEM NEM, ou seja, nem estudam e nem trabalham, o que faz com muitos deles desistam de vez dos estudos, comprometendo seu futuro e muitas vezes entrando até no mundo das drogas e da criminalidade. Estes cursos representam uma porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho”, explicou Sivaldo.

PORTO  DIGITAL - Ao Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o parlamentar solicitou a criação de uma parceria entre o Porto Digital e as universidades de Garanhuns, visando ao aproveitamento dos formandos nos cursos de Ciência da Computação (UFRPE), Licenciatura em Computação e Engenharia de Software (UPE) e Técnico em Informática (IFPE), uma vez que, segundo o parlamentar, esta é justamente a mão de obra que hoje o Porto Digital precisa, tendo em vista o anúncio recente, pelo presidente da entidade, da existência de 900 vagas de emprego nas empresas situadas no Porto Digital.

O segundo pleito do Deputado ao presidente do Porto Digital foi a transferência de experiência do Porto para a UPE, no tocante à implantação de uma incubadora de Tecnologia da Informação - TI, nas dependências da Universidade, projeto que já vem sendo pensado há vários anos por estudantes e professores do Campus Garanhuns, bem como pelos demais professores e estudantes das demais instituições que compõem o núcleo de TI de Garanhuns.

Tais iniciativas tendem a consolidar o arranjo produtivo da tecnologia da informação que já existe informalmente em Garanhuns, mas que precisa de maior apoio dos órgãos públicos, para tornar o município não apenas um centro formador de mão de obra, mas também um local onde estes jovens possam estruturar seus negócios, formar suas famílias e se fixarem definitivamente.

O Presidente do Porto Digital comprometeu-se a visitar Garanhuns na última semana de abril para reunir-se com a comunidade acadêmica e definir a melhor maneira de formar tal parceria.

Quanto à parceria com a Softex, depois de receber o aval do Presidente da entidade, o parlamentar aguarda agenda com o Secretário de Ciência e Tecnologia para apresentar-lhe o projeto e garantir o apoio financeiro do Governo do Estado na aquisição dos laboratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário