PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SECRETARIA DE SAÚDE DE GARANHUNS REALIZA MUTIRÃO



A Secretaria de Saúde de Garanhuns realizou nesta terça-feira (28), na Unidade Básica (UBS) de Heliópolis, uma Feira da Saúde para os pacientes que integram o serviço.  

A iniciativa foi feita em parceria com servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Educação. Durante a oportunidade, foram disponibilizadas ações educativas e de promoção à saúde, com o objetivo de reunir os pacientes portadores de doenças crônicas, em especial hipertensos e diabéticos.

Durante manhã e tarde, foram realizados diversos procedimentos, entre 40 atendimentos médicos e 55 de enfermagem, mais de 300 testes rápidos e 33 vacinações entre crianças e adultos. Também houve avaliação nutricional, atendimento de fisioterapia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e psicológica, testes de glicemia e exames de saúde bucal e vacinação. Entre os participantes, o aposentado José Alves, de 67 anos, já estava há três anos sem ir ao médico. “Nessa ação de hoje consegui atualizar todos os meus exames e agora pretendo me cuidar mais. Vou começar uma dieta e fazer caminhadas no parque”, declarou.

A população foi beneficiada ainda com contação de histórias, aula de zumba, emissão do Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único e da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e palestras educativas com profissionais do Núcleo de Assistência à Família (Nasf) e estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE).

O momento também contou com a presença da titular da pasta, Nilva Mendes, além das coordenações do setor de Atenção Básica. “Disponibilizamos todos esses serviços diariamente, mas nessa mobilização temos o intuito de realizar o diagnóstico precoce de algum problema e, consequentemente, agilizar o processo de tratamento”, afirmou a secretária de Saúde. (SECOM).


Um comentário:

  1. Invertendo um velho provérbio português, “eu vos digo”: SÓ SE ESTABELECE QUEM TEM COMPETÊNCIA!!! O resto é papo furado ou conversa de botequim... Uma pessoa tem mais condições de se estabelecer naquilo que deseja empreender, se for capaz de mobilizar seus conhecimentos, para agir diante das mais inusitadas situações dentro da área em que atua e, diga-se de passagem: tem que ser do ramo para atuar bem e dar conta do recado.

    É o que acontece com a melhor secretaria, hoje, do governo Izaías, que é a da SAÚDE. Há poucos dias, essa dita secretaria era a GENI DO PREFEITO... Aquela Subdivisão administrativa do governo municipal, a olhos vistos, já se propõe a prestar informações para dar respostas imediatas sobre os mais diversos assuntos do seu ambiente interno ou externo, no campo da saúde, e colocar em prática as habilidades do grupo que lá trabalha para desenvolver tarefas do cotidiano, e também as que se apresentem fora da programação do dia-a-dia.

    Dentro deste contexto, existe um importante tripé de sustentação que dá andamento para o bom funcionamento de uma máquina continuar bem azeitada, que é o CONHECIMENTO, a INFORMAÇÃO e a PRÁTICA, evidentemente que aliada a um vasto aprendizado profissional de qualidade e força(vontade) de trabalho, haja vista que aquele órgão não está sendo dirigido ou comandado por uma pessoa coadjuvante e sim por uma autêntica protagonista. Ou seja, pela personagem principal, pessoa esta, que entende do riscado!!!

    P.S.: - Para determinadas coisas é preciso ter competência, ter conhecimento de causa para se estabelecer. Chega de amadorismo, principalmente numa área sensível como é saúde pública.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA