PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ABASTECIMENTO D´ÁGUA DESAFIA O PRÓXIMO GOVERNO


*Por Paulo Camelo.

A bela imagem da Barragem Gurjão, cujo manancial de água abastece as cidades do Capoeiras/PE e Caetés/PE,  acumulava cerca de  38% de água, ou seja, 1.450.000 metros cúbicos de água, após as chuvas de junho a julho de 2017.

Por sua vez e na mesma época a Barragem Cajueiro acumulava 14.500.000 metros cúbicos de água, ou seja, atingindo 100% da sua capacidade. O Sistema Cajueiro abastece as cidades de Garanhuns, Angelim,  São João e o Distrito São Pedro em Garanhuns.

Lembrando que o manancial de água da Barragem Cajueiro se localiza nas terras dos municípios de Garanhuns e Brejão.

Apesar do conglomerado de açudes existentes em Garanhuns/PE, ou seja, Cajueiro, Inhumas e Mundaú,  atingirem,  em julho de 2017, sua capacidade máxima, a COMPESA  ao suspender  o racionamento de água, previu que o abastecimento de água estava garantido até maio de 2018. Considerando a baixa precipitação pluviométrica ocorrida em 2018, estamos caminhando para o próximo racionamento.

Há um ditado popular, brasileiro, que diz: “não se deve cobrir um santo  para descobrir o outro”.
Mas, há um ditado popular, chinês, o qual afirma: “se tua previsão é para 1 ano planta arroz; se tua previsão é para 10 anos planta árvore; se tua previsão é para um século, educa o homem”.

Atualizando: se tua previsão é para  abastecer as  populações de Caetés e Capoeiras, planta árvores,  recuperas o meio ambiente que terás mais chuva na bacia hidrográfica da Barragem Gurjão.

O QUE  FALTA É POLÍTICA PÚBLICA QUE ATENDA A POPULAÇÃO DE CADA MUNICÍPIO.

Na ânsia de serem reeleitos os governos Estadual e Federal, executam obras hídricas  de cunho  publicitário e de efeito duvidoso, com custos elevados e de execução a  longo prazo. Senão vejamos:

1 – A Adutora da Barragem Cajueiro, em execução,  de Garanhuns para  as cidades de Caetés e Capoeiras, têm um  custo altíssimo, correndo o risco de comprometer o abastecimento de água  de Garanhuns/Angelim/São João/Distrito São Pedro. O que o próximo Governador  de Pernambuco deve fazer consiste em reflorestamento e construção de novas barragens, inclusive em Garanhuns/PE para abastecer outras cidades, já que o nosso município, apesar do desmatamento, ainda chove. Portanto,  Garanhuns é  “abençoado por Deus” e não pelos “Demônios” (rsrsrs), como disse a cantora Daniela Mercury no 28ª FIG em julho de  2018;

2 – Por outro lado, a Transposição do Rio São Francisco, é muita cara e não será capaz de   atender a necessidade da população nordestina, uma vez que a questão não seria o déficit hídrico que não existe, pois a pendência reside na má administração dos recursos hídricos existentes tendo em vista as diversas obras inacabadas. Para se ter uma idéia, o Nordeste Brasileiro é a região com grande potencial hídrico a nível mundial, com cerca de 70 mil açudes nos quais são armazenados 37 bilhões de metros cúbicos de água. Portanto, o problema da seca poderia ser resolvido com o reflorestamento, com a recuperação dos nutrientes do solo, com a redução da erosão do solo, com a execução de cisternas  e com a conclusão das mais de 23 Obras de distribuição de água, as quais estão paradas nos municípios contemplados pela obra de Transposição do Rio São Francisco, a um custo muito mais barato e viável do que a transposição do maior rio inteiramente nacional. Além do mais, devido ao desmatamento,  “o velho chico” já está dando sinais de cansaço, comprometendo o Sistema de Distribuição de Energia Elétrica, via CHESF;

3 – Lembrando que a  capacidade de abastecimento de um manancial de água é calculado para atender um crescimento populacional, digamos, nos próximos 20 anos. Donde, concluímos  que  daqui há 10 anos, no máximo, estaremos à beira do colapso caso a política governamental  não seja revista, visando   atender a  demanda por recursos hídricos de cada município  e a  preservação ambiental;

4 – Convém lembrar que a exemplo dos EUA, os  mananciais  de água são tidos como equipamentos de segurança nacional e são  monitorados 24 horas  pelo exército. Aqui, no Brasil, é uma alegria geral.

Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, Garanhuense, Engenheiro Civil  e ativista político independente.

*Foto: Blog Capoeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA