GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

VEREADOR DESCOBRE QUE ESTANDE DE CAPOEIRAS NA FENEARTE VENDIA PRODUTOS DO MUNICÍPIO DE POÇÃO


Um fato estranho aconteceu na última Fenearte, que terminou domingo, dia 15. Um estande montado na maior Feira de Artesanato da América Latina tinha em destaque o nome de Capoeiras. Acontece que os artesãos e os produtos do espaço eram todos do município de Poção.

A descoberta foi feita pelo vereador Bruno da Ótica, que ainda está tentando montar o quebra cabeça e faz alguns questionamentos. A própria Secretaria de Turismo do Estado, que organiza a Fenearte, teria sido ludibriada? Quem pagou o estande foi a Prefeitura de Poção ou de Capoeiras? Porque o município vizinho emprestou seu nome ao outro, que já fica na região de Pesqueira?

O próprio vereador Bruno da Ótica faz aqui o seu relato:

De acordo com www.turismo.gov.br/últimas notícias, aconteceu de 04 a 15 de julho no centro de convenções de Pernambuco a maior feira de artesanato da América Latina, em sua décima nona edição, a Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimulando o potencial de crescimento dos artesãos, funcionando como importante elemento estruturado da cadeia de produtos do artesanato local.

Ontem, dia 14 de julho, eu, Bruno da ótica, tive o prazer de ir visitar esta grandiosa feira, e a cada estande que passava, eu ficava admirado com a diversidade artística e cultural ali reunida. 

Fiquei pensando: - Como fazer, então, para termos uma representatividade capoeirense neste evento tão grandioso e divulgador da cultura?

Foi quando me deparei com uma surpresa, maravilhosa surpresa!! Nós estávamos representados no evento. Fiquei envergonhado, como podia um vereador não saber que tinha munícipes capoeirenses no evento divulgando e vendendo produtos nossos? Vergonha e grande a minha!

Eu precisava, então, registrar o momento com os nossos artesãos. Que orgulho! Poder dá-lhes um abraço, poder parabenizá-los, poder desejar-lhes sucesso e externar a minha alegria por vê-los ali.

Foi quando tive outra surpresa! Mas agora, triste.

As artesãs que lá estavam não eram capoeirenses. No estande o nome da cidade era Capoeiras, porém as pessoas que ali estavam expondo seus produtos não eram de nossa cidade. Como assim?

Bem, fiquei muito curioso e fui perguntar.

As artesãs que lá estavam disseram que vieram de Poção-PE e que a patroa delas se chamava Daiane Meneses, também de Poção.

Nessa hora comecei a me fazer muitos questionamentos:

1) Por que uma outra cidade estaria expondo e comercializando seus produtos no estande onde deveria está os representantes da cidade de Capoeiras?

2) Será que os outros estandes também estavam com nomes de cidades que não representavam seus produtos?

3) A Fenearte é um evento sério e conhecidíssimo. Como pode acontecer um paradoxo de informações desse jeito?

4) Por que os nossos artesãos não estavam lá?

5) E quem comprou os produtos no estande das artesãs de Porção estão pensando que tais produtos são de Capoeiras? Estão, porque na placa consta o nome da cidade. Confuso isso!

6) Por que não incentivar os nossos artesãos locais que podem consequentemente gerar renda para o município e desenvolvimento?

Essas perguntas, dúvidas e comentários precisam de respostas. Eu irei buscá-las onde for preciso. Estou me sentindo, mais uma vez, indignado com este fato.

Não só como vereador da cidade, mas como cidadão, como munícipe eu cobro explicações para mais este fato, cobro respostas.

O povo da cidade de Capoeiras precisa saber também, e principalmente, os artesãos locais, pois todos merecem respeito. Todos os que estão envolvidos direta ou indiretamente com a cultura local precisam de uma explicação.

Mais uma vez eu pergunto:

- Por que os nossos artesãos, que, inclusive possuem uma associação na cidade, não estavam participando da Fenearte, expondo e comercializando os seus produtos, frutos da produção local? O que realmente aconteceu que as artesãs de Poção ficaram com o estande que deveria ser nosso?

Fica aqui o meu questionamento, que com certeza, será o questionamento de muitos agora. 

*Imagens: 1) Vereador Bruno na Fenearte. O nome no estande é de Capoeiras, mas o artesanato da cidade não esteve lá; 2) Página da Associação dos Artesão de Capoeiras no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA