PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A DURA VIDA DE UM ARTISTA POPULAR EM NOSSA REGIÃO


Por Junior Almeida

José Domingos de Morais, o Dominguinhos, é um dos filhos mais ilustres da Suíça Brasileira. Em uma de suas tantas canções, “Meu Garanhuns”, o artista homenageou seu torrão contando um pouco de sua história aqui nas Terras de Simoa. Diz a música:

       No meu Garanhuns
O forró é bom demais
Todo mundo se sacode
Cada vez querendo mais

Neve caindo
Ai, meu Deus, que coisa boa!
Suíça pernambucana
É a Terra da Garoa

Quando chega São João
É grande a emoção do povão
No Parque Ecológico Pau Pombo
Tem um relógio solar como atração

Foi lá que comecei junto com meus irmãos
Tocando na feira pra ganhar o pão
Tudo isso é motivo de recordações
Garanhuns, Garanhuns...

Pois bem, a música de exaltação à Terra das Sete Colinas para os filhos de Garanhuns é motivo de orgulho. Como garanhuense e bairrista que sou, acho a composição uma obra prima. Nem mesmo o fato de Dominguinhos ter confundido o relógio de flores, cartão postal da cidade, com um relógio solar, tiram o brilho da canção. No texto da música destacamos em negrito a parte que fala das dificuldades do ainda desconhecido sanfoneiro para ganhar o seu pão de cada dia. Dominguinhos depois, indo pro Rio de Janeiro, teve às bênçãos do Velho Lua, e mais tarde, o próprio Luiz Gonzaga reconhecendo que o Nenen de Garanhuns o superou na sanfona. Lula era tão rei, tão grande, que teve a humildade de reconhecer o tamanho do talento de Dominguinhos, mesmo falando em uma suposta superação no quesito sanfona.

O artista de Garanhuns teve sorte, quem sabe a mão de Deus o ajudando, ou mesmo o destino previamente traçado. Fato é que ele venceu. Tornou-se conhecido e respeitado mundialmente, mas nunca negou suas origens. Quantos Dominguinhos não estão por aí sem serem descobertos, assim como jogadores de futebol de várzea, que muitas vezes jogam mais do que profissionais de grandes clubes que são verdadeiras perebas, mas que têm bons empresários, e por isso estão bem?

Aqui em Garanhuns mesmo, só no mesmo segmento musical de Dominguinhos, tivemos bons sanfoneiros como, por exemplo, Didi da Sanfona, que animou muito rela bucho em toda região. De Capoeiras, radicado na Suíça Pernambucana o carismático e talentoso Rufino, que antes de se mudar pra cá, usava o nome artístico de Cego do Piado. O sanfoneiro era deficiente visual e nascido no Sítio Piado no município vizinho.

No final da década de 1980 outro filho de Capoeiras, morador de Garanhuns desde 1974, também apareceu para música da região. Messias Peixoto da Silva, de nome artístico Messias Santiago. Em 1989, quando gravar um disco era privilégio de poucos, Messias lançou um LP com canções de sua autoria, tendo como música principal “Pare o Trem que Eu quero Descer”. O cantor fez um certo sucesso na região, mas não estourou, como artistas bem menos talentosos mas que moram em outras regiões do país e têm uma mídia mais forte cuidando deles.

Depois do efêmero sucesso o poeta voltou à sua realidade. Como homem trabalhador do campo Messias nunca teve medo de serviço, e enfrentou de tudo pra ganhar honestamente seu pão. Depois de várias profissões, já maduro, o artista foi um dos pioneiros em Garanhuns na atividade de moto táxi. Ele conta que no início o serviço era clandestino, e por esse motivo os motociclistas eram muitos perseguidos, chegando ao ponto de ele ser multado três vezes no mesmo dia. Messias desabafa que neste dia, depois da terceira multa perguntou ao “poderoso guarda” por que ele estava o notificando, tendo esse respondido que o motivo seria não ter ido com a cara dele. O poeta passou dez anos como moto taxista, sendo o início da Rua do Cajueiro, na esquina da antiga Padaria Suíça, seu último ponto de trabalho. Algumas quedas e duas costelas quebradas obrigaram Messias largar a profissão.

Agora Messias Santiago está como diz a canção de Dominguinhos: tocando na feira pra ganhar o pão. Mas não é só na feira que ele toca e canta. O sanfoneiro se apresenta em postas de lojas, em escolas, em festas de casamentos, aniversários e até nos semáforos da cidade (próximo da Bonanza da Rui Barbosa). Messias, sempre bem humorado diz que canta até em aniversário de boneca ou velório, desde quem tenha seu cachê.

Ele nos revelou que agora no período junino está sendo muito requisitado para tocar em festinhas de escolas e em alguns comércios da cidade. Também deixou seu número de telefone para quem quiser contratá-lo, que é o 87 9 9642 7983. Recentemente Messias Santiago visitou seus ex-colegas moto taxistas no centro de Garanhuns, e aproveitou para dar uma canja pra eles, apresentando uma de suas composições, onde ele com muito bom humor conta de sua luta para se sustentar. Um dos profissionais do guidão filmou com um celular a apresentação improvisada do sanfoneiro e postou nas redes sociais. O vídeo se espalhou rapidamente no WhatsApp e no Facebook já conta com centenas de compartilhamentos. Aqui você pode acessar a apresentação de Messias Santiago nas ruas de Garanhuns. 

*Foto: os irmãos Lula de Santo e Messias Santiago.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, assim como ele temos muitos talentos não valorizados em nossa terrinha.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA