PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SOBRE A IGNORÂNCIA ERUDITA

Carlos D´Incão*

Um dos maiores problemas contemporâneos e que aflige todas as gerações não é mais a ignorância, mas sim a “ignorância aprendida” que é, em sua essência, uma ignorância perversa que assume a forma de conhecimento adquirido por fontes supostamente confiáveis.

A ignorância aprendida acaba por resultar em um novo tipo de ignorante, o “ignorante erudito”.

Uma mistura heterogênea de conceitos deturpados, meias verdades, fatos inventados, dados manipulados... e tudo isso cuidadosamente controlado por gigantescos meios de comunicação privados que desejam cumprir com uma missão: gerar um exército de “ignorantes eruditos”, geralmente recrutados das camadas altas e médias de nossa sociedade e que servem como tropa de choque dos interesses do grande capital.

Esse exército de “ignorantes eruditos” consegue ver vantagens na destruição da previdência pública, dos direitos sociais e na falência da democracia e do Estado de Direito.

Consegue ver o mundo de maneira distorcida e desequilibrada... Chega a acreditar que países que sofrem as mais flagrantes agressões dos países centrais, como Cuba e Venezuela, são nossos inimigos... enquanto países como EUA e Alemanha, que realizam diariamente um processo de pilhagem de nossas riquezas, são vistos como nossos “aliados estratégicos”.

O “ignorante erudito” não está somente em um nível inferior do que aquele que se encontra no estado da simples ignorância. Ele está enraizado em um duro e sujo universo de mentira e manipulação, fazendo com que a sua própria libertação se torne em uma missão muito mais difícil, quando não, impossível.

Mas esse fenômeno não é inédito, embora hoje traja novas roupagens e porte armas mais sofisticadas. A ele o combate sempre se deu por três frentes: a contrainformação, o debate crítico e a sátira.

Hoje temos também a missão de criarmos mecanismos eficazes de sabotagem e boicote aos meios de comunicação formadores desse exército.

Um bom começo seria nos recusarmos explicitamente a não mais se valer desses meios para qualquer tipo de pronunciamento.

Para além das redes sociais, ocupar as ruas é também um dever fundamental. E nas ruas a verdade há sempre de prevalecer.


A verdade é um conhecido e temido animal... ela é rebelde, não aceita ficar presa e tão pouco é possível de ser domada. Ela é a mãe de todas as insurreições e o primeiro passo de todas as revoluções.

*Carlos D´Incão (foto) é professor e historiador. O texto foi reproduzido de sua página no Facebook.

4 comentários:

  1. .......... Chega a acreditar que países que sofrem as mais flagrantes agressões dos países centrais, como Cuba e Venezuela, são nossos inimigos... O BOM ARTICULISTA CARLOS D´INCÃO(EM QUE PESE SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO MANIPULADOR DE MENTES DA JUVENTUDE ESQUERDOIDE), AO DIGITAR NO TECLADO ESTE BEM ESCRITO TEXTO DEVE TER ENTRADO EM TRANSE, VIAJOU À MARTE, OU ENTÃO ESTROU EM ESTADO DE COMA NO DIA 01 DE JANEIRO DE 2003 E SÓ AGORA RESSUCITOU E RETORNOU DO ALTO DE SUA IMBECILIDADE COM ESSE MIMIMI E BLÁBLÁBLA.

    Olha, manipulador das mentes de uma juventude universitária vazia!!! Vá por mim, viu?!?!?! Eu conheço o meu gado... D’INCÃO, Quem quiser que pense o contrário, porém, contudo, todavia, o PT não prejudicou apenas a Petrobras. A Caixa, o BB, BNDES, Eletrobras, Correios e muitas outras estatais estão arrasadas. Os Correios por exemplo, estão quebrados na emenda por uma ruma de desmantelos irresponsáveis praticados pelo Seboso e pela Anta em apenas 13 anos. Lula, Dilma, seus aliados e eleitores AFUNDARAM o Brasil e a vida dos brasileiros. A corrupção mata. Milhares morreram direta ou indiretamente por causa da corrupção (estradas esburacadas, hospitais sem assistência adequada, violência desenfreada, doenças em decorrência da crise financeira, fome, desemprego, ignorância, destruição da família, das escolas e do parlamento e apareceu até gente com nome de Gleisi Hoffmann!!!(DISSO TUDO, SÓ SALVOU-SE MESMO O JUIZ SÉRGIO MORO!!!). Olha, D’INCÃO!!! Quem pensa em votar no condenado Lula, simplesmente, quer queira ou não, é cúmplice de ladrão, protetor de chefe de organização criminosa e defensor intransigente da BANDIDOCRACIA!!!

    P.S1.: - GOSTARIA DE ENVIAR O RECADINHO BEM PIXOTOTINHO AO BOM ARTICULISTA(SE ELE NÃO VOLTOU AO COMA): O BRASIL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO QUE POSSUI MOVIMENTO PRÓ CORRUPÇÃO, ALÉM DE POSSUIR E PROTEGER BANDIDO DE ESTIMAÇÃO...

    P.S2.: - EIS UMA VERDADE VERDADEIRA: CAPIM, FARMÁCIA, IGREJA DE CRENTE, BLOGS SUJOS E PUXA-SACO PETRALHA TÊM EM TODO CANTO: ATÉ EM MARTE OU QUEM ESTEVE EM ESTADO DE COMA...

    ResponderExcluir
  2. Bastante surpreendente o título dessa postagem, principalmente quando vinda daqueles que defendem que um completo analfabeto deve estar na presidência, que uma disléxica e analfabeta funcional deve ser recolocada na presidência, daqueles que defendem cotas em seleções e concursos diversos para gente que seja lá, por qual for o motivo, razão e circunstância, não têm capacidade intelectual para serem aprovadas em concursos por seus méritos próprios, e sim só por serem de determinada cor, daqueles que colocaram um advogado de quinta categoria reprovado em diversos concursos para juiz, no cargo de ministro da suprema corte, daqueles que defendem a pedagogia freiriana que propõe que professor e aluno não estão em desigualdade de conhecimento intrínseco, mas que um aluno só possui um conhecimento diferente do professor, acabando assim com a natural hierarquia entre quem possui e quem não possui conhecimento, elemento fundamental para qualquer sistema educacional eficiente e efetivo, e além disso encheram as universidades de professores semianalfabetos, daqueles que encheram por interferência politico/financeira as redações de jornais, revistas e TVs de Jornalistas que não sabem escrever, os sindicatos de trabalhadores que não trabalham, as universidades de estudantes que não estudam.

    E ainda vêm com um artigo desse? Só uma palavra basta para isso: "Hipocrisia".

    ResponderExcluir
  3. Excelente comentário, este do Ewerton Souto, e bastanre contemplativo. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Segundo Isaac Newton para toda ação existem uma reação na mesma direção e em sentido contrário.Isto é democracia.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA