PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O CONTO DE FADAS DA "MÃE" DE HARRY POTTER

Por Roberto Almeida*

Joanne Rowling nasceu em Yate,  na Inglaterra.  Era chamada pelas pessoas mais próximas simplesmente de “Jo”. 

O pai,  Peter James Rowling era engenheiro aeronáutico e a mãe Anne, uma técnica de ciência.

Jo passou a infância na cidade de Chepstow. Seus pais gostavam de ler e sua casa era repleta de livros. Assim, desde criança sonhou em se tornar escritora.

Anne, a mãe de Joanne, ficou doente quando a filha mal tinha saído da adolescência e morreu antes do estrondoso sucesso da filha.

A vida da moça que teimava em escrever histórias que ninguém lia, até porque ela não mostrava a ninguém sua criação literária, ficou mais difícil depois da morte da mãe e ela foi morar em Portugal, onde passou a trabalhar.

Tanto na Inglaterra quanto em Portugal teve empregos modestos, como pesquisadora, professora e até atendente,  na Anistia Internacional.

Antes de começar a carreira vitoriosa de escritora, Joanne Rowling conheceu em Portugal um rapaz chamado Jorge Arantes, que no início foi gentil, jurou amor eterno e os dois terminaram casando.

Tiveram uma filha, mas o relacionamento com pouco tempo degringolou

Jorge ficou sem emprego, passou a beber e se tornou violento, de maneira que Jo não viu outra saída senão pegar sua filhinha,  ainda pequena, deixar o esposo e voltar para a Inglaterra.

No seu país de origem voltou a dar aulas e passou a escrever cada vez mais. 

Quando pela primeira vez mostrou a história de “Harry Potter” a uma amiga foi incentivada a publicar o livro. 

“É mágico”, foi o que ouviu e a curta frase soou como música a seus ouvidos.

Joanne então partiu para conseguir um agente literário que viabilizasse a publicação de sua obra.

No começo ninguém levou muita fé no seu trabalho, principalmente porque nas editoras se acreditava que “livro infantil não dá dinheiro”.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi recusado por 12 editoras até que surgiu alguém (uma empresa) interessado (a) em lançar o livro.

Saiu numa edição de apenas cinco mil exemplares, porém teve uma receptividade muito além do que os editores esperavam e pouco tempo depois Rowling já estava sendo traduzida nos Estados Unidos e começando a ganhar muito dinheiro.

No início dos anos 90, divorciada e com uma pequena filha para criar, Joanne teve de sobreviver recebendo dinheiro do estado, uma espécie de bolsa família que existe na Inglaterra.

Com o sucesso dos sete livros da série de “Harry Potter”, tornou-se uma das mulheres mais ricas do mundo.

Segundo a estimativa de um prestigiado jornal inglês, a fortuna da escritora em 2016 já era de 500 milhões de libras.

Também pudera, J.K Rowling, nome que adotou como escritora, aconselhada pelo editor, já vendeu em torno de 450 milhões somente da série “Harry Potter”, que teve toda sua saga de sete livros adaptados para o cinema, fazendo com que jorrasse dinheiro para a escritora e outros envolvidos na empreitada.

Hoje, bilionária, casada novamente, com o escocês Neil Murray, médico anestesista, J.K. Rowling (O K foi em homenagem a avó, Katherine) continua escrevendo e usa parte de seu dinheiro para ajudar crianças e famílias em dificuldade. Investe também nas pesquisas para tratamento da esclerose múltipla, doença que levou sua mãe muito cedo.

A vida de Joanne Rowling dá um romance e um filme, tão empolgante quanto as histórias que ela criou.

E não deu outra: sua biografia foi parar no cinema, em 2011, no filme intitulado em português “Magia Além das Palavras”.

Poppy Montgomery, atriz australiana e fã da escritora, interpreta Jo,  no longa. 

A direção é do americano Paul A. Kaufman.

J.K. Rowling encantou (e encanta) milhões de crianças pelo mundo com suas histórias cheias de magia, bruxos e personagens com poderes sobrenaturais.


Ela mesma se tornou uma maga das palavras, fez de sua vida um conto de fadas e proporcionou muita felicidade a crianças, adolescentes e adultos que se encantaram com Harry Potter, Hermione, Rony e muitos outros personagens que tornaram o mundo real menos árido.

*Dedico este post ao meu filho João Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA