PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O BRASIL PRECISA QUE A CONSTITUIÇÃO VENÇA O ÓDIO


Sílvio Costa*

O Brasil sabe que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva é amado e odiado na mesma grandeza. É evidente que os brasileiros que o odeiam estão querendo que, na próxima quarta-feira (24), Lula seja condenado. Se possível, à pena máxima prevista na nossa legislação penal e na Constituição Federal. 

Aliás, o ódio é tão cego que, se no Brasil existisse a prisão perpétua, não há dúvida de que essa seria a pena desejada pelos adversários para o ex-presidente. Esses que odeiam a Lula não estão preocupados  em respeitar a Constituição da República. Aceitam que a Carta seja rasgada, desde que para o uso contra Lula. Podem esses ser chamados de democratas?

Ratifico o que qualquer advogado, promotor ou juiz sabe: ninguém pode ser condenado sem a materialidade do crime. Não existe um único cartório de imóveis no país que tenha um documento comprovando que o tal triplex está em nome do ex-presidente Lula.

O Ministério Público Federal não apresentou nenhuma prova contra o ex-presidente e o delator e empreiteiro Léo Pinheiro afirmou ao juiz Sérgio Moro que o apartamento  estava em nome da OAS. Lula foi condenado por Moro sem as provas do crime.

É preciso ressaltar ao país, inclusive, que a construtora havia colocado o triplex como garantia de uma operação financeira. E, recentemente, uma juíza de Brasília penhorou o imóvel para dar em garantia de uma dívida da própria OAS. Como, então, o ex-presidente pôde ser condenado por Moro?

Reconheço que o juiz Sérgio Moro presta um grande serviço ao país. Entretanto, em relação ao ex-presidente Lula existe uma interpretação predominante, no meio jurídico nacional,  de que o juiz condenou sem provas. Nesta condição, prevalece o princípio jurídico da presunção da inocência (in dubio pro reo, expressão latina  que significa na dúvida, a favor do réu). Ou seja, na ausência de provas, se favorecerá o réu.

O país precisa preservar o respeito à Constituição. O país não pode permitir que alguém seja condenado por "ouvi dizer  ou por suposição". As democracias não comportam esse abuso. "Ouvi dizer" que o tal triplex pertence a Lula é o mesmo que falar: "ouvi dizer" que Sérgio Moro protege o PSDB. 

Por isso, Moro não poderia ter condenado Lula sem provas. Por isso, o Brasil que ama Lula acredita que, na próxima quarta-feira, a Constituição nacional vai vencer o ódio que tem infelicitado o país.

* Sílvio Costa é deputado federal e vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados.

5 comentários:

  1. Para haver provas, é preciso que haja primeiro o crime. Se não há crime, não pode haver provas! Tão certo quanto dois mais = igual a quatro. - Quanto à condenação in dubio, trata-se de condenação seletiva. Até PowerPoint vale. /.

    ResponderExcluir
  2. 0 JULGAMENTO DO LULA tem um caráter puramente político.As decisões dos desembargadores são mais políticas que jurídicas.Agora,condenar sem provas e crimes cometidos é a maior injustiça do mundo.Por isso que juristas e juízes e conhecedores das leis estão dando suas opiniões divergentes.Vamos aguardar como vai se comportar 2 dos três juízes desembargadores diante de uma população de mais de 50 milhões de eleitores de todas as cores e de todos os partidos do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Meus irmãos,governar uma nação com trilhões de reais distribuídos por 5.570 municípios,27 estados,513 deputados federais,81 senadores,órgãos públicos,dos quais,os bilhões são ganhos pelas empresas,empreiteiras em milhares e querer que o LULA estivesse fiscalizando TODAS AS LICITAÇÕES e ainda fiscalizando todas AS APLICAÇÕES DO DINHEIRO antes,durante e depois por LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, É IMPOSSÍVEL.

    AINDA APARECE alguns imbecis e dizem o LULA É MAFIOSO,BANDIDO,LADRÃO,CHEFE DE QUADRILHAS.POR ISSO QUE HOJE OS PARTIDOS E A OPERAÇÃO LAVA JATO QUE TANTO PROPAGARAM TERMINARAM SENDO DERROTADOS PELA FORÇA DO POVO BRASILEIRO.

    MULTIDÕES SE AGLOMERAM EM PORTE ALEGRE PARA DIZER,LULA TU ÉS UM GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO!

    ResponderExcluir
  4. Líder do MST e da Frente Brasil Popular, João Pedro Stédile explica por que as elites brasileiras dão um tiro no pé ao perseguir, de forma tão ostensiva, o ex-presidente Lula, que já foi condenado sem provas a nove anos e meio de prisão e pode ter a sentença confirmada neste dia 24, em Porto Alegre; "Toda vez que Lula é atacado, o povo se sente atacado. O código de leitura da realidade brasileira do povão é diferente da classe média e da burguesia". diz ele; "Condenar Lula agora é jogar mais água – e voto – no moinho dele, porque as pessoas vão se dar conta de que ele está sendo injustiçado e que foi uma decisão política", afirma.

    ResponderExcluir
  5. TEJE PRESO, LULA!!! E NÃO ADIANTA MATAR GENTE… NEM COMER TAMBÉM!!! CADEIA SEM LULA É FRAUDE!!! CADEIA SEM LULA É GOLPE!!! AINDA EXISTEM JUÍZES CORRETOS E CUMPRIDORES DA LEI EM BERLIM.

    P.S1.: - Para quem não se convence de nada, nada é prova!!!

    P.S2.: - O Brasil é o único país no mundo, donde tem palerma que tem seu bandido de estimação...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA