PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

101 ANOS DA HECATOMBE DE GARANHUNS

Por Cláudio Gonçalves

Hoje completa 101 anos da Hecatombe de Garanhuns. Durante o centenário desse fato histórico, a Comissão do Memorial da Hecatombe fez várias referências aos personagens desse episódio. Uma das conquistas foi o Projeto de Lei Projeto Nº 4352/2017 de autoria do Vereador Audálio Ramos Machado Filho, que determina que todas as repartições públicas deverão colocar a bandeira do município a meio mastro a cada 15 de janeiro. Esse ato tem um significado simbólico, mas de relevante importância, pois é um ato de reconhecimento aos grandes feitos políticos realizados por esses homens que contribuíram para o desenvolvimento do nosso município, e vale ressaltar, antes de nos determos apenas na tragédia política, possamos debruçar o nosso olhar sobre a história de cada personagem, pois cada um deles, anos antes de 15 de janeiro de 1917 haviam contribuído enormemente com a História de Garanhuns. Sendo assim, não podemos esquecer o que cada foi e fez por Garanhuns.


AS VÍTIMAS

O Coronel Júlio Brasileiro, alto comerciante e cafeicultor, deputado estadual, uma vez prefeito de Garanhuns e prefeito eleito em 1917, cujo cargo não assumiu. Coronel Manoel Jardim, professor, duas vezes prefeito de Garanhuns e seis vezes consecutivas deputado estadual, Tenente-Coronel Francisco Veloso, comerciante e cafeicultor, duas vezes prefeito de Garanhuns, Coronel Argemiro Tavares de Miranda, próspero comerciante, uma vez prefeito de Garanhuns, Capitão Júlio Tavares de Miranda, Comerciante, Major Sátiro Ivo, alto comerciante, Dr. Borba Junior, médico com grandes serviços prestados a população carente de Garanhuns, o jovem Gonzaga Jardim, estudante, sobrinho do coronel Manoel Jardim. A homenagem também se estende aos bravos militares, guarnição da Polícia Militar de Pernambuco, que morreram em defesa da farda, heróis como o Cabo Antônio Pedro de Souza, Cobrinha e os soldados Ezequiel Cabral de Souza, Francisco Maciel Pinto, Manoel João de Oliveira e Pedro Antônio Dias.

Hoje temos que olhar para a história de cada um, buscar valorizar os seus feitos, pois foram através de suas ações que Garanhuns despontou no início do século XX como uma das principais potências econômicas de Pernambuco.

Em suma, vivemos em novos tempos, e mesmo vivendo o presente, sempre olhamos para o nosso passado, mas ao olharmos esse passado, busquemos o que de melhor ele pode nos ajudar para construir um futuro melhor para a sociedade. Essa é uma das lições que a História nos ensina.

*Foto das vítimas da hecatombe em um calendário feito na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA