PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

NOSSAS REPÚBLICAS E CELSO GALVÃO


*Givaldo Calado de Freitas

A República do Brasil pode ser dividida em cinco períodos, historicamente, ricos à nação. Com efeito, a partir de sua proclamação, em 1889, ao ano de 1930, estava a nação convivendo com a chamada de "República das Oligarquias". Que deu azo a muitos terem saudade do Brasil Império e, muito mais, de seu competente, honesto, liberal e culto Imperador, Dom Pedro II.
O segundo período vem de 1930 a 1945, e é chamada de "Era Vargas".  Ou de "Ditadura de Vargas" ou de "Estado Novo", posto que este só a partir de 1937 com Vargas no poder desde 1930.
O terceiro período, também chamado de "República Populista",
vem de 1945 a 1964. Ou seja: de Dutra a Jango, passando por Vargas, de novo nos braços do povo, e por Jucelino
O quarto período, ou Quarta República, ou Ditadura  Militar vem de 1964 a 1985. Com a segunda redemocratização do estado brasileiro - a primeira em 1945.
Finalmente o quinto período ou República Nova que vem da queda do regime militar e flui até nossos dias.
Mas o que tem Celso a ver com isso, Givaldo? Pergunta-me uma amiga querida em pleno show de Andrea Amorim. Para mim, muito. Primeiro, pelo prefeito que fora em nossa cidade. E em períodos distintos: na plenitude do Estado Novo de 1937 a 1945 e, depois, como Vargas, nos braços do povo de sua cidade de 1952 a 1955, com a redemocratização.
À sua cidade deixou muito. E eu me deteria em duas empresas dele, ainda hoje saudadas por seus conterrâneos, embora ele já falecido há tantos anos: o Palácio que, hoje, leva seu nome, e a Praça Dom Moura, monumentos símbolos de nossa cidade, e obras de seu primeiro governo - de 1937 a 1945. Mas eu ainda destacaria o "Cassino Monte Sinai".
Aí, outra história, amiga. Que me entristece. Sobretudo, depois que recebi de Nelson a prestação de contas, feita por Celso, da construção daquele monumento símbolo da nossa cidade.  


* Figura Pública. Empresário. Na foto Givaldo Calado com a cantora Andrea Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA