PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

QUALQUER SEMELHANÇA...


Por José Fernandes Costa
- jfc.costa15@gmail.com


Sonhei que estava num bosque, entre flores e florestas. – E lá eu encontrava uma jovem que, no sonho, chamava-se Maria Amélia. – Naquele sonho, Maria Amélia me contava algumas coisas: assuntos os mais diversos. Mas tudo tinha que ver com a vida dela! – Sonhos são imagens que se apresentam em nossa mente e formam ideias. – Tais fenômenos ocorrem durante o sono e, muitas vezes, dizem muito da realidade que nos carca.

Naqueles bosques havia declives e aclives. No meio do sonho, Maria Amélia falou das suas poucas alegrias. E prosseguiu na conversa, contando umas tantas dificuldades em sua vida. – Pelo que pude ver, ela tinha cerca de 20 anos. – Era uma jovem atraente, demonstrando ser muito reservada; esquiva; introspectiva, às vezes triste. Em que pese, ela queria encontrar as alegrias desta vida. E se esforçava para tanto; mas havia incompreensões que teimavam em impedir que Maria Amélia se sentisse segura entre as pessoas do seu convívio social.

Estávamos na primavera, estação das flores e dos campos verdejantes. Não obstante, não víamos as coisas tão verdes, assim. Nada parecia claro o suficiente para que os olhos de Maria Amélia brilhassem mais um pouquinho. Ela deixava antever sua vontade de conseguir que seus familiares, assim como, os grupos de amigos fossem bem receptivos à sua presença. – E me dizia que não desfrutava da aceitação necessária, principalmente fora de casa, em horas quando mais necessitava dessa tolerância.

Eu me afeiçoei a Maria Amélia, de modo a sentir suas tristezas como se minhas fossem. – Lembro-me de que sentamo-nos na grama e ficamos um tempão conversando. Eu alisava os cabelos dela; algumas vezes, enxugava as lágrimas que escorriam vagarosamente por suas faces. – Naquelas horas ficávamos em total silêncio. Pois é nos momentos de silêncio que o nosso pensamento vagueia em busca de resultado para os males que nos afligem.

Mas, como ocorre em quase todos os sonhos, a solução não vem. E ficamos em apuros. Coisas que se passam em pedaços de minutos, parece que duraram a noite inteira. É uma sequência de pensamentos confusos, até que acordemos atordoados. – Porém, antes de acordar naquela noite, meu pensamento só dava indícios de coisas fúnebres. Eu só via imagens de pessoas mortas. Naquele sonho, havia algo de funesto rondando os dias de Maria Amélia. Àquela altura, Maria Amélia era mais u’a amiga que eu havia feito, em tão curto tempo.

Enfim, acordei. Passei o dia com a cabeça embaralhada com o dito sonho. Fui tomado por um desconsolo muito incômodo. – O dia terminou e os afazeres me fizeram esquecer que havia sonhado tanto. – Ademais, sonhos são frequentes em muitas pessoas. Umas sonham mais, outras sonham raramente. Por isso, a gente termina esquecendo certos sonhos.

Entretanto, no caso presente, as imagens daquele sonho sempre voltavam à minha mente. E assim foi, até que seis (6) dias após o sonho, veio-me a notícia da morte inesperada de uma jovem. Aí, não era mais sonho; era a triste realidade: Cinara do Espírito Santo tivera morte violenta, deixando familiares e amigos incrédulos e atônitos. – Essa morte de verdade, ocorreu nos arredores da cidade em que nasci. E Cinara tinha e tem parentesco comigo, relativamente muito próximo.

Fiquei a pensar: sonhos podem mostrar realidades? – Sim, respondi eu mesmo. Se bem que nem todos. – Contudo e portanto, cada vez mais passei a acreditar que os nossos sonhos são uma espécie de relato das situações com as quais convivemos; ou pelas quais passamos. Ou ainda, de coisas que nos chegaram em forma de notícias. – Ou seja: no sono, adormecidos, sonhamos com coisas que, muitas vezes, já sonhávamos com elas, quando acordados estávamos. – A antevisão das coisas do dia a dia nos chegam na forma de certos sonhos.


– ** Os nomes são fictícios! – Mas, qualquer semelhança com pessoas ou fatos, NÃO é simples coincidência. – É ISSO. /.

Um comentário:

  1. Caro Amigo Roberto: - Mais uma vez, venho AGRADECER-LHE pela ACOLHIDA. – E pela ILUSTRAÇÃO ESPETACULAR !! – SÓ VOCÊ MESMO pra saber manejar TÃO BEM essa arte!! - Mesmo quando se trata de postagens de terceiros, a SUA TÉCNICA É EXCELENTE !!! – Com abraço, ObrigadOOO!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA