SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

AUDÁLIO PEDE MODERNIZAÇÃO DA SAÚDE EM GARANHUNS

Por Altamir Pinheiro

O gabaritado vereador do PSDC de  Garanhuns  AUDÁLIO FILHO, que já é possuidor de três mandatos, orgulho da Casa Raimundo de Moraes, entrou com um requerimento formulando ao Ministro da Saúde e o Secretário Estadual da pasta no sentido de que seja implantado uma UNIDADE DE TELEMEDICINA no Hospital Regional Dom Moura com medicina compartilhada com  o Hospital da Restauração de Recife para assistência remota a pacientes do interior e especialmente do Agreste Meridional. Esta bendita solução inovadora sugerida pelo competente vereador é composta por SOFTWARE, estações de telemedicina e uma ampla gama de equipamentos médicos conectados, que permitem atendimentos, eletivos e de urgência, em diversas especialidades, sendo manuseado através de controle remoto via INTERNET.

O que terá levado o vereador AUDÁLIO FILHO ter essa brilhante e oportuna  ideia?!?!?! Respondendo a este escriba que ora escreve estas linhas, falou-me: ‘’Os benefícios que a TELEMEDICINA trazem, de imediato, são espetaculares. Se já não bastasse EVITAR a locomoção do paciente para nossa capital, há uma redução do tempo de permanência do enfermo numa UTI; a redução da taxa de mortalidade fica bastante visível; e, principalmente, a democratização do acesso  à medicina de alta complexidade’’, disse o vereador.  Corretíssima a visão de Audálio Filho, haja vista que os especialistas comungam o seguinte: A solução em TELEMEDICINA oferece aos médicos os recursos necessários para monitorar, capacitar e orientar seus pacientes a partir de um painel de controle, onde é possível visualizar as informações de saúde de cada um de seus pacientes.

Para se  ter ideia dessa tecnologia avançada A TELEMEDICINA é uma ferramenta tão primorosa que já existe no mercado um  APLICATIVO DO PACIENTE construído através da experiência de mais de 1 milhão de downloads pelo mundo (plataformas IOS e Android). O tal aplicativo(ou programa) possibilita ao paciente monitorar e controlar medidas de saúde, tais como peso, atividade física, pressão arterial, pulso, temperatura corporal e glicemia, todas coletadas de forma automática através de dispositivos médicos conectados. Além disso, realiza a avaliação de risco para determinadas doenças crônicas baseada em protocolos e evidências clínicas. Dessa forma, estimula uma mudança de comportamento nos pacientes.

Já pensou a importância da TELEMEDICINA no campo cardiológico, hein?!?!?! Segundo os médicos ‘’TAMPA DE CRUSH’’ que lidam com essa ferramenta, ela pode ser definida como uma prática da medicina a distância que se vale de recursos tecnológicos para a captação de imagens e a transmissão eletrônica de dados exclusivos ou especificamente com pacientes cardíacos. Na prática, essa definição significa a utilização de equipamentos como eletrocardiógrafos digitais, que podem ser instalados em hospitais. Conectados à internet, esses aparelhos transmitem os dados do eletrocardiograma imediatamente após sua realização. Na outra ponta da telecomunicação, um cardiologista especialista examina os dados transmitidos e, em seguida, emite um LAUDO  de avaliação na comunicação de retorno. Tudo praticamente em tempo real!!! Ou seja,  Se os antigos já  diziam que o mundo era pequeno, hoje pode-se dizer que ele ficou menor ainda — e o que é melhor: ficou mais rápido com a TELEMEDICINA!!!


Que bom seria se este primoroso requerimento do vereador garanhuense Audálio Filho fosse bem visto pelo Ministro da Saúde Ricardo Barros e que houvesse também uma forcinha do nosso Secretário de Saúde Jose Iran Costa, para fechar com chave de ouro esta brilhante ideia concebida pelo vereador que tanto  engrandece  a Câmara de Garanhuns por ser um  parlamentar de visão larga e carregar em suas entranhas uma sensibilidade  a flor da pele para com os nossos irmãos pacientes do sofrível Hospital Regional Dom Moura. Independente do destino que eles vão dar ao oportuno pedido, valeu a pena   pela intenção demonstrada pelo nobre vereador, haja vista que seu apego e dedicação  ao cargo que tão bem  representa faz dele um dos melhores parlamentares que já teve oportunidade de ingressar naquela centenária casa legislativa. Parabéns, Audálio!!!

*Foto que ilustra a matéria: Portal Telemedicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário