PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

NUNCA SE DEVE BRIGAR COM AS PESQUISAS

Como não poderia deixar de ser, a pesquisa divulgada aqui no blog,  que mostra uma aprovação de 71% ao Governo Municipal deu muito o que falar.

Os que não gostam da gestão do prefeito Izaías Régis (PTB) tentaram desqualificar o levantamento, sem apresentação de números ou argumentos contra o trabalho de campo realizado.

É preciso levar em consideração que uma coisa é uma enquete num veículo específico de comunicação, a discussão em um café num grupo de amigos, o debate nas redes sociais e outra bem diferente é a aplicação de 400 questionários distribuídos de acordo com o peso de cada bairro ou distrito, em termos de densidade populacional ou mesmo eleitoral.

A chamada “pesquisa científica”, feita com seriedade, normalmente bate com o quadro real, dentro da margem de erro apontada pelos institutos.
Tomemos como exemplo as eleições de 2016 em diversas cidades do Agreste Meridional, como Garanhuns, Caetés, Brejão e Lajedo.

Pesquisas realizadas nesses municípios, antes do dia 16 de outubro, indicaram vitórias folgadas de Izaías Régis, Armando Duarte (PTB), Beta Cadengue (PSB) e Rossine Blesmany (PSB), o que levou os adversários desses (então) candidatos a contestarem os números e alguns até entraram na Justiça para proibir a divulgação das pesquisas eleitorais.

Mas quando as urnas foram abertas todos eles venceram com os percentuais apontados pelos institutos, deixando claro que um trabalho de campo feito com seriedade traz em torno de 95% de possibilidade de acerto.

Jarbas Vasconcelos (PMDB), que foi prefeito do Recife, deputado estadual e federal, senador e governador de Pernambuco por oito anos, disse uma vez que um político nunca deve brigar com as pesquisas.


Ele sabia o que estava afirmando. Quem briga com pesquisa séria normalmente está fadado a estacionar, do ponto de vista político, enquanto quem trabalha em cima de números confiáveis está sempre progredindo e colecionando vitórias, como é o caso do próprio Jarbas. 

Em tempo: pesquisa sempre registra um dado momento. A realidade de hoje pode ser outra amanhã. Assim, daqui a três anos e meio, quando o seu governo será novamente julgado nas urnas, o prefeito Izaías Régis tanto poderá estar em alta, como a situação poderá ter se modificado. Tudo vai depender do seu trabalho daqui pra frente e dos humores da população.

Um comentário:

  1. Caro Roberto, João Mendonça, em belo jardim, desqualificou a pesquisa de Magno Martins em belo jardim e levou uma lâmpada do candidato já antecipadamente derrotado, armando Monteiro.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA