PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

BARRAGENS DE GARANHUNS ESTÃO CHEIAS

A Barragem do Cajueiro, o maior reservatório do Sistema de Abastecimento de Garanhuns, no Agreste Meridional, está sangrando.

O reservatório foi beneficiado com as chuvas regulares que caem na região desde o mês de maio, e atingiu sua capacidade máxima de armazenamento, que é de 14,5 milhões de metros cúbicos de água.

A última vez que a barragem sangrou foi no ano de 2015.

Os outros dois mananciais que alimentam o sistema, as barragens de Inhumas e Mundaú, também apresentaram boa recuperação com o período de inverno, e alcançaram o nível máximo de acumulação, volume que deu condições da Compesa eliminar o racionamento de água na 'Cidade das Flores' no último dia 10.

 A seca prolongada na região tinha levado, inclusive, Inhumas ao colapso em março deste ano. Graças às chuvas e à localização do reservatório em uma bacia hidrográfica de alto rendimento, Inhumas apresentou uma excelente recuperação. 

Agora com as três barragens cheias, a Compesa tem condições de garantir o fornecimento de água para Garanhuns até o próximo período chuvoso, em maio de 2018 - considerando o clima normal para região.

Além de Garanhuns, esse sistema de distribuição de água atende as cidades de Angelim e São João e o distrito de São Pedro. (Da Assessoria da Compesa).

*Na foto a Barragem do Cajueiro.

Um comentário:

  1. NA POLÍTICA NÃO PODEMOS E NEM DEVEMOS SER INGRATOS COM OS QUE TIVERAM VISÃO DE MUNDO DIFERENTE DOS ANTECESSORES.

    0 EX-PREFEITO LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA FOI MUITO CRITICADO.MAS FOI EM SEU GOVERNO QUE FOI CONSTRUÍDA A BARRAGEM DO CAJUEIRO NA GESTÃO DO EX-GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS,O QUAL,PROJETOU 2 GRANDES BARRAGENS NO AGRESTE MERIDIONAL: BARRAGEM DO CAJUEIRO EM GARANHUNS E BARRAGEM DO RIACHO SECO EM BREJÃO.

    Meus irmãos,somente quem já coordenou uma SECA como eu em 1987/1988 na gestão do ex-governador Miguel Arraes sabe o que é um produtor pedir um carro d!agua para se colocar na cisterna dele e vir chegar apenas com 1 ano depois.

    Foi a maior SECA que Lagoa do Ouro enfrentou.E nossa salvação foram a BARRAGEM DO CAJUEIRO e as poços artesianos de GARANHUNS.Senão teríamos passado muita sede e centenas de animais bovinos,suinos,equideos,caprinos teriam morrido de fome e sede.

    Todas as médias barragens e açudes de Lagoa do Ouro secaram.A nossa salvação foi a barragem do riacho da palha que de 15 em 15 dias chegavam um pouco d!agua via compesa e assim tínhamos um pouco d!agua para tomar um banho de cuia e depois pegar a água e lavar o sanitário.

    Nestes 59 anos de vida nunca presenciei uma sena desta. Somente o meu pai presenciou uma seca tão braba pior do que esta que foi a de 1932 a 1945 quando esteve com 12 anos e 25 anos.

    Por isso que o meu pai tinha mais de 10 quadros de palmas porque ele sabia que as secas viriam periodicamente.Muitas vezes fomos comprar palmas em Venturosa divisa com Capoeiras.

    BARRAGEM DO CAJUEIRO HOJE DEVERIA SE CHAMAR "BARRAGEM DO CAJUEIRO EDUARDO CAMPOS" que ao lado da Adutora do Agreste e a Transposição do Rio São Francisco traduzem as 2 maiores obras hidricas do Nordeste e do Brasil graças ao Lula e Eduardo Campos.

    Muito obrigado Garanhuns, terra de Simoa Gomes e das ÁGUAS MINERAIS!!! Terra da cultura e da sabedoria,da fé e do amor,Garanhuns,tu és uma ESTRELA QUE BRILHA!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA