PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CÂMARA APROVA PROJETO QUE MEXE COM PROFESSORES

Por 11 votos a 2 a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou, agora pela manhã, projeto do Poder Executivo que mexe com a vida dos professores do município, alterando o cálculo da hora-aula e abrindo caminho para a redução da carga horária dos profissionais de ensino no município.
Pelo menos esse é o pensamento do vereador  e professor Márcio, que juntamente com Tonho de Belo votou contra a proposta da prefeitura.
“Votei com minha consciência e a favor da classe”, justificou o vereador, que assegura que os parlamentares não receberam pressão para votar a favor ou contra as alterações aprovadas hoje.
Tonho de Belo disse que desde o começo estava contra o projeto e não seria nesta sexta-feira que iria mudar de posição.
O procurador jurídico do município, João Pontes, explicou que o projeto do Executivo está totalmente dentro da legalidade e que diversas outras cidades da região pagam o professor da mesma maneira que Garanhuns vai fazer a partir de agora.
Ele disse que muitos professores que resistiram à matéria trabalham também no Estado, que adota o mesmo sistema que irá vigorar no município depois das modificações referendadas na Câmara.
Algumas centenas de professores lotaram hoje o plenário, a antessala e até parte da frente da Câmara Municipal.
Eles pressionaram, vaiaram, portaram faixas e cartazes, mas não conseguiram reverter a decisão dos parlamentares que por ampla maioria aprovaram a proposta do prefeito Izaías Régis (PTB).

2 comentários:

  1. Boa tarde meu amigo Roberto! A respeito das informações do procurador do município, sinto dizer que o mesmo está equivocado quando diz que "...no Estado, que adota o mesmo sistema que irá vigorar no município depois das modificações referendadas na Câmara".

    O estado paga o professor por horas/aulas e não pelo modelo heliocêntrico de se calcular o tempo em "horas" como está expresso na referida lei aprovada pela câmara de Garanhuns. Nem a CLT é tão injusta quanto esse projeto, principalmente quando não trata a divisão do trabalho dos professores em horas/aulas, que inclusive é uma convenção que está expressa na lei que rege a categoria.

    "O procurador jurídico do município, João Pontes, explicou que o projeto do Executivo está totalmente dentro da legalidade e que diversas outras cidades da região pagam o professor da mesma maneira que Garanhuns vai fazer a partir de agora". Particularmente não conheço nenhum município que pague o professor por "horas", conheço vários municípios que pagam os professores por "horas/aulas".

    Quanto as cargas horárias de 150 h/a e 200 h/a, seguramente digo que deve haver um cuidado muito grande quando se for "mexer" neste quesito, para não se incorrer em uma grande injustiça, principalmente para o professor da educação infantil, que o PCC de Garanhuns trata como professor I, pois aplicando o princípio da equidade e proporcionalidade da lei do piso, seguramente esse professor NÃO poderá ter sua carga horária reduzida.

    Forte abraço.
    Wellington Freitas, professor na cidade de Garanhuns.

    ResponderExcluir
  2. Não mexeu apenas! Caríssimo Roberto Almeida,a educação de Garanhuns acabou de sofrer um golpe, que será amplamente sentido pelos estudantes, não porque iremos trabalhar revoltados, mas porquê, não termos mais o tempo remonerado que é de direito para elaboração das aulas, correção de provas etc.. todo e qualquer trabalhador faz uso das suas atribuições com zelo e responsabilidade. Muito nos entristece é saber que nossas vidas foram hoje decidas por veriadores que não conseguem nem se quer ler com fluência, que não procuraram entender o projeto, sem entendimento decidiram a vidas dos professores que dedicaram seis anos de suas vidas em uma graduação, mais dois em especialização e alguns até em seus doutorados. Infelizmente os 11 vereadores que hoje aprovaram esse projeto sem as alterações necessárias, estão periodicamente em suas funções, diferentemente​ dos professores que são concursados e prestarão serviço a educação do município por toda a sua vida, mas mesmo assim, são responsáveis pelo legislativo desta cidade e aprovam leis que irão destruir toda uma categoria. Que em meio a toda essa situação, ficavam rindo ironicamente das nossas angústias, que esse mesmo representante do "povo", passou mais de um mês cavalgando sem trabalhar e mesmo assim seu salário não foi afetado, diferentemente de nós professores, que trabalhamos uma jornada de 200 h/a e recebemos por 150 h/a, o que nos custou um desconto em folha de mais de 700,00, do que trabalhamos. Estamos de LUTO sim

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA