Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

quinta-feira, 15 de junho de 2017

AS CALÇADAS DA RUA SÃO MIGUEL NA BOA VISTA

Por Altamir Pinheiro

Em se tratando da conhecidíssima RUA SÃO MIGUEL, todo transeunte garanhuense sabe muito bem que ali estamos diante de um caos total por ser uma rua estreita causadora de enormes transtornos para quem se aventura ou se arrisca em andar à margem da rua com àquele trânsito infernal e altamente  perigoso. Pois bem!!! Na visão do vereador Luiz Leite,  as calçadas do Bairro da Boa Vista podem ser o caminho seguro para as pessoas se deslocarem para o centro da cidade, como também  podendo ser ampliadas dentro de um relevo correto com suas galerias e árvores bem situadas, além de ser uma passagem adequada para passear e distrair-se com a maior segurança possível.

Ciente das dificuldades porque passam os pedestres que caminham ou andam a pé pelos estreitos espaços do Bairro da Boa vista, o vereador Luiz Leite entrou com um requerimento perante os seus pares,  solicitando a construção de calçadas na rua São Miguel, dentro de sua ótima visão por bem entender que as  calçadas com boa qualidade são um equipamento fundamental para a mobilidade urbana sustentável, daí que  o nobre vereador embasou a sua proposição, aprovada por unanimidade pelos Vereadores e encaminhada ao Prefeito Izaías Régis, baseada na Lei Municipal nº 4036/2014, que dispõe sobre a execução de calçadas no Município.

O vereador tem plena noção que nas  cidades brasileiras, e Garanhuns não poderia ser diferente que,  cerca de 30% das viagens cotidianas do POVÃO são realizadas a pé, principalmente em função do alto custo do transporte público. Como se sabe, além da importância para o transporte, as calçadas funcionam também como um "SENSOR" da qualidade de urbanização de uma cidade. Qualquer urbanista, arquiteto ou coisa que o valha são taxativos em afirmar que se pode medir o nível de civilização de um povo pela qualidade das calçadas de suas cidades.

Pois foi conversando com esses profissionais, que o vereador chegou a conclusão  que as calçadas são melhor indicador de desenvolvimento humano(IDH),  enfim, cidades são feitas para pessoas, e estas primordialmente caminham. A necessidade de calçadas de qualidade vale para todos: jovens, adultos e também para crianças, idosos e pessoas com deficiência física, que demandam pavimentos bem nivelados, sem buracos, e dotados de rampas de acesso para cadeiras de rodas.

A petição do vereador Luiz Leite veio a calhar tendo em vista que no seu requerimento vem com um reforço ou pedido para que as calçadas que venham a ser construídas naquela artéria,  devem ser suficientemente aprimoradas e, sempre que possível, protegidas por arborização para conforto de quem anda sob o sol. E bem iluminadas, para quem caminha à noite. Outro item a não ser esquecido, segundo o vereador, são bancos e jardins, que, sempre que houver espaço, são um sinal de gentileza urbana precioso, que se contrapõe à correria de nossos dias.


Espera-se que o prefeito Izaías Régis veja com bons olhos essa oportuna e brilhante solicitação desse jovem  vereador, porém, parlamentar de visão larga,  pois não e à toa que já constatou, através dos anos,  um certo ou completo descaso das autoridades quanto à conservação das calçadas do BAIRRO DA BOA VISTA, especialmente por conta das frequentes obras realizadas por concessionárias de serviços de água, energia, INTERNET e telefonia. Raramente após uma obra a calçada é restaurada conforme seu padrão de qualidade original, o que resulta em feias cicatrizes, desnivelamentos ou simplesmente em buracos abandonados ao sabor do tempo. Garanhuns agradece, e em especial os moradores do bairro onde se localiza a conhecida RUA SÃO MIGUEL por mais esta iniciativa do vereador futurista, Luiz Leite. Pois, há quem diga que,  muitas vezes, boas calçadas são superiores ao próprio IDH de um povo.

2 comentários:

  1. "as calçadas são melhor indicador de desenvolvimento humano(IDH)"

    Eu vivi o suficiente para saber que esta afirmação é absurda! Nos países civilizados a prefeitura determina o padrão das calçadas, mas quem é obrigado a manter as calçadas bem cuidadas e em conformidade com o PADRÃO estabelecido pela prefeitura são os donos dos imóveis!

    Acontece que dado o alto preço dos materiais de construção de acabamento, ocasionado pelos altíssimos impostos, e a consequente precariedade da renda da maior parte da população, manter calçada é a ultima prioridade na vida das pessoas!

    ResponderExcluir
  2. ..........Eu vivi o suficiente para saber que esta afirmação é absurda!... EM PAÍSES TERCEIRO MUNDISTA BOAS CALÇADAS SÃO INDICADORES, SIM, DE MELHORIA DO IDH. A NOSSA AVENIDA RUI BARBOSA ESTÁ AÍ PARA COMPROVAR...

    P´.S.: - É preciso ter senso de urbanismo para entender que, uma aprazível cidade é aquela onde as pessoas desejam caminhas nas ruas. Até porque, as calçadas são os elementos mais importantes de uma infraestrutura urbana.

    ResponderExcluir